11/03/2022 às 10h45min - Atualizada em 11/03/2022 às 10h43min

A Indústria da Construção registrou melhor crescimento em 2021

SUAIMPRENSA - cidadenoar.com
Divulgação
Pesquisa Confederação Nacional da Indústria (CNI), aponta crescimento para as atividades da indústria da construção, uma atividade mais intensa em outubro e recuperação no nível de emprego após dois meses de recuo.
 
O índice de evolução do nível de atividade ficou em 51,7 pontos, acima da linha divisória dos 50 pontos que separa aumento de queda do nível de atividade.
 
Esse foi o maior indicador em 2021, um sinal de alta mais forte e disseminada da atividade.
A CNI consultou 446 empresas, sendo 167 pequenas construtoras, 187 de médias e 92 de grandes, entre 3 e 12 de novembro de 2021.
 
Nos últimos cinco meses de 2021, em quatro deles a atividade cresceu frente ao mês anterior, a exceção foi em agosto.
 
O desempenho mais favorável do setor também se reflete na intenção de investir por parte dos empresários.
 
O índice de outubro foi 44,5 pontos, bem acima da média histórica de 35,4 pontos. Esse é o segundo ponto mais alto do indicador desde novembro de 2014.

Dificuldades do Setor

A falta ou alto custo das matérias-primas continua como o principal problema da Construção no quarto trimestre de 2021, mas o percentual de empresas afetadas caiu 9,8 pontos percentuais na comparação com o primeiro trimestre de 2021.
 
Ao mesmo tempo, cresce a preocupação com as taxas de juros elevadas, cujo percentual de empresas afetadas cresceu 11,6 pontos percentuais frente ao segundo trimestre do ano
 
A indústria da construção também tem papel fundamental para a melhoria da infraestrutura brasileira. A infraestrutura é algo imprescindível para o desenvolvimento de um país, pois movimenta a cadeia produtiva e gera benefícios à sociedade.
 
O Brasil investe 1,8% do PIB, ao contrário de países que investem em média 5%.
 

Oportunidades

 
A indústria da construção civil preparada para crescer em 2022 evoluiu, emprega novas tecnologias, investe em inovação e exige profissionais capacitados.
 
Assim, esse é o momento oportuno para as pessoas que pretendem iniciar uma carreira no setor e para os que procuram uma chance de retornar ao mercado de trabalho.
 
Entre as áreas com perspectiva de vagas de emprego estão as de ajudantes, eletricistas, encanadores, carpinteiros, pedreiros e, na sequência, os profissionais de nível técnico e superior, especialmente, e as áreas de engenharia.
 

Marco legal

 
Depois de quase 20 anos de diálogo entre os diversos setores econômicos e sociais, a Câmara dos Deputados aprovou, em maio de 2021, a Lei Geral de Licenciamento Ambiental.
 
O tema é fundamental para a indústria da construção, o texto estabelece regras gerais a serem seguidas por todos os órgãos licenciadores, como prazos de vigência, tipos de licença e empreendimentos dispensados da exigência de obter uma licença ambiental.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp