03/06/2022 às 13h55min - Atualizada em 04/06/2022 às 00h10min

Mobilizar para transformar: projeto Heróis em Ação leva conceitos de cidadania a crianças e jovens em Heliópolis

Iniciativa da Evoluir, com patrocínio da Unilever e parceria com a UNAS, inclui a capacitação de cerca de 30 educadores na metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos e na estratégia pedagógica a partir da gamificação com a garotada para gerar intervenções socioambientais e culturais relevantes para a comunidade

SALA DA NOTÍCIA Agência Fibra
Divulgação: UNAS Heliópolis e Região

Ensinar que cada um pode ser um agente de transformação positiva em seu próprio território, fomentando a criatividade, o protagonismo e o trabalho em equipe em prol de um objetivo coletivo maior. Tudo de maneira lúdica, onde a garotada aprende se divertindo. Esses são os objetivos do projeto Heróis em Ação, que começa este mês na região de Heliópolis, em São Paulo (SP).

Implementada pela Evoluir, com o patrocínio da Unilever, apoio da UNAS (União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região) e parcerias locais, como a com o Instituto Baccarelli, a iniciativa abrange duas frentes de atuação: capacitação de educadores sociais na metodologia da Aprendizagem Baseada em Projetos e a condução de uma estratégia pedagógica dessa metodologia a partir da gamificação com crianças e jovens, para que realizem intervenções e divulgações em torno de uma causa que faça sentido em seu território para mobilizar a comunidade.

Unindo Aprendizagem Baseada em Projetos e gamificação, os conceitos do Heróis em Ação são transmitidos por meio de um divertido jogo de narrativa (RPG), inspirado no livro da Editora Evoluir “Lá Onde Eu Moro”, de Babi Dias & Victor Peres e Perez.

Tudo começa com um chamado feito pela personagem do livro Babi, onde os heróis -- crianças e jovens participantes do projeto - são convidados para uma aventura que agrega linguagem, mídias e território para mobilizar pessoas em torno de causas socioambientais e culturais importantes para suas localidades. Reunidos em grupos, as chamadas ligas, eles deverão cumprir desafios em sete diferentes estações para alcançar a meta final, sob a orientação dos educadores de campo do projeto. As últimas etapas são a exposição das ações realizadas e o planejamento para a continuidade das ações nos próximos anos, com inspiração nas iniciativas já realizadas.

“A capacitação dos educadores sociais em Heliópolis tem o objetivo de possibilitar sua atuação como multiplicadores dessa metodologia junto às suas instituições, envolvendo oito encontros de formação”, explica Taciana Begalli, coordenadora do projeto na Evoluir. “Todos também receberão os materiais necessários para que possam conduzir atividades a partir da metodologia proposta”, acrescenta. “Ao mesmo tempo, nossos educadores em campo irão ‘jogar’ o Heróis em Ação com quatro grupos de jovens em situação de vulnerabilidade na região, preparando o desenvolvimento das intervenções e das ferramentas de comunicação que vão ajudar a chamar atenção para as causas escolhidas, em um encontro semanal por grupo”, revela.

“No encerramento, previsto para o mês de novembro, teremos a exposição de tudo o que as ligas produziram, em formato físico por sete dias e de maneira virtual por 30 dias”. A coordenadora da Evoluir informa ainda que os integrantes desses grupos receberão também uma bolsa incentivo durante a execução do projeto.

“Estamos muito animados para, ao final dessa trilha de aprendizagem, ver as soluções criadas por cada jovem do projeto para problemas e desafios que nossa comunidade enfrenta. Agradecemos a Unilever e a Evoluir por acreditarem na juventude de Heliópolis e investirem nessa iniciativa” ressalta a Presidenta da UNAS, Cleide Alves.

Para o Instituto Baccarelli, participar do Heróis em Ação é, além de fomentar o pensamento empreendedor desde cedo, ampliar o alcance da transformação social que o Instituto promove por meio de parcerias com novas iniciativas comunitárias. “Estamos felizes com esta oportunidade que a Unilever, nossa patrocinadora máster, e a UNAS, estão nos proporcionando. Esperamos que seja a primeira de muitas edições deste projeto!”, comemora Maurício Cruz, gerente de desenvolvimento institucional do Instituto Baccarelli.

De acordo com a head de Assuntos Corporativos, Governamentais e Sustentabilidade da Unilever, Suelma Rosa, a empresa está engajada no apoio e no desenvolvimento de projetos que impulsionem o impacto social positivo, além do crescimento sustentável. “Entendemos que, quanto mais envolvidas e mais informações as pessoas tenham, as práticas para um mundo melhor ficam mais fáceis. O Projeto Heróis em Ação vem para ajudar a pavimentar esse caminho, sendo um agente de transformação muito poderoso para as crianças. Estamos muito felizes em poder fazer parte desse projeto e juntar a criatividade e o ensinamento lúdico para conscientizar, desde cedo, as pessoas a cuidarem da saúde do planeta”.

Sobre o Heróis em Ação

O projeto Heróis em Ação é realizado através de um jogo colaborativo, com o objetivo de capacitar educadores, transformar jovens/adolescentes participantes e valorizar seus territórios, cultura e identidade local. A missão de cada grupo (liga) é realizar uma mudança positiva onde os jogadores moram, sendo que as ligas devem cumprir os desafios de cada estação do jogo para alcançar a meta final. Programa sociocultural aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, seu conteúdo está alinhado às habilidades e competências previstas na Base Nacional Comum Curricular.
 

Sobre a Unilever

A Unilever é uma das líderes mundiais em produtos de Beleza & Cuidados Pessoais, Cuidados com a Casa e Alimentos, com produtos vendidos em mais de 190 países para 2,5 bilhões de consumidores por dia. A companhia tem 149 mil funcionários e alcançou € 50,7 bilhões em vendas no ano de 2020. Mais da metade de seus negócios está em mercados emergentes e em desenvolvimento. As mais de 400 marcas da Unilever, dentre as quais estão Dove, Knorr, OMO, Rexona, Hellmann’s, Kibon, Lux, Magnum e Axe, e mais recentes como Love Beauty & Planet, Sétima Geração e The Vegetarian Butcher, são encontradas no mundo todo. No Brasil, a Unilever está há 92 anos. Embora ainda haja muito mais a fazer, a Unilever se orgulha do reconhecimento, em 2020, como líder do setor no Índice Dow Jones de Sustentabilidade e como empresa com a melhor classificação na pesquisa Líderes 2021 da GlobeScan e SustainAbility, pelo 11º ano consecutivo. Para mais informações, visite o site clicando aqui.

Sobre a Evoluir

A Evoluir é uma empresa que gera valor e impacto social por meio de iniciativas educacionais, culturais e socioambientais na perspectiva da Educação Integral. Possui mais de 20 anos de experiência em investimento social privado e auxilia empresas a realizarem suas ações e estratégias sociais de forma segura e eficiente. Com atuação em âmbito nacional e internacional a empresa atua por meio de prestação de serviços, editais e leis de incentivo à cultura. Acredita na educação como força para transformação e torna esse ideal em realidade por meio de projetos especiais, assessoria pedagógica e produção de conteúdo direcionado. Saiba mais clicando aqui.


 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp