17/10/2019 às 17h05min - Atualizada em 18/10/2019 às 00h00min

Perícias: quando esse processo é necessário?

Em 2016, “post-truth” foi eleita a palavra do ano pela Universidade de Oxford, e o mau uso da tecnologia pode contribuir para a disseminação do crime de falsificação nos mais diversos setores. Neste contexto, surge empresas como a NERO Perícias, especializada em perícia grafotécnica

DINO
http://www.neropericias.com.br

O mundo vive a era da pós-verdade: tudo é fake, e nunca foi tão difícil separar o joio do trigo. Por isso mesmo, em 2016 "post-truth" foi eleita a palavra do ano pela Universidade de Oxford. Responsável pela elaboração de dicionários, a instituição elege todos os anos uma palavra de maior destaque na língua inglesa.

O mau uso da tecnologia — somado a um sistema judicial desatualizado — pode contribuir para a disseminação do crime de falsificação nos mais diversos setores. Afinal de contas, o que é real? E quando as perícias são um processo necessário?

De repente, surge a dúvida sobre a autoria de uma determinada assinatura, da veracidade de um documento ou texto, por exemplo. Para todos esses casos, o exame grafotécnico é uma alternativa viável, já que — mesmo em se tratando de documentos anônimos — é possível comprovar a autoria por meio da comparação com outras amostras de escrita.

Mas como descobrir se um determinado documento sofreu alterações ou se o dado "X" ou "Y" foi escrito por coação?

"A grafoscopia é capaz de identificar alterações na escrita causadas por efeitos de drogas, doenças e coação. Também dá para saber se o autor teve sua mão guiada por outra pessoa no momento da escrita", esclarece Evandro Correia Silva, sócio-fundador da NERO Perícias, empresa especializada em perícia grafotécnica . A empresa atua tanto em perícia judicial como perícia extrajudicial (assistente técnico).

Além disso, Evandro explica que o trabalho da perícia pode recuperar até mesmo documentos danificados. "O perito é capaz de identificar os dados contidos em documentos raspados, queimados, molhados ou cobertos por líquidos corretores ou tintas", diz.

A Nero perícias conta com peritos grafotécnicos e peritos avaliadores inscritos junto ao CNAI e CONPEJ. A empresa também atua na identificação de fraudes. "Além da validade da assinatura, também identificamos fraudes como abuso de folha assinada em branco, substituição de folhas encadernadas, escrita feita com tinta invisível e uma série de tipos de adulteração", finaliza o perito .

Além disso, a empresa é capaz de emitir laudo pericial segundo as Normas da ABNT e realiza perícia grafotécnica para todo o Brasil. Para mais informações, basta acessar:

Site: http://www.neropericias.com.br



Website: http://www.neropericias.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp