CIDADE NO AR Publicidade 728x90
21/03/2022 às 16h02min - Atualizada em 23/03/2022 às 00h10min

Aditivos contribuem para redução do uso de antibióticos na aquicultura e promovem a potencialização da função imunológica natural

Condições estressantes afetam a saúde e desempenho dos animais

SALA DA NOTÍCIA Vitorya da Cruz Paulo
Phibro Saúde Animal
C-Lotongkum/Divulgação
A aquicultura pode enfrentar problemas de viabilidade econômica caso os animais sejam expostos a patógenos de difícil combate ou a práticas de manejo estressantes que causem prejuízos ao seu desenvolvimento. "Na produção, ocorrem eventos de estresse esperados ou não previstos que podem debilitar a saúde dos peixes e camarões, como a vacinação, transporte, classificação, oscilações térmicas e de oxigênio, entre outros", explica o gerente de negócios de aquicultura da Phibro Saúde Animal, Daniel Fuziki. Essas condições estressantes geralmente suprimem o sistema imunológico, o que acaba afetando a saúde e o desempenho dos animais.

Nesse cenário, os produtores podem reduzir custos com antibióticos a partir da administração correta de aditivos nutricionais, que visam potencializar as funções imunológicas naturais dos peixes e camarões. De fácil acesso, há produtos que podem ser incorporados em rações através de revestimento externo após a produção da ração ou na pré-mistura. "Os aditivos devem ser utilizados em todas as fases de produção, e em água doce, salobra e salgada, em diferentes temperaturas e condições ambientais", afirma Fuziki.

Esse é o caso de PAQ-Gro™, produto desenvolvido pela Phibro Saúde Animal, que contém mistura única de ingredientes naturais que promove a melhoria da resposta imunológica de peixes e camarões, através da redução dos impactos do estresse ao longo do cultivo. "O mecanismo de ação deste produto é específico e único, o que o torna diferenciado no mercado, pois a redução dos impactos do estresse que o animal sofre quase que diariamente resulta em lotes mais saudáveis e, consequentemente, esse animais desempenham melhor”, destaca o gerente da Phibro.

Daniel Fuziki informa que estudos comprovam que PAQ-Gro™ causa melhoria na conversão alimentar, aumento na sobrevivência, redução de tratamentos terapêuticos, maior resistência às mudanças bruscas de qualidade de água e aumento no ganho de diário. "Temos uma oportunidade enorme de ganhos financeiros e sanitários dentro da aquicultura, que é trabalhar a saúde via nutrição, algo que vem sendo explorado timidamente e que deve ganhar força daqui pra frente, uma vez que o impacto econômico através da redução de custos de organismos aquáticos é direto”, finaliza.


Sobre a Phibro
A Phibro Saúde Animal é uma das mais importantes indústrias veterinárias e de nutrição animal do mundo. Criada em 1916, nos Estados Unidos, está presente no Brasil há 25 anos, oferecendo produtos para aves, suínos, bovinos de corte e de leite, peixes e camarões, além de oferecer soluções para a produção de fontes energéticas renováveis. Para mais informações, acesse: www.pahc.com/brasil
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp