10/06/2022 às 15h18min - Atualizada em 12/06/2022 às 00h10min

Pequeníssimas Mãos, atividade do CCBB SP busca estimular a socialização e os sentidos das crianças com meses até 3 anos de idade, por meio da música

Atividade ocorrem com entrada gratuita, aos sábados, das 14h às 14h30

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
Uma experiência lúdica de musicalização, voltada para crianças entre 0 e 3 anos e suas famílias. Em síntese, esta é a proposta da atividade Pequeníssimas Mãos, que o Programa Educativo do Centro Cultural do Banco do Brasil em São Paulo realiza durante o mês de junho, sempre aos sábados, das 14h às 14h30, com entrada gratuita.

Durante os encontros, a equipe do Programa Educativo do CCBB SP buscará, por meio de atividades de musicalização, brincadeiras ou vivências, estimular a motricidade ampla e fina e desenvolver a consciência corporal, a socialização e os sentidos dos participantes. Vale ressaltar que a atividade é um desdobramento do projeto Pequenas Mãos, com proposta semelhante, mas voltado para crianças acima de 3 anos.

A proposta do Pequeníssimas Mãos parte do desejo de ampliar os estímulos na primeiríssima infância, ou seja, crianças de 0 a 3 anos que estejam acompanhados de suas famílias. Nesse encontro, são valorizados os primeiros gestos, os primeiros toques e as primeiras referências do contato com o mundo a partir de recursos sensoriais.
 
Quebra-Cabeças e Instrumentos - Os pequenos e suas famílias podem brincar com um quebra-cabeças ampliado com peças diversas, que apresentam sons e texturas diferentes e que convidam as crianças a experimentarem atividades e descobrirem as potências de suas pequeníssimas mãos. A cada movimentação no jogo aparecem novas possibilidades de experimentar o mundo que se revela.

Já na parte musical, as crianças podem interagir com chocalhos feitos com almofadas, que emitem diferentes sons, dependendo da quantidade de grãos utilizados dentro de cada uma delas. Desta maneira, os chocalhos com arroz integral, por exemplo, emitem sons mais estridentes, enquanto os preenchidos com milho cru produzem sonoridade mais grave.

Ao mesmo tempo, os educadores do Programa Educativo do CCBB SP acompanham a atividade com flautas e violões, que respondem de maneira musical aos estímulos sonoros provocados nas crianças, encaixando-se em diferentes ritmos. Os pais e mães não ficam de fora, também podendo participar com instrumentos como triângulo, atabaque, agogô, pandeiros.

Serviço
CCBB Educativo – Pequeníssimas Mãos
Dias: 11, 18 e 25 de junho
Horário: Sábados, das 14h às 14h30
Ingressos disponibilizados pelo site Eventim

Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP
Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228.
Valor: R$ 14 pelo período de até 6 horas. É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.
Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp