06/05/2022 às 14h33min - Atualizada em 08/05/2022 às 00h00min

Camerata Caipira lança 6 faixas inéditas da coletânea “Cadê o Bicho que Tava Aqui?”

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
O grupo Camerata Caipira, de Brasília (DF)  incrementa sua produção pelas plataformas digitais, a partir desta sexta-feira (6/5) e, apresenta um cronograma de lançamentos de mais seis faixas inéditas do álbum Cadê o Bicho que Tava Aqui?, iniciado em 2019. A primeira delas é “O violeiro e a Cascavel”, composição do músico Nelson Latif. O samba canção traz a conversa espirituosa entre o violeiro e a cobra típica da região e resgata uma tradição dos pactos e mandingas para se tocar bem o instrumento usando o chocalho da cascavel.

A cada semana, o grupo apresentará as canções que fecham o álbum. Este projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal. Devido à situação de pandemia nos últimos dois anos, o grupo teve que adiar a circulação de divulgação do trabalho, mas aproveitou o momento para trabalhar em novas produções. 

A Camerata Caipira retornou aos palcos no fim do ano passado, apresentando ao vivo as riquezas da fauna do Cerrado para crianças e suas famílias e agora se dedica aos lançamentos virtuais destas seis novas canções. O repertório traz novidades, com a premissa do grupo de difundir a diversidade de ritmos tradicionais do Brasil. 

Isabella Rovo, integrante e produtora do grupo, conta que pegou embalo no universo da bicharada e escreveu três das novas canções: “Tanto Tatu”, um trava-línguas divertido que enumera os diferentes tipos do animal no Brasil e desafia a destreza de dicção do público numa embolada mirabolante. “A canção é inspirada na produção do mestre Jackson do Pandeiro”, explica Isabella.  Já “Catira da Cutia” vem brincar com o jogo de palmas e pés no ritmo percussivo típico dos festejos do interior e reúne brincantes contracenando com o toque da viola. “Jongo Felino” traz o pulso dessa manifestação afrobrasileira do sudeste do país, fazendo uma analogia entre a esperteza dos gatos e os desafios ocultos nos pontos de jongo.    

Do amigo e compositor capixaba Luis Perequê, que possui várias canções para o público infantil no álbum “Tô Brincando”, o grupo gravou uma versão especial do “Sapo”, animal cantador presente em todos os cantos, estados, becos e lagos.

Victor Batista, o violeiro do grupo, apresenta “Cadeia Alimentar” – uma narrativa sobre a lei de sobrevivência animal, entre presas e predadores, em ordem natural.  

Cadê o Bicho que Tava Aqui? é o segundo CD da Camerata Caipira. O primeiro foi lançado em 2014 com mesmo nome do grupo. Além destas produções, o grupo possui uma longa trajetória na estrada musical e já fez apresentações em várias cidades da Europa, Austrália, Nova Zelândia e Chile, além de inúmeros shows no Brasil, muitas vezes, atrelados a projetos sociais. 
O projeto tem apoio do FAC - Fundo de Apoio à Cultura do DF (Distrito Federal). 
Site do grupo  www.cameratacaipira.com.  

Camerata Caipira
O grupo é conhecido por sua variada formação musical, versatilidade e performance criativa. É formado por integrantes nascidos em diferentes cidades do país, que escolheram a camerata como configuração do grupo para criar uma sonoridade própria.
Os músicos Isabella Rovo, Victor Batista, Nelson Latif, Bosco Oliveira e Sandro Alves apresentam um leque de ritmos tradicionais da cultura popular brasileira, emoldurados em uma versão contemporânea através de arranjos para cordas, vozes e percussão.

O grupo faz uso da viola caipira, cavaquinho e violões de seis e sete cordas, mostrando que é perfeitamente possível amar o melhor da música tradicional e simultaneamente abrir-se a invenções, em uma experimentação sonora que revela a diversidade musical brasileira no sotaque de cada um de seus integrantes.

Sobre os integrantes
Isabella Rovo

Formada em Educação Artística, assimila a pluralidade do sotaque cultural de Brasília com atuação nas áreas da música, artes plásticas, educação e pesquisa da cultura popular brasileira. 

Victor Batista
Compositor, violeiro, cantor, pesquisador, produtor musical e contador de histórias. Victor Batista trabalha com arte-educação e possui 3 álbuns autorais: Além da Serra do Curral, Manchete do Tico-Tico e Coração Caminhador. 

Bosco Oliveira
Músico e professor de violão da Escola de Música de Brasília há 20 anos. Bosco tem uma longa trajetória musical no Brasil com influência e produção voltada à música flamenca. Tem formação acadêmica em violão erudito.

Nelson Latif
Músico, sociólogo e gestor cultural, trabalhou por 27 anos na instituição holandesa Uit de Kust, coordenando oficinas de percussão e de música brasileira para estudantes europeus. O músico dedica sua carreira especialmente à música instrumental brasileira. 

Sandro Alves
Iniciou sua carreira musical aos 10 anos tocando em rodas de samba, aos 14 já integrava a bateria da Escola de Samba G.R.E.S. Tradição no Rio de Janeiro. Hoje, radicado em Brasília, trabalha com vários nomes do cenário musical brasiliense fazendo produções de CDs, DVDs e trilhas sonora para filmes.

SERVIÇO
Lançamento de seis faixas inéditas do CD “Cadê o Bicho que Tava Aqui?”
Período: maio e junho
Obs. Lançamento pelas plataformas digitais e redes sociais do grupo:
Instagram: @cameratacaipira
Facebook: @cameratacaipiraoficial

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp