04/05/2022 às 12h29min - Atualizada em 06/05/2022 às 00h01min

Aleixo Belov chega ao Havaí e já se prepara para seguir rumo ao Alasca

Velejador de 79 anos e equipe ficaram 34 dias no mar até chegar à 4ª parada da expedição

SALA DA NOTÍCIA Juracy dos Anjos
Leonardo Papini
Após sair do Panamá e percorrer 4.800 milhas náuticas (mais de 8.800 quilômetros), o velejador Aleixo Belov, 79 anos, e sua tripulação chegaram ao Havaí, quarta parada da expedição que segue rumo Estreito de Bering, no oceano Ártico. Antes, no Panamá, eles cruzaram o canal que liga o oceano Atlântico ao oceano Pacífico, uma das rotas de comércio mais importantes do mundo. Agora, o comandante e a equipe se prepararam para um dos desafios mais importantes: seguir para o Alasca. 

“Chegamos no Havaí. Do Panamá até aqui foram 34 dias de mar, sem parar. Mas já estamos ajeitando as velas para seguir para o Alasca, nas Ilhas Aleutas, e depois para o Estreito de Bering. Nosso sonho é ir para a passagem noroeste em tempo, porque estamos um pouco atrasados, mas, em cada trecho, estamos ganhando alguns dias para chegar antes do mar congelar no Estreito de Bering”, afirma Belov. 

Ele acrescenta ainda que a equipe já está nos preparativos para fazer o aquecimento ambiental do veleiro Fraternidade para aguentar o frio do Alasca, que tem temperaturas negativas nos próximos meses. “Precisamos comprar comida extra para caso a gente fique preso na geleira, se não chegarmos dentro do tempo estimado”, avisa ele, destacando que “se a gente conseguir atravessar o estreito será a realização de um sonho. Então, vamos torcer para tudo dar certo”, concluiu o comandante, enquanto prepara a equipe para a jornada mais importante dessa expedição. 

Dentre os tripulantes, que acompanham Belov, estão o marinheiro Osvaldino Dórea (Lito), a oceanógrafa Larissa Nabuco, o fotógrafo Leonardo Papini, a estudante Ellen Brito e o mecânico Hermann Brinker. Se juntará à equipe, no trecho até o Alasca, o engenheiro civil Dilson de Araújo Moreira d'Assumpção.

>> Confira imagens do trecho da viagem entre Panamá e Havaí: https://www.youtube.com/watch?v=GuXe6SNVFoQ 
>> Acompanha a aventura de Belov no Instagram do Museu do Mar: https://www.instagram.com/stories/highlights/17924541455316977/
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp