27/05/2022 às 15h29min - Atualizada em 30/05/2022 às 00h10min

Escola em Londrina implanta controle de acesso por reconhecimento facial

Tecnologia, cada vez mais acessível, amplia a segurança escolar e ajuda no aproveitamento pedagógico dos alunos

SALA DA NOTÍCIA CRCOM
O controle de acesso escolar é parte fundamental da segurança nas escolas e a tecnologia de reconhecimento facial já começou a fazer parte desse universo. Em Londrina, a St. James’ International School está sendo a primeira escola a adotar o controle de acesso pela tecnologia. O projeto foi implantado recentemente para os alunos do Ensino Médio, mas deverá se estender aos estudantes do Fundamental II.

Além de ampliar a segurança, o reconhecimento facial fornece dados de assiduidade e pontualidade dos alunos, dispensando a chamada em sala de aula. “Atrasos excessivos, por exemplo, podem prejudicar o desempenho escolar. Com a ferramenta é possível identificar problemas como esses e solucioná-los imediatamente”, destacou Márcia Kobayashi, diretora da St. James’. Segundo ela, até então, o controle de acesso dos estudantes era feito com carteirinhas. “A aceitação dos alunos foi maravilhosa. O reconhecimento facial é muito mais prático e rápido, e permite um controle mais rigoroso”, salientou.

O equipamento foi implantado pela GPR Digital, empresa londrinense com foco em soluções para a movimentação de pessoas. Para Gilson Peres, diretor nacional da GPR Digital, o reconhecimento facial tem se tornado cada vez mais acessível. “A tecnologia é viável financeiramente e tecnicamente. É uma tendência em muitos setores. Tanto escolas quanto condomínios, academias, conveniências e clubes de lazer já estão se adaptando a essa nova realidade”, afirmou.

O empresário ainda destaca que soluções como a GPR School tem melhor custo-benefício do que as soluções tradicionais. “É mais barato a implantação do controle de acesso por reconhecimento facial do que arcar com os custos da produção de carteirinhas para uma grande quantidade de alunos, por exemplo. Além disso, o reconhecimento facial evita fraudes e diminui as chances de os alunos “matarem aula”, destacou.

A solução desenvolvida pela GPR Digital possibilita a integração com equipamentos de detecção de metal, software de gestão administrativa e financeira da escola, gerenciamento do tráfego no estacionamento, controle de acesso a áreas restritas, chamada eletrônica por reconhecimento facial e controle de entrada para os pais ou responsáveis em tempo real, via aplicativo.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp