03/06/2022 às 15h01min - Atualizada em 04/06/2022 às 00h10min

Lideranças apoiadas pelo projeto ESTAMOS PRONTAS participam do encontro Quilombo no Parlamento

Participam as pré-candidatas a Deputada Estadual Carmen Silva (PSB), de São Paulo; Rafaela Albergaria (PT), do Rio de Janeiro; Lucilene Kalunga (PSB), de Goiás; Ana Cleia Kika (PT), do Tocantins; Lauana Chantal, Juhlia Santos e Tainá Rosa, integrantes da chapa coletiva Mulheres Negras Sim (PSOL), de Minas Gerais; e Professora Bartô (PT), do Mato Grosso do Sul.

SALA DA NOTÍCIA Adriane Primo

Na próxima segunda-feira (06) a Coalizão Negra por Direitos lança Quilombo nos Parlamentos, inciativa de apoio a mais de 50 pré-candidaturas de pessoas ligadas ao movimento negro que concorrerão a cargos no Congresso Nacional e nas Assembleias Legislativas por todo território nacional.

O encontro reúne lideranças comprometidas com a pauta do movimento negro e que pretendem ocupar a política institucional nas eleições de 2022, a fim de reduzir o hiato de representatividade no poder legislativo e contribuir para um projeto de país alinhado à luta antirracista.

Na ocasião, estarão presentes as lideranças apoiadas pelo projeto ESTAMOS PRONTAS, parceria entre o Instituto Marielle Franco e movimento Mulheres Negras Decidem. Entre elas, Carmen Silva (PSB), de São Paulo; Rafaela Albergaria (PT), do Rio de Janeiro; Lucilene Kalunga (PSB), de Goiás;  Ana Cleia Kika (PT), do Tocantins; Lauana Chantal, Juhlia Santos e Tainá Rosa, integrantes da chapa coletiva Mulheres Negras Sim (PSOL), de Minas Gerais; e Professora Bartô (PT), de Mato Grosso do Sul.

As lideranças do ESTAMOS PRONTAS participam desde abril de um Ciclo de Desenvolvimento Formativo, que tem como objetivo fortalecer suas habilidades e conexões coletivas a partir de temáticas essenciais ao processo eleitoral brasileiro e ao legado histórico da participação de mulheres negras na política institucional. A iniciativa conta ainda com a contribuição estratégica do Instituto de Referência Negra Peregum. 

Para Ana Cleia Kika (PT), pré-candidata a Deputada Estadual do Tocantins, o encontro será uma oportunidade valiosa de representar muitos projetos que está envolvida, e fortalecer sua pré-campanha ainda ameaçada pelo partido que não enxerga sua potência enquanto liderança forte para pleitear uma vaga no legislativo.

“Eu estou muito feliz com o convite. Acho que minha participação nesse evento vai trazer ainda mais visibilidade da nossa luta e da história dentro do estado, porque eu não estarei só por mim, mas representando  muitos movimentos que faço parte e muitas mulheres negras que, assim como eu, tem trabalhado para mudar a política institucional e que muitas vezes não tem o devido reconhecimento dentro do partido”, diz.

Lucilene Kalunga (PSB), pré-candidata à Deputada Estadual de Goiás, acredita que atos como este fortalecem a rede e a existência de lideranças como ela que há anos desempenham trabalhos nas comunidades quilombolas. 

“Eu considero muito importante qualquer tipo de ação - nacional ou estadual - que dê visibilidade e voz para as comunidades tradicionais, no caso nós quilombolas. [Agora] tendo a oportunidade de se envolver cada vez mais no processo democrático político-eleitoral, nos colocando como pré-candidatas. Para nós, será uma grande vitrine para os trabalhos que nós desenvolvemos, seja partidário ou social”, afirma.  

O evento acontece na Ocupação Nove de Julho, em São Paulo, e conta ainda com a participação de figuras emblemáticas do movimento negro brasileiro, como  Sueli Carneiro, Helio Santos, Cida Bento, Milton Barbosa, Nilma Bentes e Monica Oliveira, dentre outros. 

 
Conheça todas as lideranças que fazem parte do projeto ESTAMOS PRONTAS em estamosprontas.org 

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp