07/03/2022 às 17h33min - Atualizada em 08/03/2022 às 00h00min

Programa Ellas visa o desenvolvimento e a ascensão de mulheres na NEC

A iniciativa tem alcance em toda América Latina e foi idealizada pelas próprias profissionais da empresa

DINO
http://www.nec.com.br


Visando desenvolver e consequentemente aumentar o número de mulheres na liderança da empresa na América Latina e, assim, ampliar o protagonismo feminino em todas suas esferas, a NEC colocou em ação, no segundo semestre de 2021, o Programa Ellas, uma iniciativa idealizada pelas próprias profissionais que atuam na companhia. Entre as ferramentas para alcançar esse objetivo está a realização de ciclos individuais de mentoria, encontros e treinamentos mensais, conteúdos de formação na plataforma e-learning NEC Academy, todas as ações com foco em desenvolvimento pessoal e autoconhecimento.

As profissionais escolhidas como mentoras participaram de um treinamento específico que as orientou como atuar nessa função. No desenho atual, os ciclos de mentorias duram cerca de quatro meses, totalizando seis encontros virtuais cada um. Mensalmente as participantes do Programa Ellas se encontraram para discutirem e compartilharem experiências sobre temas específicos, como autoestima, inclusão, práticas de gestão, entre outros.

Segundo Camila Rossi, head de Talentos e Recompensas de RH da NEC para América Latina, o principal foco das sessões é estimular as participantes a reconhecerem suas potencialidades, assim como suas oportunidades de melhoria para buscarem o crescimento e desenvolvimento contínuo. "Fizemos, em março de 2021, uma pesquisa interna abordando as perspectivas das mulheres dentro da NEC e percebemos que a maioria não se apresentava para as buscas internas em cargos mais altos. A partir daí verificamos a necessidade de termos estratégias para mudar essa realidade. O programa na nossa região está alinhado às diretrizes estabelecidas pela matriz japonesa, que já vem trabalhando com programas que visam abrir mais espaço para as mulheres nos cargos de gestão", afirma a executiva, que completa: "estabelecemos a meta de aumentar em 20% o número de mulheres na liderança a partir dessa iniciativa", afirma.

Para a concepção do programa Ellas, o RH da NEC contou com a parceria da consultoria externa CKZ, que promoveu um workshop de formação para as mentoras, bem como obteve o suporte da plataforma de desenvolvimento e capacitação NEC Academy, na qual a coordenação do Ellas elaborou uma trilha de aprendizagem especialmente para as participantes do programa. As sessões de mentoria são realizadas por profissionais e mulheres da própria NEC, sendo uma oportunidade muito especial para que possam contribuir na formação de outras mulheres a partir de sua trajetória e experiências de carreira.

De acordo com a executiva, além de trabalhar a autoconfiança para que as funcionárias queiram alçar voos mais altos na companhia, o RH da NEC também pretende aumentar o número de mulheres nas seleções para os cargos de liderança e, nesse sentido, está desenhando um programa de sucessão na organização com o propósito de tornar a liderança mais diversa. "É importante ressaltar que o programa Ellas não é uma ação isolada dentro do nosso contexto. Essa iniciativa está inserida num escopo bem amplo, que tem como objetivo tornar nossa empresa mais inclusiva e que, assim, reflita de fato a nossa sociedade", explica.



Website: http://www.nec.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp