27/05/2022 às 16h55min - Atualizada em 29/05/2022 às 00h00min

ESTUDO DA RUSSELL REYNOLDS REVELA AUMENTO DA PRESENÇA FEMININA NO ALTO ESCALÃO DO SETOR DE FINANÇAS

Mulheres representaram 32% das novas nomeações de CFOs em 2021, quase o dobro do índice do ano anterior

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de imprensa

Estudo da Russell Reynolds Associates, líder global em busca de altos executivos e consultoria em avaliação e desenvolvimento de lideranças, revela aumento do número de mulheres ocupando as cadeiras de Chief Financial Officer (CFO) em 2021. A análise realizada com  empresas que integram o índice Standard & Poor's 500 - S&P, nos Estados Unidos, constatou que 32% das novas nomeações realizadas no ano passado para CFO foram de mulheres, um aumento significativo, equivalente a quase o dobro da porcentagem de 2020.

 

“A maior presença feminina liderando áreas de Finanças das empresas é reflexo da crescente demanda do mercado e pressão dos investidores por maior diversidade de gênero nas companhias. As mulheres recém-nomeadas CFOs trazem em média 11 anos de experiência no setor financeiro, evidenciando alta oferta de talentos femininos no mercado e um pool muito maior de candidatos qualificados para o cargo”, avalia Fernando Machado, consultor da Russell Reynolds Associates.

 

O estudo da Russell Reynolds mostra ainda que quase 80% das nomeações em 2021 foram promoções internas e mais de 60% das recém-nomeadas são CFOs pela primeira vez, demonstrando o benefício do planejamento sucessório das empresas com o incentivo e desenvolvimento de mulheres em Finanças. Machado destaca ainda que para que mais mulheres sejam promovidas, as empresas devem oferecer mais oportunidades de Finanças Operacionais, como funções de CFO Regional, por exemplo, a fim de prepará-las para o C-suite.

 

A tendência de mais mulheres no comando financeiro das empresas também está em alta no Brasil. Metade das posições financeiras nos projetos liderados pela Russell Reynolds em 2021, foram preenchidas por mulheres. Nos últimos quatro anos, a média desse índice era de apenas 17%. Outro indicador que também teve crescimento expressivo foi o número de candidatas finalistas a CFO,  subindo de 6% em 2018 para 33% em 2021.

 

Sobre a Russell Reynolds Associates 

A Russell Reynolds é líder global em busca de altos executivos e consultoria em avaliação e desenvolvimento de lideranças. Com atuação junto a organizações públicas, privadas e sem fins lucrativos em mais de 26 países, a consultoria atua em todos os setores da economia. A Russell Reynolds apoia os clientes a construir equipes de líderes transformacionais que podem enfrentar os desafios de hoje e antecipar as tendências digitais, econômicas e políticas que estão remodelando o ambiente de negócios global. Desde ajudar os conselhos administrativos com sua estrutura, cultura e eficácia até identificar, avaliar e definir a melhor liderança para as organizações, a empresa traz 52 anos de experiência para apoiar os clientes na solução de seus problemas de liderança mais complexos. A Russell Reynolds existe para melhorar a forma como o mundo é liderado. Mais informações em www.russellreynolds.com
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp