11/04/2022 às 09h47min - Atualizada em 11/04/2022 às 10h20min

Oficinas sobre sustentabilidade para alunos da rede pública começam em abril

Aulas irão trabalhar questões reais dos estudantes dentro da comunidade

DINO
https://ptsatibaia.com.br
Abertura do PEC acontece em Atibaia


A primeira fase do Programa de Trabalho Social (PTS) - Programa de Educação Cultural (PEC) – #AtibaiaSaneamento, implantado por intermédio da Atibaia Saneamento, que pertence ao Grupo Iguá, em parceria com a NTICS Projetos e com apoio das Secretarias de Educação, Assistência e Desenvolvimento Social e da SAAE, começa no dia 5 de abril e se estenderá até dezembro de 2022. O programa foi integrado à grade curricular, em todas as escolas municipais, e fará parte do Horário de Trabalho Pedagógico Escolar (HTPE) dos educadores.

A primeira oficina acontece entre os dias 5 e 28 de abril, em 26 escolas e tem como atividade central a “Árvore dos Sonhos” que vai trabalhar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) 15 - Vida Terrestre e 12 - Consumo e produção responsáveis. Ao todo serão beneficiados cerca de 2 mil alunos e 800 docentes da rede pública.

Os estudantes serão convidados a refletir sobre questões diárias e como a comunidade deveria ser para que todos se sentissem mais felizes. A partir da análise, os grupos pensarão em soluções e no modo de atuação para que juntos possam alcançar o resultado esperado.

“Em nossa companhia temos como uma das premissas fundamentais a sustentabilidade, assim, nada mais propício que replicar essa mensagem nas escolas. A expectativa é que consigamos envolver todos na busca por um planeta melhor”, disse Mateus Banaco, diretor da Atibaia Saneamento.

O objetivo da iniciativa é o empoderamento dos alunos, para que através do conhecimento e da reflexão sobre os problemas reais da comunidade, possam mudar hábitos, atuando como agentes de transformação. “Eu achei muito legal, minha mãe trabalhava com reciclagem e quero que comece logo. Tudo o que aprender vou ensinar para eles”, comenta a aluna Camila Pinheiro Falcão, de 9 anos.

Já os professores receberão um extenso conteúdo para uso em sala de aula, para que o tema faça parte dessa nova área de conhecimento, criada para buscar soluções sustentáveis. O material inclui um E-book completo com informações que vão desde o conhecimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), até roteiros para elaboração de projetos de educação ambiental.

Ao longo do ano letivo, serão realizadas mais seis oficinas lúdicas que abordarão como as atividades e ações diárias afetam diretamente a relação entre o ser humano e o meio ambiente, comprometendo, muitas vezes, gerações futuras. “Eu gosto muito da natureza e quero ensinar para o meu primo, porque ele ainda está nascendo e precisa aprender várias coisas”, conta Matheus Martins da Silva, aluno do 5º ano.

Além do conteúdo das oficinas, todos os participantes terão acesso a um extenso material e cronograma completo de atividades no site https://ptsatibaia.com.br.

O Programa de Educação Cultural (PEC) – #AtibaiaSaneamento termina em dezembro com a realização da Feira de Ideias, onde serão apresentados os principais projetos elaborados por estudantes e docentes ao longo do ano.




Website: https://ptsatibaia.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp