24/03/2022 às 19h20min - Atualizada em 25/03/2022 às 00h10min

'Universo Construtivo', de Duda Oliveira, traz o poder transformador da arte e da mulher.

Exposição da artista plástica niteroiense fica no Centro Cultural Correios RJ até o dia 10 de abril.

SALA DA NOTÍCIA PAULA MARIA CORREA RAMAGEM SOARES
Paula Ramagem
Divulgação
 
 
artista plástica  Duda Oliveira apresenta a individual 'Universo Construtivo', com esculturas especialmente produzidas e escolhidas para representar o poder transformador da arte e da mulher, dentro do centenário da Semana de Arte Moderna de 22,  independente de tempo narrativo ou sócio-político, no Centro Cultural Correios RJ. 
 
Construir é libertar as emoções do artista e transmiti-las através da obra para o observador, imortal qual uma fênix e que toma forma pelas mãos de Duda Oliveira, que, com suas peças, expõe seu universo particular.

As marcas do tempo são imprescindíveis em seus trabalhos. Suas obras sempre possuem estrias, priorizando o desgaste, numa busca intensa em explorar todas as fases de recrudescimento do material que está sendo trabalhado.  A  exposição quer mostrar que a imagem da mulher também se transformou, sob a inspiração de novos modelos estéticos. A arte sempre em seu papel altruísta, apenas sinalizou o que já estava pungente e silenciado por antigos valores.

“ Assim como o metal, o tempo transforma o que sou, indexando a duração e a forma que me comporto com o meu invólucro. É a partir dessa compreensão que eu consigo entender o simples, o que não depende de mim, a inexorável transformação das coisas.”, explica Duda.

Com curadoria de Edson Cardoso, Duda Oliveira quer chamar a atenção para o papel da mulher no centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, visto que uma crítica de Monteiro Lobato, então colunista do jornal O Estado de São Paulo, à arte de Anita Malfatti,  tornou-a um expoente da maior revolução da arte nacional.  Com suas obras desprendidas de conceitos acadêmicos clássicos das Belas Artes, chocou a elite cultural brasileira, desafiou os novos tempos, flertou com a ruptura de valores culturais e morais e deu à mulher o poder de transformação no cenário social e cultural urbano, juntamente com todos demais participantes da Semana de Arte Moderna de 22.
 
Duda Oliveira quer mostrar que a imagem da mulher também se transformou, sob a inspiração de novos modelos estéticos. A arte sempre em seu papel altruísta, apenas sinalizou o que já estava pungente e silenciado por antigos valores.

“Somente a arte tem o poder de propagar o acesso ao real e grande poder de transformação. A arte nos torna iguais, permitindo a verdadeira ordem democrática das coisas, a compreensão verdadeira e espontânea do belo", diz a artista plástica.  
 
'Universo Construtivo' de Duda Oliveira  pode ser visitada na Praça de Eventos, de terça a sábado, das 12h às 19h. A exposição é uma individual, com curadoria de Edson Cardoso (Ava Galleria) e Cotta Azevedo , texto crítico de Paula Ramagem.

Método artístico e a arte ambiental

A organização de ideias da artista, inspirada nos Parangolés  de Hélio Oiticica, que fundou a “antiarte ambiental” juntamente com a formulação das “ordens de manifestações”, transformou os materiais contidos no seu espaço de vivência e de experiência diários, em outra ordem de coisas, com experimentações de mutação do corpo vivo e transmutação da arte em vida autônoma.

Nas esculturas, a artista reinventa o metal naval, cimento, vergalhões e a madeira inutilizada, em boa parte das obras. Partindo destes experimentos, Duda convida o público a refletir sobre a potência existencial de vida, transformação e esperança no caos.

Sobre Duda Oliveira

Artista plástica contemporânea, niteroiense, Duda Oliveira estudou arte experimental na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, e História da Arte e da Arquitetura do Brasil, na PUC RJ. Desde 2018, vem participando de diversas exposições, com destaque para as Feiras Internacionais da Alemanha, Luxemburgo, em Salas Culturais em Portugal, nos Museus MASP, MAC Niterói e outros importantes espaços culturais do Brasil e do exterior. Em 2021 apresentou a exposição 'Enredados' no Centro Cultural Correios Rio de Janeiro.

Há 20 anos ingressou na militância do Direito Ambiental, especializando-se em Sociologia Política, para empreender de forma participativa. Com a luta e o árduo trabalho  na carreira de advogada, veio a necessidade de uma terapia alternativa. Foi assim que a arte entrou em sua vida.
 
Duda Oliveira  apresenta os padrões de escolhas que representam as fases de composição e de decomposição do orgânico. Consciente de sua responsabilidade ambiental, utiliza sempre materiais reciclados ou recicláveis, o que aponta como valor agregado a sua arte.
 
 
Serviço:
 
Exposição: Universo Construtivo
Artista: Duda Oliveira
Instagram: @dudaoliveiraartista 
Curadoria: Edson Cardoso e Cotta Azevedo
Texto crítico: Paula Ramagem
Assessoria de Imprensa Duda Oliveira: Paula Ramagem @_paula_r_soares
Visitação: 25/02 a 10/04/2022
Dias e horários: terça a sábado,  das 12h às 19h
Local: Centro Cultural Correios RJ - Praça de Eventos
End.: Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro - RJ
Acesso por ônibus, metrô, Uber, VLT, táxi.
Censura Livre
Entrada gratuita
Acessibilidade. Uso de máscaras obrigatório.
 
 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp