23/10/2019 às 15h30min - Atualizada em 23/10/2019 às 15h30min

Enaltecendo os ‘Ritmos Brasileiros’, Semeando Cultura promove final de semana com programação cultural em Horizontina

População poderá acompanhar ensaios abertos e produção da montagem no sábado, além do grande espetáculo que acontece no domingo (27); evento terá lanchonete no local para atender a toda família

Patrícia Nascimento
Ciente da importância do acesso à cultura de qualidade, o projeto Semeando Cultura promove, desde 2014, eventos regulares e gratuitos que estimulam a cultura e capacitam crianças e adolescentes nas artes da dança e música. Para consagrar um ciclo tão rico como o deste ano, uma nova iniciativa levará ao público de Horizontina a oportunidade de discutir educação e cultura, além de acompanhar todo o processo de montagem de um espetáculo. Uma bela opção para curtir o final de semana em família, com direito à lanchonete aberta no local.
 
A programação cultural começa na manhã de sábado, 26, com ensaios abertos das turmas de ballet e música, que este ano enaltecem os ritmos brasileiros. “Os alunos estão estudando esses ritmos desde o início do ano. Então eles passaram cerca de dez meses envolvidos com as particularidades de cada região, aprendendo assiduamente os sons e movimentos que deram vida ao espetáculo. O carimbó, o maracatu, baião, forró, frevo, sertanejo, o samba, vaneirão, chote, milonga e chamamé são alguns dos ritmos estudados para compor a apresentação, que acontece no dia 27”, comenta a coordenadora geral do projeto, Ana Paula Santos.
 
Simultaneamente ao ensaio aberto, o público poderá acompanhar in loco e fazer um tour pela montagem da produção do espetáculo; uma oportunidade para as pessoas que têm curiosidade de conhecer os bastidores da produção. No domingo, 27, acontece a grande apresentação com as músicas e coreografias montadas para o espetáculo. “Este ano foi bastante intenso para o projeto. Todas as ações que culminam nesta festividade começaram juntas – os estudos, os figurinos, as coreografias... Além disso, grande parte dos alunos está conosco desde o início do Semeando Cultura na cidade. E é possível ver, sentir essa evolução na dança e na música. Eles estão mais afiados, mais preparados. Será um lindo espetáculo e contamos com a presença de toda a comunidade para vivenciar conosco este final de semana”, revela Ana.
 
Patrocinado pela Fundação John Deere e viabilizado pelo Ministério da Cidadania através da Lei de Incentivo à Cultura, o projeto Semeando Cultura, que recebe apoio das Secretarias de Cultura e de Educação da cidade, e da ACIAP – Associação Comercial Industrial e Agropecuária Horizontina, promove a inclusão social através do acesso à cultura e oportuniza um contato mais próximo com a produção, a criação artística e a socialização, além de elevar a autoestima, a sensibilidade e a criatividade.
 
“O projeto contribui também para o desenvolvimento pessoal e de habilidades como o trabalho em grupo, disciplina, concentração e companheirismo. Essa é uma construção conjunta que vai além dos passos de ballet ou das notas musicais que são aprendidas ou aperfeiçoadas neste projeto, que cria e fortalece o conceito real de pertencimento, o qual se reflete no empoderamento individual e coletivo”, conclui a gestora.
 
Todas as atividades do final de semana cultural são gratuitas e abertas a toda a comunidade. As ações acontecem no CTG Carreteiros de Horizonte, que fica na Av. dos Imigrantes, nº. 483, em Horizontina, e vale salientar que tanto no sábado quanto no domingo haverá uma lanchonete funcionando no local.
 
Sobre a Villa7 | AH7 Produções Culturais
Sediada em Sousas, distrito de Campinas (SP), a Villa 7 | AH7 Produções Culturais cria projetos assertivos, direcionados e personalizados para empresas que desejam promover a sinergia entre sua missão, visão e valores, com as necessidades (reais) da comunidade que os recebe. Para tanto, estreita laços com instituições, ONGs e artistas, trabalhando árdua e intensivamente para levar o melhor conteúdo para plateias mais do que especiais.
 


SERVIÇO
Agenda Cultural Semeando Cultura em Horizontina

 
Sábado, 26 de Outubro
10h30: Ensaio Aberto do espetáculo ‘Ritmos Brasileiros’ / Montagem da produção do espetáculo
 
Domingo, 27 de Outubro
19h30: Apresentação do Espetáculo ‘Ritmos Brasileiros’
 
Local: CTG Carreteiros do Horizonte | Av. dos Imigrantes, nº. 483
 
Entrada gratuita
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp