CIDADE NO AR Publicidade 728x90
06/05/2022 às 15h26min - Atualizada em 10/05/2022 às 00h00min

ROKIndustry: Tecnologia impulsiona crescimento e diminui riscos do setor industrial

Estratégias focadas em segurança cibernética, sustentabilidade e capacitação da força de trabalho como apoio a transformação digital foram temas de destaque em evento realizado pela Rockwell Automation

SALA DA NOTÍCIA Marcela Gasperini
São Paulo, Abril de 2022 - Com o avanço tecnológico cada vez mais acelerado, as indústrias de diferentes setores vivem um momento de transformação para acompanhar as principais tendências e inovações do mercado. Da alta gestão ao chão de fábrica, todas as áreas agora passam a incorporar soluções digitais que não só impulsionam o crescimento do setor, como também mitigam os riscos.

Esse panorama foi debatido por grandes especialistas do mercado no ROKIndustry, evento virtual realizado pela Rockwell Automation, no último dia 19. As apresentações contaram com a participação de mais de 500 espectadores, que tiveram a oportunidade de saber mais sobre tendências, desafios e soluções específicas para diversos setores industriais como automotivo e pneus; alimentos e bebidas; farmacêutico; químico; mineração, metais e cimento; e petróleo e gás.

De acordo com o Diretor regional da Rockwell Automation no Brasil, Leandro Kruger, os avanços tecnológicos têm contribuído para uma tomada de decisão mais assertiva que, por sua vez, otimizam a produção fabril promovendo melhorias contínuas. “Hoje, a adoção e a integração de soluções inovadoras são fundamentais para uma jornada de fabricação inteligente”, ressalta.

Avanço da jornada digital
O evento abordou diferentes cenários e cases de sucesso com foco em apoiar as indústrias a se planejarem para evolução e a acelerarem sua produtividade de forma sustentável e inteligente. Na ocasião, foram apresentadas ainda as soluções da Rockwell Automation focadas em informação, segurança, capacitação da força de trabalho e sustentabilidade, cujo objetivo é maximizar a produtividade, minimizar os riscos e aumentar a rentabilidade das indústrias.

Entre elas está o Software Fiix CMMS, plataforma em nuvem e alimentada por inteligência artificial (IA) desenvolvida para planejar, acompanhar e otimizar a manutenção industrial em um só lugar. Com apenas alguns cliques, o Fiix apoia as companhias a gerenciarem toda a sua manutenção, incluindo milhares de ativos, ordens de serviço e peças, o que reduz custos e também transforma dados em ações.

Além dos especialistas da Rockwell, também participaram dos painéis grandes representantes do mercado como Tania Cosentino, presidente da Microsoft Brasil; Marcio Vaz, gerente de negócios e alianças LATAM da PTC; e Rafael Schirmer, sócio-diretor da SPI.

“Vivemos um momento repleto de inovações e hiperconectividade, que impacta diretamente na força de trabalho, por isso é fundamental capacitarmos as equipes para que elas possam usufruir de todas as vantagens que a tecnologia proporciona, expandindo sua capacidade de atuação”, disse Tania Cosentino.

Além da transformação digital e da capacitação da força de trabalho, outros dois temas centrais do evento foram segurança cibernética e sustentabilidade, visto que à medida que as empresas vão embarcando na jornada digital surgem necessidades estratégicas e uma demanda por desenvolvimento sustentável.

“A segurança cibernética é um ponto central de valor para as indústrias hoje, uma vez que os ataques virtuais podem ocasionar grandes impactos para seus negócios, como roubo de segredos industriais ou paralisação das plantas. Em longo prazo, isso também afeta a reputação das empresas e impacta sua cadeia de suprimentos”, ressaltou Hugo Silva, líder de desenvolvimento de negócios da Rockwell Automation.

Do lado da sustentabilidade, a tecnologia agora oferece arquiteturas de rede e sistemas completamente digitalizados, que fornecem uma série de melhorias nos processos, como a mobilidade nas fábricas. Com isso, o impacto ao meio ambiente é menor e o ciclo de vida das máquinas também é aprimorado.

“Hoje, existem diversas soluções escalonáveis que demandam menos tempo e custos de implementação, além das soluções cloud que não necessitam de infraestrutura, portanto, o investimento é menor. Tudo isso habilita até mesmo as pequenas indústrias a darem o primeiro passo para a transformação digital”, disse Ademir Teles, consultor técnico de soluções de informação da Rockwell Automation.

Além de todo o conhecimento e networking promovido no evento, o ROKIndustry também foi chave para demonstrar aos membros da indústria como uma fabricação inteligente acelera a produtividade e impacta a receita do setor.

Quem não conseguiu acompanhar o evento ao vivo, ainda pode ter acesso a todas as apresentações on demand até o dia 19 de julho, por meio do link aqui.

Sobre a Rockwell Automation
Rockwell Automation, Inc. (NYSE: ROK) é líder global em automação industrial e transformação digital. Conectamos a imaginação das pessoas com o potencial da tecnologia para expandir o que é humanamente possível, tornando o mundo mais produtivo e sustentável. Com sede em Milwaukee, Wisconsin, a Rockwell Automation emprega cerca de 24 mil solucionadores de problemas dedicados a clientes em mais de 100 países. Para saber mais sobre como estamos dando vida à Connected Enterprise no setor industrial, acesse o link.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp