CIDADE NO AR Publicidade 728x90
18/03/2022 às 11h14min - Atualizada em 21/03/2022 às 00h01min

vida em condomínio 5 dicas para melhorar o relacionamento entre vizinho

som alto, obras em andamento, crianças correndo e o casal ao lado brigando, esse não é o sonho de vizinhança de ninguém.

SALA DA NOTÍCIA redação

Com o isolamento social, cresceu o número de pessoas que demonstraram incômodo com a rotina do vizinho, aqueles que moravam em condomínios ainda foram proibidos de utilizar as áreas de lazer dos prédios, deixando as pessoas ainda mais estressadas e cansadas. 

Segundo a Associação das Administradoras de Condomínios (AABIC), o número de reclamações aumentou 200% entre março e junho de 2020. Os entrevistados pela pesquisa apontaram o barulho como principal fonte de reclamações, cerca de 87%. 

“Ninguém quer um vizinho barulhento, só que durante a pandemia todos nós em algum momento fomos. Fizemos obras, fomos dormir mais tarde, as crianças tiveram aulas em casa. A rotina da casa mudou, mas as regras permaneceram as mesmas e muitas pessoas não conseguiram acompanhar o ritmo”, afirma Adriana Bonemer, Gerente Executivo de Comunicação Institucional, na Vitta Residencial, construtora e incorporadora com vasta experiência na construção de empreendimentos residenciais

Pensando nisso, a empresa separou dicas de ouro para respeitar as regras do condomínio e melhorar o relacionamento com os vizinhos. Confira!

1 - Lei do silêncio

Na maioria dos condomínios não é permitido fazer barulho após às 22h. Mesmo durante as confraternizações, as regras não são alteradas. Assim, vale convidar os vizinhos para estarem presentes, pode ser uma oportunidade de criar vínculos e melhorar o relacionamento. Ainda assim, após o limite de horário o som deve ser reduzido. Essas regras valem para as áreas comuns e também para dentro do seu apartamento. 

2 - Visitante não tem vaga de garagem

Algo que gera sempre conflito nos condomínios são as regras de garagem. Visitantes não possuem direito a estacionar o carro dentro do condomínio, salvo os casos em que há vagas destinadas para isso. É importante que os moradores não estacionem o veículo na vaga de garagem de outro morador. Respeitar o limite de velocidade e evitar a buzina também são regras que auxiliam na boa convivência.  

3 - Cuidados aos animais

Existe uma lei que permite a criação de animais em prédios, no entanto, é importante cuidar da higiene do animal para evitar o mau cheiro ou que resíduos sejam encontrados nas áreas comuns. Em caso de animais, é interessante perguntar aos vizinhos se eles sentem algum incômodo, como, por exemplo: latidos e miados tarde da noite ou mau cheiro. 

4 -  Mudanças e Reformas

Saber o momento certo de realizar mudanças e iniciar uma reforma faz toda a diferença. Durante o isolamento social, a maioria das pessoas começou a fazer obras, o que incomodava os vizinhos que estavam em modelo home office de trabalho. Para não atrapalhar a rotina do condomínio nem dos outros moradores, é preciso avisar ao porteiro para ele ter controle de entrada e saída dos funcionários que vão prestar o serviço. Isso garante a segurança de todos e também que os horários de início e término sejam cumpridos. Comunicar a obra aos vizinhos é educado e demonstra respeito pelo convívio e espaço pessoal do outro.

5 - Uso das áreas compartilhadas

As áreas compartilhadas como: piscina, playground, salão de jogos, salão de festas, churrasqueiras, academias, portaria e hall de entrada possuem suas regras de utilização e funcionamento. Para melhorar o convívio com os moradores, evite deixar lixo nesses locais, danificar móveis, aparelhos eletrônicos ou objetos de uso coletivo. Após o uso, deixar limpo e organizado como encontrou, facilitará para a próxima pessoa que for usar. 

“Sabemos que essas regras até podem parecer simples, mas na prática muitas pessoas ainda não sabem como agir nessas situações”, finaliza Adriana, da Vitta Residencial. 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp