CIDADE NO AR Publicidade 728x90
02/06/2022 às 17h20min - Atualizada em 03/06/2022 às 00h10min

BASF lança Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão para Advogados Externos Globais

Com base em resultados obtidos na América do Norte, a BASF expandiu seu Programa de Diversidade, Equidade e Inclusão de Advogados Externos para incluir empresas globais e regionais em suas regiões adicionais da Ásia-Pacífico, Europa, Oriente Médio, África e América do Sul

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de Comunicação da BASF
Divulgação
Adotar uma abordagem científica baseada em dados para aumentar as oportunidades para mulheres e advogados de diversas origens faz parte da estratégia de Diversidade e Inclusão da BASF. Para a BASF, seu propósito de “Criar Química para um Futuro Sustentável” estende-se às equipes jurídicas externas da companhia, nas quais dados, responsabilidade e ação são os catalisadores por trás de aumentos impressionantes nas oportunidades para advogados de grupos de áreas demográficas sub-representadas. 

Em 2016, o então Head Jurídico da BASF para a América do Norte, Matt Lepore, e a então responsável pelos litígios da companhia nos Estados Unidos e consequentemente pela contratação de escritórios externos de advocacia, Sneha Desai, desenvolveram uma nova abordagem para abordar a Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) para seus advogados externos na América do Norte. O Departamento Jurídico já estava abordando internamente a DEI com bons resultados, e ficou cada vez mais claro que havia uma incompatibilidade entre a equipe interna e as equipes de advogados externos que os apoiavam em termos de diversidade.  Lepore e Desai sabiam que, além do imperativo moral, a diversidade era boa para os negócios.  É indiscutível que equipes diversas superam significativamente as equipes não-diversas, vencem com mais frequência e cometem menos erros de decisão.  Dessa forma, decidiram expandir seu foco para todas as equipes jurídicas que apoiam a BASF, interna e externamente. 

O objetivo era ter um programa que fosse exclusivo para a BASF e de seus parceiros e que servisse como agente de mudança, não de punição.  Eles encontraram uma empresa de consultoria de análise de dados, a Parker Analytics e uniram forças para desenvolver seu Programa DEI de Advogados Externos, que analisaria a diversidade, a equidade e a inclusão de dados de provedores de serviços jurídicos externos. Os resultados das análises seriam aproveitados para criar oportunidades mais equitativas para mulheres e advogados de grupos demográficos subrepresentados; especificamente, oportunidades de ocupar cargos de liderança, atuar como parceiros de relacionamento da BASF e trabalhar em assuntos da companhia. 

A abordagem do programa orientada por dados funcionou. Desde o início do Programa nos Estados Unidos e Canadá, o número de parceiros diversos de relacionamento em assuntos da BASF mais que dobrou e a parcela de representação diversificada em posições de liderança nos escritórios contratados pela BASF aumentou 9% no geral.  A participação do trabalho realizado para a BASF por associados negros aumentou 46% e o trabalho realizado por mulheres associadas aumentou 28%. O trabalho realizado por sócias mulheres aumentou 24% e o trabalho realizado por sócios negros aumentou 11%.  As empresas também receberam trabalhos baseados em parte na diversidade de suas equipes propostas.     

A chefe global de Diversidade e Inclusão do Hogan Lovells, um dos escritórios do Painel Global de parceiros da BASF, Bendita Cynthia Malakia, atribui o sucesso do Programa à sua confiança em dados e à transparência que impulsiona a ação: “A eficácia do programa BASF é que ele fornece itens de ação concretos e mensuráveis que são fundamentados nos dados da empresa. Isso promove a inovação e facilita conversas significativas para aprofundar a DEI dentro do escritório em todas as nossas jurisdições, incluindo aquelas em que essas métricas normalmente não são buscadas. Esse programa é um catalisador que permite que o Hogan Lovells impulsione ainda mais o DEI na empresa, ao mesmo tempo em que demonstra à BASF que estamos ouvindo e queremos cumprir seus objetivos de DEI.”

O Programa DEI da BASF se torna global

Lepore foi nomeado General Counsel da companhia, em maio de 2021 e, rapidamente, anunciou o desejo de tornar global o programa norte-americano. Ele pediu a Desai para fazer parceria com o Chefe Global de Operações Jurídicas do Departamento Jurídico, Andreas Vosskamp, para desenvolver um programa que funcionasse nas diferentes regiões: Ásia-Pacífico, Europa, Oriente Médio, África e América do Sul.  Ao avaliar o programa, perceberam que nem todas as ações funcionavam em todos os mercados, então a equipe precisou reavaliar certos aspectos do modelo norte-americano e mis uma vez, fizeram parceria com a consultoria Parker.

Em janeiro de 2022, a BASF lançou com sucesso o Programa DEI de Advogados Externos Globais.  Consistente com sua fundação nos EUA, a abordagem é intencionalmente orientada por dados e para a ação, a fim de transmitir às empresas participantes que o DEI é uma prioridade estratégica fundamental para a BASF. 

“Valorizar a Diversidade e promover a inclusão fazem parte da estratégia da BASF na sua relação com colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores, comunidades e outros públicos de relacionamento. É muito gratificante ver a evolução desse tema dentro da área Jurídica e como podemos apoiar nossos parceiros na construção de uma sociedade mais inclusiva e diversa”, André Oliveira, Diretor Jurídico e Chief Compliance Officer da BASF

Para promover os objetivos acima, o Programa DEI de Advogados Externos Globais da BASF atualmente espera o seguinte de seu painel e de outras empresas-chave selecionadas:
  • Conclusão da Pesquisa DEI Global da BASF uma vez por ano e a análise conjunta do Índice de Diversidade Global derivado dessa pesquisa. 
  • Empenho em prol de um aumento constante e sustentado do número total de advogados com formação diversa dentro dos escritórios de advocacia contratados pela BASF.
  • Demonstração de compromisso com a retenção e a promoção de advogados com formação diversificada.
  • Parceria com a BASF para treinar e orientar diversos advogados para que eles tenham a oportunidade de exposição significativa ao cliente (por exemplo, secondments, eventos de treinamento etc.). 

Os dados coletados durante a Pesquisa DEI Global da BASF são, com o apoio da Parker Analytics, analisados e integrados nas pontuações regionais e globais das empresas participantes, que também mostram a situação do DEI dos escritórios, em comparação com as outros que responderam à pesquisa e pontos de referência nos mercados jurídicos regionais ou locais. As pontuações finais do DEI serão fornecidas e discutidas com as empresas em verificações regulares como parte das reuniões gerais de desempenho e relacionamento.

Benjamin Parameswaran, Head da filial alemã do escritório DLA Piper e um dos parceiros globais de relacionamento com clientes da empresa para a BASF, comentou: “A BASF está na vanguarda com seu Programa DEI Global. A mudança positiva na representação do DEI que a BASF está realizando dentro de sua própria organização, juntamente com uma abordagem direta e colaborativa do DEI com os escritórios de advocacia, é uma prova de seu compromisso em mudar o status quo. O DLA Piper orgulha-se de trabalhar com a BASF nesta abordagem ponderada, transparente e dinâmica para a DEI, na qual a diversidade na comunidade jurídica não é vista como uma exceção ou uma reflexão tardia, mas como uma das principais prioridades de tomada de decisão entre as equipes jurídicas e os negócios mais amplos para todos.”
 
Dado que o sucesso passado é o melhor preditor de sucesso futuro, a BASF espera comunicar os resultados positivos do Programa Global com a mesma transparência e orientação para a ação que impulsionou o sucesso do Programa nos EUA. Lepore reflete sobre seus seis anos de experiência com o Programa dos EUA, acrescentando: “Uma mudança dessa magnitude não é possível sem a parceria com nossos valiosos e inovadores escritórios de advocacia. Reconheço com profunda gratidão pessoal e profissional os escritórios de advocacia comprometidos em colaborar com a BASF para a equidade na profissão de advogado.”

O Programa DEI de Advogados Externos Globais foi desenvolvido pela equipe global de Gestão de Advogados Externos da BASF, liderada por Vosskamp (Alemanha) e Desai (EUA), sob a liderança do projeto de Clemens Hartmann, com Heike Weber, Svetlana Shelepina (toda a Alemanha), Sarah Zhao (Hong Kong) e Julio Meletti (Brasil).

O Programa DEI de Advogados Externos Globais da BASF complementa o forte foco e os esforços de Jurídico, Conformidade & Seguros da BASF em DEI com um grupo DEI dedicado liderado por Caroline Onyango-Dyregaard (Dinamarca).

As empresas participantes da Pesquisa DEI Global da BASF são:

Globalmente (empresas do painel):
Dentons
DLA Piper
Freshfields
Hogan Lovells
Mayer Brown

E.U.A./Canadá
Baker Botts LLP
Beveridge & Diamond
Bressler Amery and Ross
Dentons Canada LLP
Faegre Drinker
Fasken
Gowling WLG
Kirkland & Ellis LLP
King & Spalding
Lowenstein Sandler LLP
Reed Smith
Morgan Lewis
Weil Gotshal & Manges LLP

Europe:
Osborne Clarke (Germany, UK)
Rittershaus (Germany)
Schellenberg (Switzerland)

South America:
Pinheiro Neto Advogados (Brazil)
Veirano Advogados (Brazil)

APAC:
King & Wood Mallesons (China)
Lee&Li (Taiwan)
About

Sobre a BASF
Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Mais de 111.000 colaboradores do Grupo BASF contribuem para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio está organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções Industriais, Tecnologias de Superfície, Nutrição e Cuidados e Soluções Agrícolas. A BASF gerou vendas de € 78,6 bilhões em 2021. As ações da BASF estão listadas na Bolsa de Valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Mais informações em www.basf.com

Informações para a imprensa:     
Uma imagem contendo Texto    Descrição gerada automaticamente

Uma imagem contendo Texto Descrição gerada automaticamente


Carlos Nascimento
Erika Borges
Ana Cláudia Araújo
[email protected]
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp