24/10/2019 às 17h41min - Atualizada em 24/10/2019 às 17h51min

Dicas sobre como praticar skate com segurança

Mesmo que seja um esporte cativante, com diversos benefícios para a saúde física e mental, o skate, assim como qualquer outro esporte, deve ser praticado com o máximo de cuidado e segurança.

DINO
https://www.santamonica.rec.br/institucional/conheca-o-santa/


A prática do Skate vem conquistando adeptos das mais variadas idades. Alguns o consideram, inclusive, como um "estilo de vida". Consistindo na realização de manobras, algumas delas mais radicais, o Skate desliza no solo, encontrando - ou não - obstáculos variados, enquanto o skatista busca se equilibrar na prancha (que também é comumente chamada de shape). Ela possui dois eixos com rolamentos e quatro rodas, os eixos são também chamados de trucks.

Ainda que seja um esporte extremamente democrático, uma parte de seus praticantes tem inserido em seu perfil, o gosto por roupas características, além de algumas gírias, músicas e costumes, que já são inerentes aos seus grupos.

Surgido na Califórnia, na década de 1960, o Skate pode ser considerado um esporte radical, portanto é fundamental a observação de alguns critérios importantes relacionados aos equipamentos de segurança, bem como ao local/pista em que ele é praticado. Além disso, também é necessário o conhecimento básico da legislação no que diz respeito às leis de tráfego.

Principais equipamentos para a prática do Skate

Mesmo que seja um esporte cativante, com diversos benefícios para a saúde física e mental, o Skate, assim como qualquer outro esporte, deve ser praticado com o máximo de cuidado e segurança. Para tanto, é preciso estar atento quanto à utilização de equipamentos para sua prática. Entre os mais importantes e utilizados, estão:

Capacete

De fundamental relevância, o capacete é indispensável aos skatistas. Como existe o risco de queda e a cabeça é a parte mais sensível em termos de danos graves, para os casos de alguma pancada mais forte, o capacete poderá evitar totalmente ou diminuir a um nível aceitável, a maioria das ocorrências.

Cotoveleiras

Na prática do Skate, talvez até mais do que em outros esportes, as cotoveleiras têm papel importante, principalmente porque os cotovelos dos praticantes, na maioria das vezes, "vão ao chão" bruscamente após quedas, de forma instintiva. A fragilidade dos cotovelos se dá, inclusive, pela baixa incidência de pele na região, deixando-os mais vulneráveis ás lesões.

Joelheiras

​​​​​​​Semelhante às cotoveleiras, as joelheiras tem sua grande importância como equipamento de segurança para os skatistas. Além delas evitarem lesões nos joelhos, quando em contato com o chão, elas também exercem uma funcionalidade a mais, ou seja, quando na prática em rampas, o skatista pode se desequilibrar próximo ao topo, de forma que usará as joelheiras para deslizar até o momento em que consiga colocar-se de pé novamente.

Luvas

​​​​​​​Em algumas manobras as mãos podem ter contato com o chão, em outras, em caso de quedas, as luvas ajudarão a evitar possíveis escoriações ou mesmo um machucado mais substancial.

Tênis

​​​​​​​Não menos importante do que os demais, o tênis deve ser apropriado para a prática do Skate. Preferencialmente, adquirido com o auxílio de profissional, o tênis certo para a prática do Skate irá ajudar o usuário a ter mais conforto, segurança e qualidade na maioria das manobras.

Outro fator que deve ser altamente considerado para a prática, é o local correto, ou seja, a pista ideal. Dispondo de uma estrutura que conta com uma das melhores pistas da Região Sul do Brasil, o Santa Mônica Clube de Campo oferece aos seus associados a prática do Skate de uma forma extremamente segura.

Além do conforto que só um dos maiores e mais completos clubes da América Latina pode dispor, os moniquenses ainda podem praticar outras modalidades esportivas, como Crossfut, Golfe, Tênis, Natação, entre outras.

Saiba mais em https://www.santamonica.rec.br/institucional/conheca-o-santa/



Website: https://www.santamonica.rec.br/institucional/conheca-o-santa/
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp