03/06/2022 às 17h15min - Atualizada em 05/06/2022 às 00h00min

5 dicas para economizar gasolina

Consultor automotivo cadastrado no GetNinjas ensina maneiras de poupar seu bolso

SALA DA NOTÍCIA Assessoria
Foto: divulgação
Com a alta da gasolina, andar com o próprio carro tornou-se quase um privilégio para alguns brasileiros. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), do início do ano de 2021 a abril de 2022, houve um aumento de 31,22% no valor da gasolina. Aos que não abrem mão do conforto e segurança do próprio veículo, o jeito é aprender a economizar. Pensando em ajudar os motoristas, Thiago Chagas, consultor automotivo da mecânica Ricardo Kotaba, empresa cadastrada no GetNinjas, maior aplicativo de contratação de serviços do Brasil, elencou algumas dicas sobre o assunto. Confira: 
 
Manutenção:   
Deixar a manutenção para depois pode resultar em diversos problemas, além de impactar no consumo de combustível do automóvel. Segundo Tiago, sem a devida revisão, contratempos como o filtro de ar entupido/sujo, velas desgastadas e corpo de borboleta desregulado/sujo fazem com que o motorista gaste mais no posto de combustível.
 
 GNV vs Combustível:
Com o aumento do preço do combustível, há motoristas que consideram a conversão para GNV (Gás Natural Veicular). Mas antes de se decidir, Tiago diz que diversos aspectos devem ser levados em conta, tais como a forma de uso do carro e a quilometragem que o automóvel roda. “No caso de carros que fazem curtas distâncias, eu desaconselho a instalação do GNV; não só pelo preço do kit, mas também pelo desgaste que o motor sofre com a mudança, apesar de tal problema ter diminuído com o avanço tecnológico dos sistemas GNVs mais recentes. Para a pessoa recuperar o investimento do kit, ela terá que rodar muito por semana/mês, então para motoristas de aplicativo pode ser interessante”, explica o especialista.   
 
Pneus:

Atenção a calibragem do seu pneu. “Um item de suma importância para a economia de combustível é a pressão correta dos pneus. Pneus muito cheios ou vazios influenciam diretamente na pilotagem do automóvel, na segurança dos passageiros e no consumo de combustível. Sendo assim, é recomendado que, ao abastecer o carro, se dê uma atenção à calibragem”, aconselha Tiago. 
 
Quantidade de combustível:
Ao contrário do que se imagina, rodar com o tanque vazio ou cheio não influencia diretamente no consumo de gasolina. De qualquer forma, não é recomendável trafegar com o tanque “na reserva”, pois isso pode prejudicar o funcionamento da bomba. Sendo assim, o ideal é que o motorista transite com, no mínimo, ¼ de combustível.   
 
O barato pode sair caro:
Atente-se a combustíveis muito baratos, além de todos os problemas que a gasolina adulterada causa, este tipo de “combustível” também faz com que o motorista gaste mais com o abastecimento. Segundo Tiago, a gasolina adulterada é consumida de forma mais rápida e não há a queima ideal. Ao notar essa “queima errada”, o sensor de oxigênio manda sinal para que mais combustível seja injetado, a fim de impulsionar a explosão.
 
No GetNinjas, é possível encontrar mais de 500 tipos de serviços, que são oferecidos por mais de 4,1 milhões de profissionais cadastrados na plataforma, entre eles, profissionais como, mecânicos, guincho, auto elétrico e entre outros.

Para mais informações sobre a contratação de serviços, acesse o site ou aplicativo do GetNinjas, selecione a categoria desejada e detalhe o tipo de serviço que necessita, tudo de forma gratuita. Após isso, é só aguardar o contato de até quatro profissionais, que irão te procurar por meio do e-mail ou telefone que foi disponibilizado, para realizar a negociação diretamente com o especialista e escolher qual deles pode atender melhor a sua solicitação.


Sobre o GetNinjas
Disponível nas plataformas digitais - Android, iOS e web, o GetNinjas é um aplicativo de serviços que conecta profissionais a potenciais clientes em todo o Brasil, listado no Novo Mercado da B3 (NINJ3). Em 2022, a companhia venceu o Prêmio Consumidor Moderno, no segmento Serviços de Tecnologia. Em 2021, a empresa foi listada pela Exame Maiores e Melhores 2021 no ranking das empresas do setor de tecnologia, venceu o Prêmio Reclame AQUI na categoria Classificados e foi eleita Top3 do iBest 2021, como Melhores do Brasil em Economia Colaborativa. Além disso, foi eleita pela Forbes Brasil como uma das empresas mais promissoras do país em 2017. Possui mais de 500 tipos de serviços disponíveis em todo o território brasileiro, que são realizados por 4,1 milhões de profissionais cadastrados em diversas áreas, como reformas, assistência técnica, moda e beleza, serviços domésticos, aulas e eventos, que atendem presencialmente e de forma remota. O GetNinjas foi fundado em 2011 por Eduardo L'Hotellier, que atua como CEO – à frente das operações.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp