26/05/2022 às 09h27min - Atualizada em 30/05/2022 às 00h10min

Evento discute a atuação feminina no espaço político

O debate, que acontece hoje, visa discutir a participação e inclusão feminina em processos decisórios, os desafios encontrados por mulheres na política e em espaços de poder e a busca por um mercado de trabalho mais equilibrado e acessível

SALA DA NOTÍCIA Divulgação
Abrig discute a atuação feminina no espaço político em evento nesta quinta-feira

A Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (Abrig), em conjunto com o seu Comitê de Mulheres, realiza nesta quinta-feira (26) uma palestra sobre Liderança Feminina. O evento será gratuito, a partir das 14h, no Auditório Evandro Lins e Silva - CFOAB, em Brasília.

O debate visa a abordar temas pertinentes, como a participação e inclusão feminina em processos decisórios, os desafios encontrados por mulheres na política e em espaços de poder e a busca por um mercado de trabalho mais equilibrado e acessível.

Para falar sobre essas e outras temáticas, o evento contará com as participações de Ilana Trombka, diretora-geral do Senado Federal; Julianna Sesconetto, assessora-chefe do Gabinete do Diretor-Geral do TSE; Nailah Neves, doutoranda em Sociologia e diretora de Pesquisa da ONG Elas no Poder; e, ainda, Bianca Silva, advogada especializada eleitoralista e pesquisadora do Observatório de Violência Política contra a Mulher.

A palestra propõe-se a incentivar reflexões acerca dos temas que também serão parte do programa do curso "Liderança Feminina - defesa de interesse e atuação da mulher no espaço político", também organizado pela Abrig.

Em formato on-line, o curso será ministrado aos sábados, nos dias 28 de maio, 04, 11 e 18 de junho. Com a proposta de tornar o conteúdo interativo e dar espaço para mais mulheres, cada aula será regida por uma professora diferente. As profissionais irão trazer conceitos práticos, exemplos e caminhos viáveis e úteis para contribuir na preparação dos alunos para a realização da atividade de defesa de interesse. O conteúdo será útil também para outras funções realizadas no ambiente político, como assessoria legislativa e no Executivo nacional ou subnacional.

O cronograma de aulas contará com a participação da coordenadora do Comitê Abrig Mulher, Francine Moor, e da cientista política Noemi Araújo, que vão ministrar a aula sobre “Ser mulher e a política”. Josiara Diniz, assessora de Orçamento Público e Processo Legislativo do Senado Federal, apresentará o módulo “Democracia e estruturas políticas: quais são as vias de ação”. Roberta Rios, atual gerente de Políticas Públicas e Relações Governamentais do IAB Brasil, vai trazer sua experiência na área e apresentar conceitos práticos e exemplos no módulo sobre “Construção de mandato e carreira e políticas públicas”. Já a coordenadora do Comitê de Regulamentação da Abrig, Beatriz Nóbrega, vai ministrar o módulo “Tomando decisões e criando relações”. Ao final de cada aula, os alunos terão, ainda, uma hora de mentoria com as professoras. Todos os inscritos ganharão de presente 15% de desconto em compras na Livraria Circulares, de Brasília. 

Segundo Francine Moor, o curso “Liderança Feminina – Defesa de interesses e atuação da mulher no espaço político” tem uma característica especial. “Preparamos um curso para suprir uma lacuna comum nas formações na área, que é a inclusão da perspectiva feminina. Não é à toa que as mulheres ainda são minoria no ambiente político e na área de RIG, principalmente nos cargos mais altos. É nesse caminho que o curso vai seguir”, afirma.

Inscreva-se no curso clicando no link: https://bit.ly/3vZMEKz.

Todos os eventos são uma realização Abrig, com a parceria de Pretos e Pretas em RelGov, Dicas - Mulheres em RIG, Instituto Vamos Juntas, Profissão RelGov, A Representativa e Livraria Circulares.

SERVIÇO: Palestra sobre Liderança Feminina
Data: 26/05, às 14h
Local: Auditório Evandro Lins e Silva - CFOAB, em Brasília.

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp