23/10/2019 às 12h18min - Atualizada em 23/10/2019 às 12h18min

Encerrando o mês das crianças, CantaVento faz ‘Brincantorias’ em Cosmópolis

Show gratuito com ‘música boa de brincar’ acontece na quinta-feira, dia 31, às 09h no Auditório Paulo Freire

Patrícia Nascimento
Foto: Juliana Hilal
Combinando expressões da cultura popular brasileira em verso e melodia, Brincantorias – 2º CD do Grupo CantaVento, promete embalar públicos de todas as idades durante a nova turnê, iniciada este mês. Ao todo serão oito shows em cinco cidades do Estado. Com a promessa de “fazer brincar junto adultos e crianças”, chegou a vez de o público de Cosmópolis curtir a apresentação, que acontece na quinta-feira (31), às 9h, no Auditório Paulo Freire.
 
Inserido no universo musical infantil brasileiro, os espetáculos do CantaVento combinam música com performance corporal, poesia e teatro de rua, cativando crianças e adultos através de um enredo criativo e aberto ao público, além de apresentar de forma lúdica e didática a rica variedade rítmica brasileira. As apresentações promovem ainda a ocupação artística de espaços públicos com o intuito de causar um impacto social positivo para a sociedade, criando e ampliando espaços de circulação de produção cultural.
 
O CD, gravado e lançado no ano passado, finca suas raízes na cultura popular brasileira de maneira tão forte que quem assina a direção musical do disco é Renata Amaral, musicista de São Paulo e profunda conhecedora das culturas populares brasileiras. Distribuído em faixas de composições próprias e de outras fontes de renome do meio musical, Brincantorias sincretiza expressões culturais como os sambas de lenço e de bumbo, moda de viola e música caipira, cavalo marinho e cacuriá.
 
Essa circulação de espetáculos do grupo CantaVento é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura Criativa (ProAC ICMS), com produção da Numen Produtora. Na cidade de Cosmópolis, a apresentação é patrocinada pelo Grupo Enxuto Supermercados, com apoio da Secretaria de Cultura de Cosmópolis Cidade Participativa.
 
Velhos sonhos em nova voz
Formado por cinco músicos-educadores, o CantaVento nasceu em 2002. De lá para cá, o projeto ganhou “muita estrada” tocando em vários lugares do Brasil, incluindo escolas – onde tudo começou. De 2013 a 2017, o espetáculo do primeiro CD “Esticador de Horizontes” foi criado e lançado; em 2018, veio Brincantorias e no final do mesmo ano, uma nova voz: Nina Neder.
 
Para ela, a poesia pode fortalecer e iluminar o caminho das pessoas, da infância à fase adulta. E sendo este um trabalho “próximo ao coração e do que a gente acredita para a vida”, dividí-lo com o público é um momento de realização mútua, um presente coletivo. “O primeiro disco trazia brincadeiras de casa, de quintal; esse segundo disco leva as pessoas para a rua, para as festas, valorizando muito o que nossos avós viveram nos processos de urbanização e das festas populares em si”, explica ela.
 
Ainda segundo a cantora, as turnês geram uma oportunidade de ascender as memórias de celebração e de festa, um momento de juntar as pessoas pura e simplesmente para brincar e cantar. “Nossa intenção é plantar a sementinha das brincantorias, resgatando em conjunto as brincadeiras com cantorias, que é o mote do nosso disco”, encerra Nina.
 

SERVIÇO
CantaVento apresenta Brincantorias em Cosmópolis
 
Data e Hora: Quinta-feira, 31 de outubro de 2019, às 09h
Local: Auditório Paulo Freire | R. Sete de Abril, 649, Damiano – Cosmópolis/SP
 
Classificação Livre
Entrada Gratuita
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp