CIDADE NO AR Publicidade 728x90
06/05/2022 às 14h17min - Atualizada em 09/05/2022 às 00h10min

Dia das Mães: dicas de segurança para não cair em golpes

A expectativa é que a data movimente na economia do país cerca de R$ 28 bilhões; saiba como se proteger

SALA DA NOTÍCIA Temma
Divulgação

De acordo com dados do setor, o Dia das Mães é uma data de grande movimentação no comércio varejista, ficando atrás apenas do Natal. Neste ano, a expectativa é de que a data gere cerca de R$ 28 bilhões em receita para o varejo, como aponta o levantamento realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

Esse índice é alimentado, em grande parte, pelas compras online. Segundo pesquisa feita pelo Mercado Ads, em parceria com a Ipsos, 80% das pessoas pretendem comprar o presente do Dia das Mães online ou de forma híbrida, ou seja, comprando pela internet e retirando na loja.

Se por um lado a retomada da economia é motivo de alegria e comemoração para os lojistas, do outro lado acende o alerta para os consumidores, pois aumenta o número de golpes na internet. Entre os golpes mais comuns no e-commerce em 2021 está o da “compra confirmada”, conforme estudo realizado pela OLX e AllowMe. 

Segundo Fellipe Guimarães, CEO da Codeby, a Keyrus Companny, empresa de tecnologia especializada em e-commerce, alguns cuidados básicos e simples podem ser cruciais para evitar dor de cabeça e prejuízos nessa época do ano. “Atitudes simples, como utilizar somente o cartão virtual - que expira após um determinado período - nas compras online, verificar a reputação da loja em sites como o Reclame Aqui, não clicar em links suspeitos ou desconhecidos, verificar a URL do site e checar os comentários nas redes sociais da marca ou empresa já podem evitar problemas sérios”. 

“O avanço do e-commerce, principalmente após a pandemia, além da expansão de novas formas de pagamento como o Pix, tendem a atrair os criminosos. Por conta disso, vale redobrar os cuidados na hora de adquirir os presentes em lojas virtuais, aplicativos, redes sociais e até mesmo pelo WhatsApp”, explica o especialista. 

 

Como se proteger durante as compras de Dia das Mães na internet? Confira algumas dicas:


1. Sempre dê preferência a sites conhecidos. Mesmo neles, sempre verifique a barra de endereços (URL) para garantir que o site é o verdadeiro.

2. Observe se há um cadeado de segurança logo no início da barra de endereços, o que significa que este é um site seguro. 

3. Se o pagamento for feito em cartão, utilize a versão virtual, disponível nos apps dos bancos. Evite pagar utilizando os dados do cartão de crédito físico. 

4. Mesmo utilizando o cartão virtual, sempre verifique, antes de digitar os dados, se você continua no ambiente da loja virtual. Para isso, basta olhar a barra de endereço/URL.

5. Sempre procure as redes sociais da loja e leia os comentários mais recentes. Se houver a ocorrência de muitas reclamações por atraso na entrega ou outros motivos, evite. 

6. Desconfie de preços muito menores do que o valor real do produto. Este é um forte indício de golpe.

7. Não clique em links não solicitados enviados por WhatsApp, e-mail, direct message ou qualquer outra forma. 

8. Não compartilhe suas senhas em hipótese alguma. 

9. Sempre observe quem é a empresa beneficiária ao realizar pagamentos por boleto. Se os dados não baterem, não siga com o pagamento. 

 

Se mesmo com todos os cuidados algo vier a acontecer, é preciso agir o mais rápido possível. A SaferNet Brasil indica o que deve ser feito nesses casos:


- Registre imediatamente a reclamação no site da empresa.

- Recupere os registros e protocolos para entrar em contato com a empresa.

- Registre as reclamações em sites de consumidores, como o Reclame Aqui.

- Registre a reclamação no site do Procon/Ministério da Justiça.

- Caso haja fraudes em sua conta bancária ou cartão de crédito, comunique imediatamente seu banco para cancelar as transações e registre o Boletim de Ocorrência na Delegacia.

- Mantenha seu antivírus sempre atualizado também para bloquear programas maliciosos. 

- Nunca passe informações de senhas bancárias por telefone. Na dúvida, procure sua agência bancária.

- Verifique com frequência seu extrato para evitar surpresas e denunciar qualquer transação suspeita assim que tomar conhecimento.


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp