CIDADE NO AR Publicidade 728x90
01/06/2022 às 16h09min - Atualizada em 02/06/2022 às 00h00min

ProColombia reuniu ciclistas, agentes e operadores em evento de cicloturismo

SALA DA NOTÍCIA Rouge Comunicação
https://procolombia.co/
ProColombia
O Ecoturismo e o turismo esportivo ganharam um enorme destaque em meio às novas tendências pós-pandemia. Atualmente, visitantes em todas as partes do mundo estão procurando cada vez mais viagens e experiências focadas no bem-estar, num maior contato com a natureza e em uma vida mais ativa e saudável, o que envolve uma série de esportes como o cicloturismo. Neste sentido, a Colômbia sai na frente.

Não é de hoje que o esporte tem a sua devida importância para a Colômbia, que investe cada dia mais nesta que é uma modalidade olímpica. Infraestrutura não falta. Além do privilégio de contar com regiões montanhosas e desafiadoras voltada aos profissionais que treinam para grandes competições, bem como aos ciclistas amadores que contemplam o esporte e a natureza, o país ainda conta com diversos velódromos oficiais, com capacidade para receber inclusive campeonatos de nível internacional. Competidores como Egan Bernal, Rigoberto Durán, Nairo Quintana, Esteban Chaves e Miguel Angel Lopes são os atuais campeões colombianos de torneios que acontecem ao redor do mundo.

A Colômbia leva o ciclismo a sério também na questão da mobilidade urbana. Nos últimos anos, a capital do país decidiu apostar em ciclovias para melhorar a qualidade de vida da população. Com projetos cicloviários que são destaque no mundo todo, Bogotá tem mais de 550km de ciclovias espalhadas por toda a cidade, que ainda se integram com o transporte público.

A topografia do país tem cinco pisos térmicos, com percursos que se iniciam acima do nível do mar e podem terminar em altitudes elevadas que requerem um bom desempenho. E tudo isso pode ser feito apreciando as formidáveis ​​paisagens da Colômbia, o país mais biodiverso por metro quadrado do mundo. Todo esse potencial se reflete nesta estratégia, na qual a ProColombia está trabalhando há meses e que responde à necessidade de mostrar o que torna a Colômbia um destino de classe mundial para o cicloturismo.

É neste embalo da importância do ciclismo para o país que a ProColombia promoveu, no último fim de semana, no estado de São Paulo, a iniciativa “Pedale na Colômbia”, uma oportunidade para reunir ciclistas amadores e profissionais, além de agentes e operadores de viagens especializados em pacotes focados justamente em experiências esportivas. O evento recebeu cerca de 200 ciclistas, além de parte do trade, com objetivo de apresentar a oferta turística da Colômbia para este nicho.

O treino teve como base as instalações da Bike for Life Park, localizado em Morro Branco, em Pirapora do Bom Jesus, a cerca de 50km da capital, e começou bem cedo, às 06h30, com saídas de acordo com cada assessoria. Houve ainda um grupo aberto saindo às 07h, em ritmo leve, até a cidade de Cabreúva (ida e volta). Às 10h30, os ciclistas retornaram à Bike for Life Park, onde puderam aproveitar um delicioso café da manhã e até a uma massagem, oferecidos pela parceira Copa Airlines. Houve ainda a realização de sorteios de pacotes, passagem aérea e mais brindes.

"Esta é uma excelente oportunidade para compartilhamos nossa paixão e toda a infraestrutura de cicloturismo para o mercado brasileiro. O Brasil é um país continental, com uma demanda grande para turismo esportivo, e São Paulo é o principal mercado emissor de viajantes, logo não havia local mais oportuno para reunirmos agentes, operadores e apaixonados pelo cicloturismo para apresentarmos todas as novidades e o potencial da Colômbia para o esporte", disse Nicolás Casasfranco, cônsul comercial da Colômbia no Brasil e Diretor Geral da ProColombia Brasil.

Destaque para as marcas colombianas de roupas esportivas que vieram ao evento em São Paulo divulgar seus produtos, deixando claro que a Colômbia tem uma indústria muito bem desenvolvida e completa em torno do ciclismo. O “Pedale na Colômbia contou ainda com apoio de Eleven, Morelife, Bio Racer Speedwear, Colombia Cycling, HighForce, Intrepid, Escalera CC, Laguens Race Fit, Lulu 5 e Special Trip.

Os melhores destinos da Colômbia para ciclismo

Durante o evento, a ProColombia aproveitou para divulgar as experiências únicas e inesquecíveis que o país oferece em cicloturismo.  O material que pode ser conferido através do link (https://colombia.travel/sites/default/files/2021-08/the-top-cycling-destination.pdf), é dividido em cinco capítulos, que destacam os motivos, os equipamentos e as regiões mais especiais relacionadas ao cicloturismo.

O primeiro capítulo desbrava o país ao destacar a infraestrutura, a história de ciclistas independentes, os operadores locais de ciclismo e o conhecimento sobre o esporte. Neste caso, é preciso destacar que a Colômbia conta com diferentes pisos térmicos durante um passeio de bicicleta. Isto permite que os ciclistas percorram diferentes altitudes, necessitando de um treinamento exigente se assim for necessário. É o aso da região de Altas das Letras, considerada a subida mais longa do mundo com 80 quilômetros de extensão.

O segundo aborda os equipamentos essenciais para cada estilo de cicloturismo. O terceiro capítulo apresenta a região dos Andes colombianos ocidentais, onde é cultivado boa parte do tradicional café colombiano.

O quarto capítulo chega a Andes colombianos orientais, planalto que varia de 2.500 metros a 4.000 metros acima do nível do mar. O Altiplano também é uma das regiões historicamente mais significativas da Colômbia, onde viajantes podem encontrar antigos sítios arqueológicos.

O quinto e último capítulo aborda a 'Eterna Primavera' nos Andes colombianos ocidentais, mais precisamente no montanhoso departamento de Antioquia, na região noroeste da Colômbia, com densa floresta andina envolvendo aldeias encantadoras e selvas úmidas do Pacífico, dando lugar às florestas secas do vale do rio Cauca

Sobre a ProColombia
Como parte do Governo e do Ministério de Comércio, Indústria e Turismo da Colômbia, a ProColombia trabalha para promover o país como sendo um destino líder para o investimento estrangeiro direto, para o turismo internacional e como um fornecedor de patamar mundial de exportações não mineradoras.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp