27/04/2022 às 10h53min - Atualizada em 03/05/2022 às 00h10min

Programa Brasil sem Gaiolas busca apoio político

SALA DA NOTÍCIA Valle da Mídia
Fórum Nacional de Proteção e Defesa Animal - é uma organização fundada há 22 anos visando reunir ativistas e fortalecer ações para a proteção de todas as espécies animais. Construiu uma rede de apoio a outras ONGs por todo o país, com mais de 100 organizações afiliadas que atuam pela defesa do meio ambiente e a proteção animal, prestando apoio técnico e lutando pelo reconhecimento da senciência e dignidade animal. É formada por uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos-veterinários, pesquisadores, especialistas em marketing, comunicação, gestão de projetos, advogados e biólogos.

Uma das atuações de grande destaque é o programa “Brasil sem gaiolas”. Programa este que já consolidado na busca pela mudança positiva no sistemas de produção de ovos com intuito de libertar as galinhas dessa condição de vida.

Em 2021, o Fórum Animal amplia a atuação do programa “Brasil sem Gaiolas” e cria a Frente Legal Animalista buscando o diálogo com vereadores, deputados e demais atores do cenário político para proposição de projetos de lei que contemplem a educação animalista, diretrizes para criação de animais de produção, crimes de maus-tratos, dentre outras.

Atualmente atuando nos seguintes temas:

- Indicação de licitações para ovos de galinhas criadas livres de gaiola e carne suína proveniente de criações que não utilizem as gaiolas gestacionais;

- Aplicação de diretrizes pedagógicas que visam a educação animalista.

De acordo com Taylison Santos, Gerente Executivo, em seis meses de atuação da Frente Legal Animalista já alcançaram 3 indicações em Estados com desdobramentos (Paraná, Sergipe e Minas Gerais) e mais de 15 cidades com indicações feitas aos Executivos Municipais. Em duas delas, São Paulo capital e Jundiaí - SP já com respostas do Executivo.

No início de abril de 2022, através do diálogo com o Deputado Carlos Giannazi a proposta de indicação para o estado de São Paulo foi aprimorada e gerou o protocolo de um projeto de lei inclusive com prazos e porcentagens de transição para que toda a rede estadual (escolas, hospitais, presídios, dentre outros) que passem a comprar ovos provenientes de galinhas livres de gaiolas.

É um marco importante para a proteção animal brasileira pois o Estado de São Paulo não somente é o maior produtor de ovos do Brasil como também é o maior PIB per capita do país.

Agora o Fórum Animal e toda sociedade devem acompanhar a tramitação do Projeto de Lei e após a aprovação pela plenária poder cobrar do Executivo que ela seja cumprida e acompanhar sua evolução.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp