CIDADE NO AR Publicidade 728x90
20/05/2022 às 16h51min - Atualizada em 21/05/2022 às 00h10min

Projetos culturais e acessibilidade em arte-educação em cursos gratuitos

Oferecidas pela Academia Arte de Toda Gente, aulas gratuitas acontecem em ambiente virtual e haverá emissão de certificado. Inscrições podem ser feitas até o dia 29 de maio no site https://academiavirtual.artedetodagente.com.br

SALA DA NOTÍCIA Henrique Koifman
https://academiavirtual.artedetodagente.com.br/
Divulgação

Estão abertas, até 29/05, as inscrições para os cursos Elaboração de Projetos Culturais e Artes Integradas+Educação+Acessibilidade, da Academia Arte de Toda Gente. Gratuitos, ambos têm suas aulas em ambiente virtual e, ao final, conferem certificados de participação. A iniciativa faz parte do programa Arte de Toda Gente, uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música, e que contempla os projetos Bossa Criativa, Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos e Um Novo Olhar.

 

Os Cursos

 

O curso on-line Elaboração de Projetos Culturais tem como objetivo aprofundar o conhecimento nas técnicas de elaboração desses projetos e será realizado em formato remoto e assíncrono, por meio da interface Moodle de ensino e aprendizagem virtual. Podem se inscrever no curso artistas, agentes, gestores, produtores e assistentes culturais; assim como profissionais em formação e demais pessoas interessadas em atuar profissionalmente na elaboração de projetos culturais. Além das aulas exclusivas, recomenda-se que o aluno acesse as aulas da oficina de elaboração de projetos culturais, no portal Bossa Criativa. Ao final, haverá certificação.

 

A instrutora, Christiane Campos, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal Fluminense, onde também titulou-se mestre em Comunicação e graduou-se em Produção Cultural. É especialista em Estudos Literários pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e tem experiência na área de Organização de Eventos.

 

Percorrendo a pesquisa e a obra de artistas com deficiência, o curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade propõe a reflexão sobre nossas condutas dentro e fora da sala de aula e sobre quais são as transformações necessárias para passarmos a compreender o que normalmente é entendido como limitação, como potencialidade. Como é possível promover a equiparação de oportunidades, para todas as pessoas no estudo, fruição e produção artística? Por meio da conexão entre diferentes linguagens e práticas investigaremos caminhos possíveis para a concepção de projetos educativos e artísticos acessíveis e inclusivos.

 

As instrutoras são Daina Leyton – educadora, consultora de Acessibilidade Cultural e de programas educativos e professora do curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade do projeto Um Novo Olhar – e Diele Santo – mestre em Artes Visuais, especialista em Educação Especial e Inclusiva, idealizadora do projeto “Ver com as Mãos” e também professora do Curso Artes Integradas + Educação + Acessibilidade, do Um Novo Olhar.

 

 

O Arte de Toda Gente e sua academia

A Academia Arte de Toda Gente reúne e organiza em um mesmo espaço online todo o cardápio de cursos e oficinas à distância, abertos e gratuitos, oferecidos pelos projetos Bossa Criativa, Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos e Um Novo Olhar – Uno, resultados da parceria entre a Funarte e a UFRJ.

Para mais informações sobre cada um dos projetos do programa Arte de Toda Gente, acesse: Bossa Criativa – Arte de Toda Gente (www.bossacriativa.art.br)

Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br)

Um Novo Olhar – UNO (www.umnovoolhar.art.br).

 

Serviço

Academia Arte de Toda Gente

Onde: cursos gratuitos com inscrições abertas em https://academiavirtual.artedetodagente.com.br.

Realização

Fundação Nacional de Artes – Funarte | Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Curadoria: Escola de Música da UFRJ

Atividades e mais informações disponíveis no site do projeto.

Informações sobre os programas da Funarte

www.funarte.gov.br

Mais informações para a imprensa

Projetos UFRJ – Funarte: [email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp