02/06/2022 às 13h38min - Atualizada em 02/06/2022 às 14h01min

Ação contra roubo de cargas prende sete pessoas no interior paulista

Investigação da PF e do Ministério Público que resultou na Operação Rapina durou um ano e meio. Além das 7 prisões feitas hoje, foram apreendidos celulares e computadores.

agenciabrasil.ebc.com.br/rss/justica
https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2022-06/acao-contra-roubo-de-cargas-prende-sete-pessoas-no-interior-paulista

A Polícia Federal (PF) prendeu, nesta quinta-feira (2), oito integrantes de uma quadrilha especializada em roubo de cargas em rodovias do interior paulista, principalmente na região de Campinas. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão de celulares e computadores que serão analisados para dar continuidade às investigações.



A investigação que culminou na Operação Rapina foi realizada em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Estado de São Paulo (MPSP), durou cerca de um ano e meio e identificou ao menos nove roubos de cargas de cerveja, agrotóxicos e polietileno, realizados pelo grupo entre julho de 2020 e março de 2022 na região de Campinas.



De acordo com o delegado Edson Geraldo de Souza, chefe da Delegacia da PF no município, as ações foram realizadas por meio de um grupo específico para investigar roubos de carga, montado e dezembro de 2021. Essa foi a primeira operação do grupo, que atuará em todo o Brasil.



“Tem aumentado muito o número de roubos de carga, que é um crime com forte impacto social e econômico, porque implica encarecimento dos produtos, do transporte, do frete e do seguro. A região de Campinas é o epicentro do estado de São Paulo pela concentração de empresas e do mercado varejista e atacado e, por isso, tem sofrido muito com isso. A formação do grupo acelerou as investigações e trouxe esse resultado exitoso”, disse Souza.



O delegado ressaltou que agora a PF está trabalhando para identificar quem são os integrantes das quadrilhas, qual a forma de operar e quais as empresas envolvidas nos atos criminosos. “A partir disso, então, pretendemos multiplicar as operações.”



De acordo com o delegado federal Fernando Augusto Battaus, a quadrilha é bem conhecida das autoridades policiais da região e, com base na análise pericial das cargas apreendidas, será possível saber quem são os receptadores.



“Eles abordam o motorista do caminhão no posto de combustível, o mesmo na estrada. Eles abordam o caminhoneiro, obrigam a encostar e tem outro caminhão para onde é feito o transbordo da carga. O destino são os receptadores que encomendam o roubo e para quem a carga é entregue rapidamente”, explicou.



Os mandados de prisão, busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Campinas, Monte Mor e Sumaré.




Fonte: https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2022-06/acao-contra-roubo-de-cargas-prende-sete-pessoas-no-interior-paulista
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp