CIDADE NO AR Publicidade 728x90
08/04/2022 às 11h40min - Atualizada em 09/04/2022 às 00h10min

Prefeito Jorge Luiz Koch e delegação catarinense rumo a Itália

Cultura, Educação, Comercio e Turismo são as pastas que terão destaque em viagem internacional

SALA DA NOTÍCIA Debora Legnani
Com o objetivo de concretizar o convênio do Museu ao Ar livre Princesa Isabel mantido pela Fundação Educacional Barriga Verde (FEBAVE) e a Prefeitura de Orleans, por meio do MEI – Museu da Emigração Italiana de Genova, o prefeito Jorge Luiz Koch embarca no próximo dia 8 (sexta-feira) para a Itália. Junto dele, estarão ainda o Presidente da FEBAVE e reitor da UNIBAVE, Guilherme Valente de Souza; o Presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), Marcelo Dalazen; o Museólogo do Museu ao Ar livre Princesa Isabel, Idemar Ghizzo; o Produtor e Diretor do Filme Azambuja, Sandro Pagnan e a Presidente da Associação Internacional Trevisani nel Mondo de Tubarão, Presidente do CODATUR (Comitato Dante Alighieri de Tubarão e Região) e Secretária Nacional para a Associação para a Itália no Mundo (AIM), Cavaliere della Repubblica Italiana e Tecnóloga em Gestão de Turismo, Fabiola Cechinel.

Nos dias 10 e 11 serão realizadas visitas técnicas aos Museus e Bibliotecas. Também acontecerá o lançamento do livro “Colônia Azambuja” e o lançamento do filme “Azambuja” (todos legendados) sob direção geral de Josué Genuíno.  O filme será exibido duas vezes na cidade de Gênova.  Na inauguração do Museu Nazionale dell’Emigrazione Italiana (MEI), em Valdobiadenne; e em Veneza na universidade, Treviso, Padova, Castelfranco e em Roma. Além disso, será oficializado ainda o Pacto de Amizade entre as Prefeituras de Genova e Orleans

De 12 a 17 a comitiva concentra suas agendas na Região do Veneto onde serão apresentadas outras 04 propostas de Pacto de Amizade às cidades de Valdobiadenne; Castelfranco Veneto; Treviso; Carmignano di Brenta; Farra di Soligo e Dosson di Casier. Estes pactos oportunizarão o desenvolvimento de Cooperação Técnica entre Universidades, escolas, empresas, área de turismo e cultura.

Nas cidades de Veneza e Treviso, o programa será mais intenso: Em Veneza, no dia 13 (quarta-feira), a delegação será recebida pelo Presidente da CCIA na sede da Câmara de Comercio em Mestre pelo Secretário Cristiano Corazzari;  na sede do Palazzo Balbibe em seguida pelo Presidente do Consiglio, no Palazzo Ferro Fini, Roberto Ciambetti. Também serão recebidos por Carlo Alberto Tesserin que conduzirá a visita dos catarinenses à Basílica di San Marco.  À tarde é a vez da Reitora da Università Cà Foscari receber a comitiva na sede da Universidade. Na oportunidade o Reitor do UNIBAVE, Guilherme Valente de Souza, apresentará uma proposta de Cooperação técnica em várias áreas comuns entre as instituições de ensino. Os encontros institucionais se concluem com a recepção da delegação pelo prefeito de Venezia, Luigi Brugnaro. Após todas estas visitas a delegação tem um jantar com o empresário da “Birra Venezia” a mais antiga cerveja veneta. O proprietário da Cervejaria Big Jack de Orleans, Marcelo Dalazen, entregará uma proposta de acordo a ser desenvolvida entre as duas cervejarias. Todos estes encontros em Veneza, organizados por Bruno Moretto, ex-presidente da Associação Veneziani nel Mondo, contarão com a participação da Agente Consular do Brasil em Veneza, Helen Gnocchi.

Já na cidade de Treviso, o Prefeito de Orleans e Presidente da FECAM (Federação Catarinense dos Municípios) Jorge Luiz Koch junto do Presidente da LʼAnci Veneto e da Associazione Regionale dei Comuni del Veneto, Mario Conte, tratarão de futuras parcerias entres os municípios de Santa Catarina.

Outras cidades como Padova, Camposampiero, Belluno, Bassano di Grappa e o respeitado Monte Grappa também serão visitadas pela comitiva que concluirão a viagem na Cidade Eterna, Roma. Ao todo, serão três dias em Roma para um programa de visitas institucionais extremamente importantes para todo o Estado, mas em particular para o Sul de Santa Catarina.

No dia 19 de abril (terça-feira) serão recebidos no Ministério da Cultura pelo Embaixador Paolo Toschi; pelo Conselheiro Diplomático do Ministro da Cultura italiano, Dario Franceschini. Agenda organizada por Paolo Masini que é Presidente Comitato di Indirizzo Museo Nazionale dellEmigrazione Italiana e na tarde do mesmo dia, estarão na Embaixada do Brasil, sendo recebidos por Henrique Ferraro, Ministro Conselheiro da Embaixada. Concluindo as visitas institucionais na Sede da Dante Alighieri para tratarem dos protocolos voltados à educação e na Universidade La Sapienza.

Para fechar com chave de ouro, a comitiva visita Gianicolo, onde encontra-se o tumulo de Anita Garibaldi. No dia 21 de abril, retornam ao Brasil.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp