13/05/2022 às 16h37min - Atualizada em 15/05/2022 às 00h00min

Ibape São Paulo lança curso EAD inédito sobre perícia judicial trabalhista

Impasses sobre o home office e horas extras, por exemplo, aumentaram o número de ações e, consequentemente, as possibilidades de atuação do perito judicial trabalhista, que precisa ser especializado

SALA DA NOTÍCIA Priscila Palacio

Historicamente, o Brasil sempre teve um número alto de processos trabalhistas, mas a chegada da pandemia complicou ainda mais o cenário. De acordo com o levantamento do escritório LG&P, o volume alcançado no primeiro semestre do ano passado é quase 30% maior que o registrado no mesmo período de 2020. A perícia judicial trabalhista é fundamental para a solução de muitos desses casos. Neste cenário, o Ibape São Paulo lança um curso EAD inédito sobre o assunto.

O juiz que conduz cada processo é quem determina a necessidade de intervenção de um perito judicial trabalhista e quem será este profissional. Isso acontece toda vez que a ação entra em questões técnicas que o magistrado não domina. Como além dos médicos do trabalho a atividade também pode ser exercida por engenheiros de segurança, o Ibape SP, que é referência em avaliações e perícias de engenharia, montou este programa especial para os que desejam atuar na área.

Marcado para acontecer entre os dias 16 e 19 de maio, das 19h às 22h, o curso Introdução à Perícia Judicial Trabalhista tem carga de 12 horas e o objetivo de introduzir conceitos da perícia trabalhista para que o participante possa atuar como perito judicial ou como assistente técnico. Além dos tipos de perícias, legislações e diretrizes da Justiça do Trabalho, a grade de conteúdo abordará princípios de insalubridade e periculosidade, análises de mercado e estudos de casos reais.

Podem participar engenheiros de segurança do trabalho, arquitetos urbanistas, no caso dos peritos e assistentes técnicos, mas, também, advogados com interesse em saber como funciona a atividade, e empresários e profissionais dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) que procuram ampliar conhecimentos técnicos.

Sobre a importância do curso, a engenheira Licia Mahtuk Freitas, organizadora do conteúdo, diz: “o perito trabalhista é fundamental para a sociedade e auxilia a equilibrar a balança da justiça. Seu papel na estrutura dos tribunais trabalhistas é tão importante que pode, inclusive, alterar toda uma sistemática de trabalho em determinadas empresas, bem como pode desmistificar determinados conceitos. As análises de insalubridade e periculosidade são imprescindíveis tanto para empregados quanto para empregadores, pois tornam o ambiente de trabalho mais seguro”.

Serviço

Introdução à Perícia Judicial Trabalhista

Formato: EAD

Período: 16 a 19 de maio, das 19h às 22h.

Inscrições: Plataforma Ibape SP Conecta


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp