02/03/2022 às 16h27min - Atualizada em 03/03/2022 às 00h10min

Dia de Doar 2021 impactou mais de 23 milhões de pessoas

Movimento arrecadou mais de R$ 2 milhões em doações on-line e a próxima edição está marcada para o dia 29 de novembro

SALA DA NOTÍCIA Jéssica Amaral - DePropósito Comunicação
www.depropositocomunica.com
Divulgação - Dia de Doar

No último dia 30 de novembro, o Dia de Doar engajou milhões de pessoas para celebrar a generosidade em diversas partes do Brasil. A nona edição do movimento, que acontece em mais de 85 países simultaneamente, mobilizou mais de 2,3 milhões em doações on-line e mais de 23 milhões de pessoas foram alcançadas pelas redes sociais, ressaltando a importância da doação.

“É uma satisfação enorme poder compartilhar os resultados do Dia de Doar de 2021. Nós trabalhamos incansavelmente durante meses para promover uma celebração da generosidade e gentileza no país todo através do Dia de Doar, apoiando organizações da sociedade civil, empresas e comunidades a promoverem campanhas bem sucedidas de arrecadação. Os números são fruto de um trabalho em conjunto de milhares de voluntários que se juntam para promover o bem”, explica Carolina Farias, líder do Dia de Doar.

Em 2022, o Dia de Doar já tem data para acontecer: 29 de novembro. A ação continua sendo uma das iniciativas de doação de recursos mais acessível, dinâmica e eficaz, além de ser uma campanha de conscientização sobre a importância da doação de recursos para organizações, escolas, pessoas, empresas, hospitais e demais instituições.

Para conhecer parte do impacto do Dia de Doar, a iniciativa contou com um Programa de Dados e parceria com as empresas Abacashi, Altrus, Apoia.se, Arredondar, Benfeitoria, BSocial, Catarse, Doação Solutions, Doare, grifa.me, iFood, Reapp, Sharity, Stilingue, Trackmob, Kickante e Vakinha. Nos últimos dias, o Dia de Doar divulgou um relatório completo com todos os dados da última edição, que pode ser conferido no link https://bit.ly/3HezgnY. 

Campanhas Comunitárias tiveram destaque em 2021

As campanhas comunitárias promovem a cultura de doação por meio de diversas atividades, como postos de arrecadação de alimentos, roupas, lacres, óleo de cozinha usado, brinquedos e livros; corridas e caminhadas, palestras, apresentações culturais, entre muitas outras ações.       

No último ano, foram contabilizadas 118 iniciativas no site do Dia de Doar e conduzidas 30 campanhas comunitárias em diferentes localidades, registrando um aumento em 160% em relação à edição de 2020. Com um recurso inédito, o Dia de Doar abriu um edital para apoiar estas campanhas para desenvolverem o trabalho de conscientização. No total, foram 160 inscrições, com 17 campanhas selecionadas para receber um incentivo financeiro de R$ 400.

“Em 2022 vamos apoiar ainda mais os voluntários que promovem Campanhas Comunitárias a alcançarem novos públicos e ampliar seus doadores. Toda iniciativa é conduzida por pessoas dedicadas em mudar as realidades locais que lideram as campanhas de incentivo, então toda ajuda é bem-vinda e temos orgulho de poder ajudar na ampliação do alcance do Dia de Doar”, complementa Carolina Farias, do Dia de Doar.

As campanhas comunitárias de 2021 foram #DiadeDoarRN (Estado), #DiadeDoarItaguaí (RJ), #DiadeDoarValinhos (SP), #DiadoDoarCurraisNovos (RN), #DoaAraçatuba (SP), #DoaBahia (Estado), #DoaBlumenau (SC), #DoaMauá (SP), #DoaIndaiatuba (SP), #DoaItabira (MG), #DoaItajaí (SC), #DoaItamaraju (BA), #DoaJaboticabal (SP), #DoaLeopoldina (Cidade de SP), #DoaMaringá (PR), #DoaMG (Estado), #DoaRioVerde (GO), #DoaPelotas (RS), #DoaPilarzinho (PR), #DoaPirassununga (SP), #DoaPiracaia (SP), #DoaPoçosdeCaldas (MG), #DoaRio (Estado), #DoaSãoJosé (SP), #DoaSergipe (Estado), #DoaSorocaba (SP), #DoaTaboão (SP), #DoaVarzeaPaulista (SP), #DoaZN (região da cidade de SP), #DoeCampinas (SP) e #IndialSolidária (SC).

Iniciativa privada também marcou presença

O Dia de Doar também contou com ações da iniciativa privada, com ações pontuais das empresas Smiles, Ifood, Sky, Casa Bauducco e Arredondar, Privalia, Quitanda, Burger King Brasil, Petz, NK Store, Pão de Açúcar e Minuto, MDC Energia, Shoulder, Track&Field, Carello, Tricard, entre outros.

Além disso, o Dia de Doar teve o apoio de celebridades como Maurício de Sousa, Flávia Alessandra, Edson Celulari, Fábio Rabin e Marcos Veras; e influenciadores digitais como Talita Coling, Natália Abreu, Lucas Lobo, Analu Lourenço, Adriana Rosa, David Hertz, Insta Surreal, Gustavo Piaskoski, Ana Amélia e Elis, Caroline Celico, Carol Marra, Renato Breia, João Pacífico, Rodrigo & Arthur Segantini, Milton Martins Filho e Hugo Cavalari.

Projetos de Lei foram aprovados 

Foram aprovadas leis instituindo o Dia de Doar em Pelotas (RS), Linhares (ES), Jundiaí (SP), entre outras cidades. Outros projetos de lei ainda estão em aprovação nas cidades de Curitiba (PR), Indaial (SC) e Várzea Paulista (SP). O Dia de Doar já faz parte oficial do calendário das seguintes cidades: Amazonas (Estado), Araçatuba (SP), Caicó (RN), Cajamar (SP), Espírito Santo (Estado), Goiânia (GO), Gramado (RS), Indaiatuba (SP), Itabira (MG), Jardim (MS), Jundiaí (SP), Mogi das Cruzes (SP), Limeira (SP), Piracicaba (SP), Pirassununga (SP), Poá (SP), Rio de Janeiro (Estado), São Paulo (Estado), São Paulo (Município), Sorocaba (SP) e Valença (BA).

Encontro Dia de Doar

Durante a campanha do Dia de Doar, foram realizados eventos virtuais que debateram diversos temas, tais como as empresas podem engajar e participar, como liderar campanhas comunitárias e como preparar as organizações para alavancar suas próprias doações.

Com apoio do Instituto MOL e baseado na iniciativa do #GivingTuesday, participaram do Dia de Doar as instituições UniãoBR, Parceiros Brilhantes, Atados, Dia de Doar Kids, #DoaSorocaba, #DoaMauá, #DoaAraçatuba, #DoaSergipe, ONG Giral e Rede Salesiana - União Pela Vida. Ainda, participaram da programação Patricia Lobaccaro da Mobilize Global, Camila Costa da ID/TWA, Maria Izabel Toro da Raia/Drogasil, Beatriz Bouskela do Movimento Arredondar, Laura Motta do Mercado Pago, Fernada Bordini da Casa Bauduco e Daniela Vasconcellos do Instituto Fazendo História.

Calendário de boas ações

O Calendário de boas ações é uma forma de inspirar boas práticas e ampliar a cultura de doação. O modelo é inspirado no GivingTuesday e fornece mensalmente um calendário com ações diárias para inspirar boas práticas e ampliar a cultura de doação. Além do Calendário, a #52Terças apresenta ao longo do ano ações que as instituições podem desenvolver para se prepararem para o Dia de Doar.

Minha História de Doação

Para compartilhar histórias inspiradoras, o “Minha História de Doação” publicou 18 novas histórias de pessoas do Amapá, Bahia, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. As histórias descrevem relatos de vidas transformadas pelo ato de doar, atuando com crianças, idosos, no combate à fome e à pobreza, por melhores condições para educação e também por direitos humanos. Os relatos podem ser conferidos pelo link www.minhahistoriadedoacao.org.br

Como surgiu o Dia de Doar

O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday. 

No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela ABCR, o Dia de Doar faz parte da rede do Movimento por uma Cultura de Doação. Neste ano, contou com parceria de comunicação do Instituto Mol e patrocínio do Movimento Bem Maior, Fundação José Luis Egydio Setúbal e o Morro do Conselho.

O Dia de Doar é uma iniciativa que visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações, virtuais ou presenciais. Mais informações, acesse www.diadedoar.org.br ou pelas redes sociais @diadedoar.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp