CIDADE NO AR Publicidade 728x90
22/04/2022 às 12h57min - Atualizada em 24/04/2022 às 00h10min

5 dicas de como inovar nos processos seletivos

Encontre maneiras de selecionar seus profissionais valorizando o candidato

SALA DA NOTÍCIA Vero Lettera Comunicação

Em tempos de crise, a procura por oportunidades tende a aumentar. Contudo, os requisitos para preencher as vagas têm ficado mais exigentes. Quesitos como experiência são cobrados com frequência, o que prejudica os candidatos que procuram o primeiro emprego e valorizam apenas os profissionais que já estão no mercado.

Portanto, as companhias devem inovar nos critérios de contratação e ir além da experiência em carteira. Assim, é importante levar em conta as competências e habilidades do colaborador, ademais as requisitadas para a vaga.

Madalena Feliciano, gestora de carreira da Outliers Careers, mostra como quebrar o padrão do processo seletivo em cinco passos:

O contato do candidato com a empresa é essencial:

De acordo com a especialista, “estimular uma conversa em ambiente de trabalho informal também é válido”. Desse modo, deve ser feito de maneira com que ambos se sintam confortáveis, o que ajuda a descontrair com a formalidade do ambiente.

Considere o fit cultural:

É importante também, além da experiência, perceber o alinhamento dos valores do candidato com relação à empresa. Isso porque, o profissional estar ambientado nos mesmos costumes da companhia, pode gerar mais sinergia entre ambos, o que gera melhores resultados.

Conheça as habilidades de cada candidato:

Fatores como agilidade, proatividade, comunicação e foco são determinantes na hora de aprovar um profissional. Muito além de ter uma bagagem profissional, o candidato deve também ter determinadas qualidades.

Avalie o comportamento de cada candidato:

É importante saber como o indivíduo reage em situações de crise, pressão, estresse no ambiente de trabalho, entre outros. “Desse modo, você conhecerá mais sobre como será o dia a dia com esse profissional”, afirma a gestora.

Faça com que o profissional se sinta acolhido:

Isso fará com que ele seja motivado, o que proporciona um relacionamento agradável entre o pretendente à vaga e o recrutador.

Ao seguir essas dicas, sua empresa abrirá portas para novos talentos, 100% disponíveis a aprender e contribuir com a companhia que forneceu a oportunidade. Por isso, será como uma via de mão-dupla: o funcionário aprende e sua empresa cumpre metas e objetivos. Seja a mudança!

Madalena Feliciano

Gestora de Carreira                                                                                         

(11) 2737-1685 e 9 47706543

[email protected]

www.ipcoaching.com.br

www.outlierscareers.com.br

https://www.instagram.com/madalenafeliciano/

https://www.facebook.com/madalena.feliciano1

https://www.linkedin.com/in/madalenafeliciano/

Rua Engenheiro Ranulfo Pinheiro Lima, nº 118, Ipiranga/SP.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp