02/05/2022 às 16h52min - Atualizada em 10/05/2022 às 00h00min

Levantamento do Imovelweb mostra que 61% dos entrevistados sonham com a compra de um imóvel

Melhor localização, jardins, espaços para os pets passearem e piscina ao ar livre estão entre as prioridades de quem deseja mudar

SALA DA NOTÍCIA Júlia Agnes
Acelerado durante a pandemia, o desejo de mudar de casa se mantém, mesmo com a retomada gradual das atividades, seja com o trabalho presencial todos os dias ou no modelo híbrido. Segundo pesquisa conduzida pelo Imovelweb com cerca de 1.400 pessoas em todo o País, 60,96% dos entrevistados responderam que querem adquirir o próprio imóvel. Já 24,82% pensam em alugar e outros 14,22% não cogitam nenhum tipo de mudança, neste momento.

Embora o sonho da casa própria seja uma realidade, 63,85% alteraram o planejamento inicial. Os principais motivos são insegurança com a economia do País (36,31%) e insegurança em relação ao emprego e manutenção do salário fixo (16,88%). Entre os que buscam uma nova moradia, 34,80% dos entrevistados desejam trocar de imóvel em até seis meses; 31,06% em até um ano; 18,21% em até dois anos e 15,93% em mais de dois anos.

Quando questionados sobre o que facilitaria os planos de troca de um imóvel, 38,01% destacam desconto ou facilidade de pagamento, enquanto 18,07% apostam na redução das taxas de juros de financiamento e consórcio. Para 15,88%, a retomada da vida como era antes da pandemia ajudaria no planejamento. Outros 14,36% enfatizam que a flexibilidade no pagamento ou na locação de um imóvel seria fundamental para concretizar o projeto.

O levantamento conduzido pelo Imovelweb apurou que os três principais motivos para aguçar o desejo de mudança de casa são: localização do imóvel (41,31%), busca por um espaço maior (24,36%) e redução de custos (15,13%). Entre aqueles que priorizam a mudança, o financiamento ou consórcio imobiliário seria a opção de 25,80% das pessoas ouvidas para a pesquisa. Cerca de 22% escolheriam a locação de um novo imóvel, enquanto 16,93% dos entrevistados estão de olho em oportunidades de permuta de imóveis.


De acordo com a pesquisa, quase 80% responderam que deixariam de fazer uma viagem ou de comprar alguns itens para investir na casa. Quando perguntados sobre a percepção em relação ao imóvel atual durante a pandemia, 18,67% disseram que poderiam estar em uma localização melhor. Quase 16% mencionaram a falta de quintal ou varanda, enquanto 12,28% manifestaram interesse em morar num local mais silencioso.

Área de lazer

O que é fundamental para você? Ao serem indagados sobre a área externa do imóvel, seja para compra ou locação, 38,72% apontam a existência de jardins ou áreas arborizadas. Para 18,55% dos entrevistados, o mais importante é ter um espaço dedicado ao passeio dos pets. Um percentual parecido (18,42%) elege a piscina ao ar livre como prioridade. Já 15,29% dos entrevistados acreditam que a academia é o quesito fundamental na área de lazer.

Para 95,12% das pessoas ouvidas neste levantamento do Imovelweb, a localização do imóvel após a pandemia continua sendo importante. Para 76,94%, o atual modelo de trabalho não interfere na mudança do imóvel. Para quem precisa ir presencialmente, 56,64% estão utilizando o carro próprio para trabalhar; 11,90% vão de ônibus; 9,90% utilizam aplicativo de automóveis; 9,02% vão caminhando e 8,52% usam metrô.

“A pandemia acabou reforçando a importância de se sentir bem em casa. Ao reunir vida profissional e pessoal, o ambiente ganhou um novo olhar e se tornou prioridade para muitas pessoas, o que explica o grande desejo de mudança. Depois de um longo período de isolamento, os brasileiros mantêm a vontade de estarem em espaços maiores, bem localizados, mais ventilados e com estrutura de lazer para acomodar as necessidades pessoais e/ou de seu núcleo familiar”, comenta Angélica Quintela, Head de Marketing do Imovelweb.

Sobre o Imovelweb
Com 22 anos de existência, o Imovelweb é um dos maiores portais do mercado imobiliário do Brasil. Referência em Real Estate, com cerca de 170 colaboradores no Brasil, é uma multinacional sólida, de capilaridade nacional e com a maior capacidade de investimento do mercado em plataforma digital. O Imovelweb se destaca em seu

mercado por representar o consumidor em todas as suas necessidades e momentos de vida, oferecendo as melhores oportunidades de negócios do setor imobiliário no Brasil. Mais informações em www.imovelweb.com.br.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp