03/03/2022 às 17h38min - Atualizada em 05/03/2022 às 00h00min

Só data centers de nuvem híbrida sobreviverão

Especialistas explicam por que software de infraestrutura de nuvem híbrida é fundamental para acompanhar o crescimento exponencial dos dados e a necessidade constante de inovação

SALA DA NOTÍCIA MakingNews
https://clm.com.br/fabricantes/nutanix/
Pixabay
A explosão dos dados – videoconferências, vídeos, documentos, imagens etc. – requer data centers com capacidade de escalar muito rapidamente, e em condições economicamente viáveis. Para se ter uma ideia, de acordo com o Social Good Brasil - SGB, o volume de dados criados nos últimos anos é maior do que a quantidade produzida em toda a história. A produção de dados dobra a cada dois anos e a entidade estima que, em 2021, foram gerados 350 zettabytes ou 35 trilhões de gigabytes de dados.

Neste cenário, Gabriel Camargo, Diretor de Produtos da CLM, distribuidor latino-americano de valor agregado especializado em infraestrutura de data centers, nuvens híbridas, cibersegurança e proteção de dados, que distribui as soluções da Nutanix, líder em computação híbrida e multicloud, aponta para “Hybrid Cloud Infrastructure”, acrônimo da tradicional hiperconvergência (HCI), como o caminho para manter os data centers economicamente viáveis.

“A nova geração de softwares de infraestrutura de nuvem híbrida é fundamental para permitir que data centers forneçam para seus usuários poder de computação, armazenamento e rede virtualizados, a partir de uma única instância. Com nossa experiência de 29 anos, podemos afirmar que apenas com estes recursos, esses provedores vão conseguir atender a demanda atual e futura, em condições econômicas, uma vez que as novas tecnologias, entre outros avanços, são totalmente escaláveis”, detalha.

Nuvem híbrida reduz custos de operações em 60%
De acordo com um recente estudo da IDC, em que foram entrevistadas diversas organizações sobre a experiência com o Nutanix Enterprise Cloud, empresas que utilizam infraestrutura de nuvem híbrida reduziram o custo total de suas operações em até 60%.

“Um dos principais desafios dos data centers é garantir o equilíbrio entre redução de custos e investimentos futuros para a continuidade da inovação. Apoiamos nossos clientes a construírem uma nuvem híbrida, tendo a hiperconvergência como base, para que tenham flexibilidade, escolha e economia em um cenário de rápida transformação dos negócios”, explica Leonel Oliveira, Country Manager da Nutanix.

O Gartner considera como evolução de softwares de HCI a inclusão de recursos como computação virtual, armazenamento e rede, com arquitetura escalável e de computação distribuída, combinadas ao gerenciamento unificado de dados e interfaces de diferentes fontes, a partir de um único painel. Como recursos adicionais, o Gartner aponta a conexão direta de armazenamento (DAS, do inglês direct-attached storage), em cada nó; com alta disponibilidade (HA) tanto para computação quanto para armazenamento; serviços de dados, desduplicação, compressão, correção de erros; com alguma possibilidade de escolha pelo usuário de quais servidores utilizar.

Camargo comenta ainda que as soluções da Nutanix têm respondido com excelência à demanda dos clientes das suas mais de 500 revendas, enorme valor para empresas e data centers que implantam a software Nutanix de HCI.

Segundo o Country Manager da Nutanix, as recentes evoluções do software Nutanix HCI incluem ainda automação do ciclo de vida de aplicativos, governança de custos, monitoramento de integridade e operações orientadas por IA. Além da expansão de recursos de armazenamento unificado para incluir assinaturas de ransomware, análise de idade de dados e camadas para armazenamento de objetos, compatíveis com S3 e recuperação de desastres e compartilhamentos de arquivos.

“Há inúmeras outras vantagens na implantação do software de HCI em data centers, como a liberação das equipes das tarefas de baixo valor, o que permite que elas se dediquem à inovação e à transformação digital; redução da complexidade e aumento do dimensionamento”, descreve Oliveira.

O trabalho incansável da empresa rendeu, pela quinta vez, a liderança no Quadrante Mágico™ Gartner® para Software de Infraestrutura Hiperconvergente 2021Para o Gartner, os líderes de Infraestrutura e Operações (I&O) devem considerar o software HCI como uma tecnologia que atende a requisitos de infraestrutura para nuvem nativa, computação de borda, nuvem híbrida e virtualização de desktops. “Nossos clientes expressam continuamente alta satisfação com a amplitude e profundidade do software Nutanix HCI, bem como com a consistência dos serviços de suporte, o que resulta em fidelidade e um Net Promoter Score (NPS) de 92”.

Além disso, o Gartner ressalta que a Nutanix permite a instalação de infraestrutura de nuvem híbrida com gerenciamento unificado, ferramentas consistentes e portabilidade dos aplicativos, dados e licenças, entre as implantações de borda e o data center, permite a criação de data centers como serviço e uso de nuvem pública (Nutanix Clusters). “As quatro novas tecnologias que os líderes em I/O devem adotar para manter sua infraestrutura de data center viável até 2025 são: infraestrutura de nuvem híbrida, plataformas compatíveis com contêineres, NVME-over-fabric e infraestrutura que dê suporte a workloads de inteligência artificial (IA)".
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp