13/06/2022 às 17h51min - Atualizada em 13/06/2022 às 17h47min

Colágeno tipo 2 | Saiba para o que serve e seus benefícios

SUAIMPRENSA - cidadenoar.com
Divulgação/Reprodução: Freepik

O colágeno é a proteína mais abundante presente no corpo humano. É uma base de suporte para seus tecidos conjuntivos.

Existem muitos tipos de colágeno no corpo, mas o colágeno tipo II tem um impacto específico na saúde articular.

Essa proteína, na verdade, é composta por vários tipos diferentes de proteínas no corpo que, juntas, fazem colágeno específico para uma área específica e funciona no corpo.

O colágeno tipo 2 (colágeno UC-II) é encontrado principalmente em articulações e cartilagem. Lá, a proteína estrutural proporciona força e suporte e, ao mesmo tempo, elasticidade e resiliência.

Como resultado, o interesse pela suplementação de colágeno tipo II continua a crescer.

Tomar colágeno tipo II pode ajudar a manter os níveis de colágeno do corpo, tornando-o um suplemento ideal para apoiar a saúde e a mobilidade articulares.

Quer saber mais sobre o colágeno UC-II? Confira abaixo sua função e benefícios:

O que é colágeno tipo 2?

O colágeno é encontrado em todo o corpo, onde fornece estrutura e suporte ao tecido conjuntivo. É uma proteína forte que forma tecidos conjuntivos flexíveis em todo o corpo, como pele e cartilagem.

Atua como base de apoio, proporcionando força e elasticidade à pele, ligamentos, tendões, cartilagem e outros tecidos.

Existem mais de dezesseis tipos de colágeno em seu corpo, mas o colágeno tipo II é o tipo mais importante para a saúde de suas articulações.

Como o colágeno é de longe a proteína mais abundante (cerca de 1/4 das proteínas em nosso corpo e 5% do nosso peso!), a taxa em que ele é regenerado é um dos fatores importantes do envelhecimento.

A síntese de colágeno das células de tecido conjuntivo diminui a partir dos 25 anos, depois acelera a partir dos quarenta anos (a uma taxa de cerca de 1% ao ano).

Aos 60 perdemos mais de 35%! Esta é a razão pela qual nossas articulações sofrem e nossa pele é gradualmente danificada.

Para que serve o colágeno tipo 2?

O colágeno tipo 2 é responsável por 50-60% da proteína na cartilagem e 85-90% do colágeno na cartilagem articular.
 
O colágeno UC-II é importante para:
  • Reduzir danos na torção do joelho;
  • Suporte para articulações;
  • Doenças autoimunes das articulações, como artrose autoimune;
  • inflamação das articulações;
  • lesão de cartilagem;
  • Artrite reumatoide.

Como funciona?

Com a idade ou devido ao exercício intensivo, a cartilagem é danificada e os resíduos compostos em grande parte de colágeno se acumularão no fluido sinovial.
 
Esse resíduo causará então uma reação de defesa do sistema imunológico e gerará a síntese de moléculas chamadas "citocinas pró-inflamatórias" cujo objetivo é destruir esse lixo.
 
Essas moléculas podem, infelizmente, continuar sua ação e dar origem à destruição de cartilagem saudável e inflamação.
 
O equilíbrio é então quebrado e os mecanismos de destruição da cartilagem são mais importantes do que os da construção.
 
Ao complementar sua dieta com colágeno, vamos dessensibilizar as defesas específicas e, assim, permitir um retorno ao equilíbrio destruição/construção.
 
Fenômenos inflamatórios seguindo o mesmo caminho, veremos uma diminuição da dor e uma melhora na mobilidade.

Como a suplementação de colágeno tipo II pode ajudar as articulações?

Inflamação é uma parte normal do processo de cura do corpo. Se você tiver uma lesão, moléculas inflamatórias no corpo respondem rapidamente para recrutar as células imunes necessárias para a reparação.
 
No entanto, em certas situações, como tem sido visto com muitas condições articulares, os sinais inflamatórios permanecem sem retorno a um estado normal e saudável de equilíbrio no corpo.
 
Essa regulação da resposta inflamatória pode levar à dor, inchaço, rigidez e até mesmo perda de integridade estrutural nas articulações.
 
A suplementação com colágeno tipo II pode proporcionar alívio de dores ocasionais causadas por uma ampla gama de condições que causam inflamação na área ao redor de uma articulação.
 
O colágeno suplementar tem sido bem estudado por suas contribuições para a saúde conjunta.

Dor articular

Em estudos clínicos envolvendo o bem-estar articular onde mais de 400 pessoas foram recrutadas, a suplementação de colágeno tipo II ajudou a apoiar melhorias no desconforto ocasional, inchaço, rigidez e função articular.

Resultados semelhantes têm sido observados em outros estudos que se concentraram principalmente na função do joelho e na dor.

Um estudo menor descobriu que a suplementação de colágeno apoiava a função articular saudável e a mobilidade que afetavam a capacidade de uma pessoa participar de atividades diárias.

Além disso, outro estudo descobriu que suplementos de colágeno tipo II ajudaram com dor e rigidez no joelho.Também ajudou os participantes a andar ou ficar em pé por períodos mais longos antes de sentir dor.

Reparo conjunto

Além de suportar os sintomas de dor nas articulações ocasionais, suplementos de colágeno tipo II podem suportar o aumento dos condrócitos.
 
Os condrócitos são células que atuam na formação da cartilagem. Esta pode ser uma maneira pela qual o colágeno tipo II pode ajudar a reparar a perda de cartilagem em locais onde foi consumido sob certas condições articulares.
 
Um estudo descobriu que o colágeno ajudou a melhorar o movimento do joelho e permitiu que os sujeitos se exercitassem por mais tempo antes de notar qualquer dor.
 
Outro estudo que analisou indivíduos saudáveis e fisicamente ativos confirmou melhorias na função articular.

Você pode obter colágeno tipo II de comida em sua dieta?

As fontes alimentares do colágeno tipo II incluem caldo ósseo, gelatina, peixe com pele e outras proteínas animais.
 
No entanto, essas fontes de alimentos normalmente não fornecem o suficiente para serem consideradas uma fonte significativa de apoio à saúde conjunta.
 
Os suplementos de colágeno tipo II geralmente vêm de duas formas:
  • não hidrolisados;
  • hidrolisados.
Não hidrolisado significa que o colágeno permanece intacto, o que parece ser mais eficaz para a saúde articular do que o colágeno desnaturado que foi quebrado em unidades menores.
 
Hidrolisado significa que o colágeno foi ligeiramente quebrado para apoiar a absorção, e ainda fornecer benefícios.
 
O colágeno tipo II pode ser tomado oralmente ou topicamente, dependendo do tipo de suporte que você está procurando e como ele afeta suas articulações.
 
O suplemento vem em uma variedade de formas, incluindo cápsulas, comprimidos ou pós.

Colágeno tipo II para apoiar o processo de cura do corpo

O colágeno tipo II pode ajudá-lo a manter suas articulações saudáveis. Se você está procurando uma maneira natural de apoiar a saúde de suas articulações, pode valer a pena considerar suplementos de colágeno tipo II em sua rotina diária para promover a saúde conjunta ao longo do tempo.
 
É importante ressaltar que esses suplementos devem ser utilizados em conjunto com outras opções de tratamento dirigidas pelo seu profissional de saúde; no entanto, de acordo com a pesquisa, adicioná-los pode ser uma maneira eficaz de apoiar as propriedades naturais de cura do seu corpo.
 
Como adquirir o colágeno tipo 2?
Como você pôde ver, o colágeno UC-II pode te promover vários benefícios, caso você tenha se interessado pode adquirir o seu clicando aqui.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp