20/04/2022 às 14h16min - Atualizada em 23/04/2022 às 00h00min

Conheça os pilares que nortearam a construção da primeira cidade inteligente e inclusiva brasileira

SALA DA NOTÍCIA Consuelo Magalhães

Nos últimos anos, o Nordeste vem ganhando projeção econômica e atraindo empresas nacionais e multinacionais que estão apostando na região e no aumento gradual do poder de consumo dos habitantes. Em crescente alta das atividades industriais, o Ceará se destaca com grandes empresas que chegaram com novos produtos e serviços, a exemplo da Planet Smart City que escolheu a cidade de São Gonçalo do Amarante para sediar a primeira cidade inteligente e inclusiva do mundo, a Smart City Laguna.  

“O conceito de cidade inteligente, desenvolvida pela Planet Smart City, visa oferecer infraestrutura de alto padrão ao alcance de todos, com serviços e tecnologia de alta qualidade, colocando as pessoas sempre no centro de tudo”, explica Susanna Marchionni, CEO do grupo no Brasil.

A empresa proptech que projeta e constrói cidades e bairros inteligentes inclusivos, fornece mais do que apenas residências. Com presença global no mercado imobiliário a preços acessíveis, tanto em mercados emergentes quanto nos desenvolvidos, a Planet melhora a qualidade de vida de seus moradores, aplicando sua experiência na integração de soluções inteligentes, tecnologias digitais, serviços e inovação social. Atualmente, o lugar oferece mais de 60 soluções nas áreas de meio ambiente, planejamento e arquitetura, tecnologia e pessoas. Conheça abaixo um pouco mais desses pilares.

  1. Meio ambiente: piso drenante, hortas urbanas, bancos de mudas, irrigação inteligente das hortas, ilha de coleta seletiva de lixo e compostagem comunitária são alguns dos destaques. O piso intertravado com superfície antiderrapante é uma solução que mesmo sob chuva, mantém um alto coeficiente de atrito, favorecendo a segurança em aclives, declives e curvas. A coloração mais clara e homogênea também reduz a absorção de calor pela superfície, melhorando o conforto térmico e diminuindo a formação das ilhas de calor, tornando sua aplicação ecologicamente correta. O material também reflete muito mais a luz do que outros tipos de pavimentos, podendo gerar uma economia de até 30% na iluminação pública. 
  2. Planejamento urbano e arquitetura: a criação de um ambiente urbano equilibrado também proporciona maior segurança graças à presença de diferentes áreas como as residenciais, comerciais e empresariais que são distribuídas de forma harmoniosa dentro da cidade. Isso permite que haja presença constante de pessoas, tornando o ambiente mais seguro. Outro ponto importante é a mobilidade, já que uma cidade inteligente deve ser planejada para reduzir o trânsito, com larguras de ruas adequadas. A avenida central da Smart City Laguna, por exemplo, é bastante espaçosa, as ruas secundárias favorecem o fluxo entre os bairros e as terciárias, que ficam dentro dos bairros, estimulam as baixas velocidades dos veículos – proporcionando maior segurança. 
  3. Tecnologia: a conectividade dentro de uma cidade inteligente é o primeiro elemento que permite o funcionamento correto dos dispositivos inovadores, caracterizando o ambiente urbano. A conexão permite que cada usuário tenha acesso a todos os serviços e informações provenientes da complexa infraestrutura inteligente. Como exemplo podemos citar o wi-fi público e gratuito,  automação das casas, totem interativo informativo onde os usuários podem obter todas as informações relacionadas ao ambiente em que estão de maneira simples e imediata e o Planet App, aplicativo próprio desenvolvido para ser uma conexão entre o morador, a cidade e a proptech onde é possível conhecer os vizinhos e saber as novidades da cidade, como a programação cultural.
  4. Pessoas: a Smart City Laguna abriga um Hub de Inovação em pleno funcionamento, que fica no coração social da cidade, e onde funcionam a biblioteca e a sala de cinema, equipamentos gratuitos, permanentes e abertos ao público. No Hub também acontecem as atividades de cunho social, como cursos gratuitos de informática, empreendedorismo e artesanato visando empoderar a comunidade para que essas pessoas consigam ter crescimento profissional e, consequentemente, uma segunda fonte de renda. 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp