CIDADE NO AR Publicidade 728x90
25/03/2022 às 17h12min - Atualizada em 26/03/2022 às 00h00min

HRTech aponta 4 principais tendências do setor para 2022

Tecnologia e mais estratégia nas ações são aliados do RH

SALA DA NOTÍCIA Agatha Victorya Rodrigues Valentin
 

HRTech aponta 4 principais tendências do setor para 2022

 

O setor de RH vem crescendo e mudando com o passar dos anos, principalmente, desde o começo da pandemia com os avanços tecnológicos e adoção do trabalho remoto. Segundo uma pesquisa realizada pela  Revista Inc., o setor cresceu 112% em faturamento nos últimos três anos. De acordo com a pesquisa, esse “boom” se dá por conta do crescimento também acelerado de outros setores de negócios. Neste contexto, o CEO da Matchbox, HRTech especializada em soluções de employer branding, Kleber Piedade, aponta  quatro principais tendências para o setor neste ano. 

 

1 - Uso de inteligência artificial 

 

Nos últimos anos a tecnologia vem automatizando diversos processos e os tornando cada vez mais estratégicos e precisos, nos Recursos Humanos não poderia ser diferente. Segundo a pesquisa do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.Br), 22% das empresas pequenas e 37% das grandes já adotaram a inteligência artificial no seu dia a dia, com a implementação de softwares de RH e gestão, ponto eletrônico, etc. Uma das ferramentas de IA usadas na automação no RH é o HRBot, um assistente virtual com  Machine Learning e IA que fornece respostas rápidas para perguntas rotineiras dos usuários. O HRBot ajuda a diminuir a burocracia no RH em dúvidas como férias dos colaboradores, datas de eventos e até benefícios. Dessa forma, esses processos que demandam muitas horas do RH para responder dúvidas, agora são feitas de forma instantânea, economizando horas que podem ser usadas para engajar ainda mais o colaborador.



 

2 - Automação de processos de employer branding

A busca por novos talentos e a manutenção dos que já estão nas empresas,  é algo que faz parte da rotina do RH, porém cativar essas pessoas pode ser uma tarefa difícil. Por isso, a estratégia de employer branding (marca empregadora) é uma estratégia que vem crescendo nas organizações, pois com ela é possível dar visibilidade para os diferenciais da empresa enquanto oportunidade de desenvolvimento profissional. Pensando em facilitar essa estratégia, algumas ferramentas existem para operação de ações de employer branding, como o Spark, uma plataforma que visa melhorar a conexão entre empresas e talentos. Ele utiliza dados para segmentar perfil de talentos, personalizar e automatizar a comunicação com as pessoas de acordo com seus perfis. 

 

3 - People analytics (uso de ferramentas e dados)

Pensando em um RH cada vez mais dinâmico e estratégico, mas sem deixar o lado humano de lado, o método de gestão de pessoas baseado em dados auxilia a coletar informações sobre talentos e colaboradores e analisá-los para melhorar o ambiente de trabalho e engajamento. Isso quer dizer que o RH tem que começar a mensurar indicadores importantes, que impactam diretamente a empresa. Alguns exemplos são: turn-over, custo e tempo para contratação, eNPS, entre outros. Apurando estes e outros dados, o RH consegue tomar melhores decisões sobre ações prioritárias e metas, criando uma área cada vez mais estratégica para o negócio.



 

4 - Experiência da pessoa candidata e colaboradora

A relação das pessoas com a tecnologia mudou significativamente nos últimos anos, elas buscam experiências mais empáticas e menos burocráticas. Essa realidade também vale na relação com as organizações. Um exemplo é a jornada das pessoas candidatas, que dedicam mais atenção às empresas com processos seletivos mais amigáveis. Processos seletivos morosos impactam negativamente na experiência da pessoa candidata, fazendo com que, muitas vezes, ela desista da vaga sem chegar à etapa final. Outro olhar importante, é o da pessoa colaboradora que, por sua vez, também valoriza experiências mais acolhedoras. Investir em ações de relacionamento e tecnologias que facilitem as rotinas burocráticas, podem ser um grande diferencial.

 

Segundo Kleber, o RH precisa diferenciar tendências de modismo e focar em atividades que gerem valor para o negócio: “Um RH atualizado é aquele que conhece as tendências e entende como aplicar isso na sua realidade, com foco em resultados. Para isso, é preciso sair fora da caixa e pensar em possibilidades novas que estão disponíveis no mercado”, afirma Kleber Piedade, CEO da Matchbox.

 

Sobre a MatchBox:

A Matchbox nasceu em 2017 com a missão de tornar a tecnologia do RH mais amigável no setor. A HRTech conta com soluções para melhorar a experiência dos talentos na relação com as empresas, através de uma plataforma exclusiva e projetos de Talent Acquisition, Recruitment Marketing e Employer Branding. Com ajuda da tecnologia e inovação, a empresa ajuda clientes como Ambev, Boticário, Natura e VIA a contratar melhor, com mais agilidade e diversidade, com um olhar focado na jornada do talento.

 

 

 

Informações para imprensa

11 3032-8237

 

 Paula Cristina - [email protected];

Agatha Valentin- [email protected]

Erika Coradin - [email protected];

Ivan Netto – [email protected]
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp