25/03/2022 às 17h19min - Atualizada em 27/03/2022 às 00h10min

Artistas visuais estampam a coleção Ipanema WOW

Com três ilustrações inspiradas no universo feminino desde os primeiros traços, a cápsula destaca o comprometimento da marca com o impulsionamento de mulheres artistas

SALA DA NOTÍCIA Divulgação Ipanema
https://www.sandaliasipanema.com.br/
Divulgação Ipanema
A arte como meio de sensibilidade e interação, a energia feminina como elemento central e o desejo de amplificar a liberdade. Estas são algumas das inspirações das artistas visuais Larissa Paredes Ramos, Thaiz Zafalon e Fabiana Mimura na missão de traduzir o universo feminino para as artes que formam a coleção Ipanema WOW. Resultado de uma jornada de mentorias na segunda edição brasileira do projeto Women On Walls — realizado pelo Instagrafite, com autoria da curadora Marina Bortoluzzi, e patrocínio da marca calçadista — a coleção criada junto a Ipanema chega impulsionando carreiras de mulheres na arte contemporânea. As sandálias já estão disponíveis na loja oficial (acesse aqui).

“A gente precisa abrir mais esse mercado de arte para as mulheres. Com oportunidades de visibilidade, de evolução como artista também. E nada melhor que fazer isso juntas. O WOW fez muito isso”, comenta a paulista Larissa Paredes Ramos, que entrou no programa de capacitação se enxergando como designer e, agora, enche o peito para se reconhecer como “uma artista em construção”. “É a primeira vez que faço algo como a Larissa artista faria: com meus gostos pessoais, minha visão das coisas. Tem sido um processo e tanto acessar minha artista interior, então tô muito animada pra ver minha arte por esse ‘Brasilzão’”, completa. Em sua criação, ela trouxe a essência da energia feminina como principal fio condutor, por meio de uma composição abstrata representando a força dessa energia.

Divulgação Ipanema

A trajetória profissional da catarinense Thaís Zafalon no mercado da arte também foi positivamente impactada pela iniciativa. Em sua percepção, o caminho da mulher artista é desigual, principalmente, por uma construção social, mas destaca como o apoio entre mulheres tem se mostrado essencial no segmento. “Além do projeto da Ipanema com o WOW, até o momento todos os projetos e quase todas as encomendas que tive vieram de mulheres, isso já diz muito”, ressalta. Conectada ao imaginário, a artista encontrou no balão um signo de mudanças, de amplificação da liberdade e energização da potência feminina e, por isso, levou o elemento a sua proposta de estampa. “Distante do chão é possível ampliar os horizontes”, diz a artista para contextualizar sua inspiração.

Além de estimular os vínculos, o encontro entre mulheres que se expressam através da arte fortaleceu artistas como a tatuadora Fabiana Mimura – uma das três artistas selecionadas para cocriar a coleção Ipanema WOW e que encontrou na conexão entre mulheres de diferentes gerações, combinada à natureza cíclica da água, a inspiração para sua ilustração. Foi por meio do Women on Walls que a mãe e artista descobriu um espelho que reafirmou suas qualificações artísticas plurais. “Desde muito jovem desenho, costuro, bordo, tricoto, pinto e sigo muito curiosa por tudo o que tem a ver com trabalhos manuais. Nasci e cresci na periferia de São Paulo, tive diversos caminhos em trabalhos formais e corporativos, mas nunca me encaixei porque minhas mãos seguiam nervosas e minha inquietação em falar para além das palavras era muito latente”, destaca Fabiana sobre sua conexão com a arte.

Ao todo, foram mais de sessenta narrativas femininas que ganharam novos contornos a partir do Women On Walls de 2021, programa profissionalizante que chegou a sua segunda edição no Brasil com o patrocínio da Ipanema. A marca sentiu que poderia dar um passo além para materializar um estímulo genuíno a carreiras femininas e, assim, nasceu a coleção Ipanema WOW, com artes selecionadas entre as participantes das aulas, que contaram com convidadas como Naíma Almeida, Daiara Tukano e Flávia Junqueira. A ideia inicial era selecionar apenas uma artista para cocriar uma edição especial, mas a inventividade das eleitas cativou a Ipanema e se transformou em ponto de partida para elaborar a cápsula e aumentar o diálogo com o universo feminino desde os primeiros contornos das ilustrações. “Ter minha arte escolhida, entre tantos trabalhos lindos, tem sido alimento para que eu continue confiando no que planto”, conclui Fabiana.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp