CIDADE NO AR Publicidade 728x90
05/04/2022 às 16h24min - Atualizada em 07/04/2022 às 00h00min

 Advocacia 4.0

*Fábio Guimarães-advogado e professor do curso de Direito da Faseh

SALA DA NOTÍCIA Cristiane Miranda Malheiros
 As mudanças tecnológicas não se restringem apenas às grandes corporações, elas já estão inseridas no nosso cotidiano e, muitas vezes, nem percebemos. Na advocacia, não é diferente, pois o mundo digital torna-se cada vez mais necessário para que os processos sejam mais eficientes.

Chamamos essa inclusão de métodos digitais dentro de todos os setores de um escritório de advogados, de advocacia 4.0. Com isso, é possível ter uma redução de custos, ter mais agilidade e conseguir desenvolver uma relação mais humanizada com o cliente, por meio da tecnologia. Enfim, alcançar vantagens competitivas atualmente indispensáveis.

Mas, ao mesmo tempo que traz inúmeras vantagens, ser um advogado 4.0 exige certas habilidades. Isso significa que ser um advogado 4.0 não basta apenas ter perfis em redes sociais ou colocar um software de última geração no local de trabalho, no escritório de advocacia. É preciso estar por dentro de todas as novidades e, claro, o que está em destaque em sua área de atuação. É preciso investimento, também, em capital humano, para que o uso da tecnologia realmente produza os resultados esperados na prática da advocacia.
A utilização da tecnologia também evidencia uma qualidade do advogado 4.0: seu desempenho jurídico na prestação de seus serviços. Isso porque a tecnologia deve ser empregada em tarefas específicas. A empatia, a ética e a sensibilidade emocional continuam sendo características humanas, ainda não apropriadas pelas máquinas, que agregam valor na análise jurídica, na definição de estratégias processuais e para a composição de conflitos.

Os ganhos são muitos e significativos para todos, pois se a equipe de um determinado escritório está investindo e acompanhando todas essas mudanças, é esperado um aumento de produtividade pela própria organização das tarefas. Com mais recursos tecnológicos, também se ganha em otimização do tempo, pois os profissionais terão mais ferramentas à sua disposição para analisar cada caso e tomar decisões assertivas. Outra vantagem da advocacia 4.0 é a redução de custos, já que uma vez que as tarefas são bem realizadas e com menos tempo de duração, há também uma redução considerável de custos, tanto para o escritório quanto para o cliente. Também  pode-se perceber uma melhora da qualidade dos serviços à medida em que o profissional conquista mais conhecimentos acerca de inovações tecnológicas.

Podemos dizer que uma das principais características de um advogado 4.0 é conseguir fazer que todo o seu conhecimento jurídico esteja acessível, pois se as tecnologias existem para diminuir distâncias, agilizar processos, nada mais razoável que esse profissional tenha uma carga robusta de conhecimento e, claro, consiga disseminar tudo isso com sua equipe. O Direito passa a ser mais acessível com a advocacia 4.0, pois a tecnologia é uma aliada. O mundo está digital. Tarefas repetitivas irão desaparecer. Quanto mais cedo aderirmos a essa nova realidade, mais teremos ganhos.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp