25/10/2019 às 13h44min - Atualizada em 25/10/2019 às 13h51min

Setor de autopeças mantém crescimento no Brasil

A produção de veículos no Brasil tem se mantido em alta. Com quase 2 milhões de veículos emplacados em 2019, é evidente que todo este volume requer manutenção, o que gera impacto positivo para o setor de autopeças. A empresa mineira Atual Auto Peças é um exemplo do crescimento do setor. A Atual apresentou em 2018 um crescimento de 34% e neste ano já apresenta 54% de crescimento no semestre, em relação ao mesmo período do ano anterior.

DINO
http://atualautopecas.com.br/


Segundo informações da Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), apesar do aumento de 12% nas vendas de veículos no primeiro semestre de 2019, se comparado ao mesmo período de 2018, as exportações do setor tiveram queda de 41,5% na comparação com os primeiros seis meses do último ano, reflexo da crise vivida pela vizinha Argentina, que representa o maior mercado externo para a indústria automobilística brasileira. 

Os dados demonstram que apesar da queda das exportações, a produção de veículos tem se mantido em alta e este impacto é positivo para o setor de autopeças e também para e economia de uma maneira geral, inclusive com a geração de mais empregos. 

No Brasil já são quase 2 milhões de veículos emplacados no ano de 2019 e uma frota estimada em quase 70 milhões de veículos. É evidente que todo este volume requer manutenção e hoje o setor varejista de autopeças no país conta com mais de 186 mil negócios. 

O Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) e a Abipeças (Associação Brasileira da Indústria de Autopeças) apresentaram recentemente relatório que indica faturamento líquido nominal no acumulado de janeiro a junho deste ano de 10,4% superior ao registrado em igual período de 2018. 

As entidades afirmam que houve aumento nas vendas para montadoras (12,8%), intrassetoriais (31,7%) e mercado de reposição (7%). As exportações diminuíram 10,5%, quando mensuradas em dólares, mas mantiveram-se no mesmo patamar em reais, o que revela que o mercado segue em crescimento exponencial. 

Um exemplo da efervescência do setor é a Atual AutoPeças, maior varejo de autopeças do estado de Minas Gerais, que oferece uma variedade grande de produtos que vão desde peças para mecânica em geral, para motor, picapes e vans e ainda para veículos nacionais e importados. A Atual conta com mais de dez anos de experiência de mercado e com duas unidades no interior de Minas, em Patos de Minas e Sete Lagoas e duas na capital mineira, sendo que uma delas foi inaugurada no primeiro semestre deste ano. 

Despontando no setor, a empresa mineira apresentou em 2018 um crescimento de 34% e neste ano já apresenta 54% de crescimento no semestre, em relação ao mesmo período do ano anterior. Tal crescimento fora da curva pode ser explicado pelo caráter inovador da Atual Auto Peças, que busca sempre se destacar com um diferencial no mercado. Uma das poucas neste ramo, a empresa passou a oferecer o serviço de atendimento via WhatsApp, pois sentiu a necessidade de se adaptar à nova forma de comunicação do consumidor. Assim como inovou também ao lançar o serviço de delivery, onde o cliente final ou mecânico recebe as peças dentro de poucas horas no seu endereço.

A Atual Auto Peças está implantando também o serviço de venda por atacado, através do programa Automotiva, que realiza entrega das peças em todo o estado de Minas Gerais. Uma grande novidade é o e-commerce que será lançado pela marca, as vendas online têm crescido vertiginosamente em todos os setores e no setor de autopeças há poucas empresas que possuem a opção de compra online. A fim de atender o cliente sempre com praticidade e eficiência, a Atual está sempre investindo nas melhores e mais modernas soluções disponíveis.

O aquecimento do mercado também é visível ao olhar para trás. Em 2018 e 2017, a Sindipeças apontou o crescimento nas vendas acumulado em 47% em contraponto aos anos de 2014 e 2016 que o aumento foi de apenas 26%. 

Houve um considerável desenvolvimento deste setor, englobando as empresas que fabricam este tipo de produto e também os empreendimentos que os distribuem, armazenam e comercializam. 

O mercado de reposição automotiva é dinâmico e de acordo com a Sindipeças, a tendência para o próximo semestre é a continuidade do crescimento em relação ao ano anterior, seja em vendas, contratação e faturamento.



Website: http://atualautopecas.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp