14/06/2022 às 20h24min - Atualizada em 15/06/2022 às 00h00min

IPEMED AMPLIA SUA ATUAÇÃO NO RIO DE JANEIRO COM NOVA UNIDADE NA BARRA

Instituição especializada em pós-graduação médica alia educação com trabalho social, prestando atendimento gratuito à população em diversas especialidades

SALA DA NOTÍCIA Sheila Aguiar de Albuquerque

Rio de Janeiro, junho de 2022 - Nesta quarta (15/06), a IPEMED, frente de educação continuada da Afya, inaugura unidade na Barra da Tijuca com a oferta de doze cursos de pós-graduação para médicos na modalidade presencial com certificação lato sensu, em diversas áreas de atuação, como, endocrinologia, dermatologia, psiquiatria e nutrologia. Com 2.400 m², a nova unidade ampliará a atuação da IPEMED no Rio, onde já contribuiu para que cerca de 500 médicos possam atuar em especialidades variadas, além de permitir que mais pessoas tenham acesso a atendimento médico especializado de forma gratuita, gerando um impacto social ainda mais relevante para a cidade.
O novo espaço também irá oferecer diversos cursos em áreas, como Dor e Medicina do Estilo de Vida com teoria remota e prática presencial, além de um vasto catálogo de workshops em Dermatologia e cursos 100% remotos com destaque para o novo curso de Pós em Oftalmologia.
Segundo Daniel Mastrangelo, diretor da unidade Rio de Janeiro, a ampliação da unidade, que antes contava com 800 m², materializa o sucesso do modelo de ensino. No ano de 2021, a base do Rio atendeu mais de 3.200 pacientes. Em 2022, com a nova estrutura, mais de 2.200 pessoas já foram atendidas de janeiro a maio, um aumento de 136% em relação ao ano anterior. 
“É uma proposta que alia o ensino prático à oferta de um serviço social de alto padrão de qualidade. O médico tem a oportunidade de obter a consolidação teórica, na vivência prática, e o paciente tem a oportunidade de acessar serviços pelos quais, talvez, não tivesse condições de pagar. Estamos muito felizes em ampliar nossa atuação no Rio de Janeiro”, conta Daniel.
O modelo de prática presencial e ensino remoto é dinâmico e assertivo e tem se mostrado um sucesso em todo o Brasil. Os pacientes são atendidos pelos médicos-alunos dos cursos de especialização, acompanhados de seus preceptores e coordenadores, alguns dos mais respeitados especialistas médicos do país. Isso permite um atendimento gratuito de excelência, e a disseminação do conhecimento, gerando uma cadeia virtuosa capaz de apoiar a evolução da qualidade do serviço médico no país.
Para agendar consulta na unidade que fica localizada na Av. Armando Lombardi, 400, o paciente deve ter o encaminhamento médico e ligar para o telefone (21) 2501-5599 ou falar pelo WhatsApp no (21) 99687-2749. A unidade não tem serviço de pronto-atendimento e só presta atendimento aos pacientes previamente agendados.
MODELO DE ENSINO QUE LEVA MAIS ACESSO À SAÚDE A BRASILEIROS 
O número de médicos graduados no Brasil tem crescido ano após ano, e a oferta de vagas para cursos de Residência Médica não tem acompanhado essa curva. Atualmente, limitam-se a 17 mil ao ano de acordo com a Demografia Médica de 2020, enquanto são formados 35 mil médicos por ano, aproximadamente. A necessidade da oferta de cursos adicionais de especialização e pós-graduação é evidente. Nesse sentido, a IPEMED vem oferecendo cursos de pós-graduação de alto padrão, que já formaram mais de 13.500 médicos, capazes de oferecer um serviço médico de qualidade e um atendimento alinhado aos mais modernos e eficazes tratamentos de saúde e qualidade de vida.
Hoje, o Brasil conta com cerca de 550 mil médicos em atividade e metade deles está concentrada em apenas 14 cidades, das quais 11 já contam com unidades IPEMED. Com esse movimento, a Afya leva educação especializada de qualidade a médicos de todo Brasil, inclusive do interior do país, gerando um impacto social relevante ao formar profissionais capazes de presta um atendimento especializado à população.

Para apoiar os órgãos de saúde governamentais e levar mais acesso a tratamentos especializados de saúde à população, todas as unidades IPEMED contam com ambulatórios próprios, numa estrutura que alia aulas práticas à prestação de atendimentos médicos gratuitos. Em 2021, as unidades localizadas nas principais capitais do Brasil prestaram atendimento médico a mais de 23 mil pessoas, provenientes de mais de 40 municípios parceiros.
Dos movimentos que marcaram a trajetória da Faculdade IPEMED em 2021, a expansão geográfica e o lançamento de novos cursos foram os mais importantes. A frente de educação continuada mais que duplicou sua presença no território brasileiro, inaugurando seis novas unidades, hoje, totalizando 11 centros de excelência em pós-graduação em medicina, investindo mais de R$ 28 milhões. IPEMED, quem somos

A IPEMED é uma das três marcas mais conhecidas em pós-graduação médica, segundo pesquisa realizada pela consultoria MetrixLab. Também é uma das únicas marcas, entre as tradicionais, que se mantém estável no conhecimento dos entrevistados, frente à medição anterior e a 2 ª marca com maior potencial de crescimento para os próximos 5 anos, aumentando, de 46 para 74, sua conversão de consideração. Seu método de ensino e didática, com aulas práticas teóricas equilibradas, é considerado o seu principal diferencial. 

A IPEMED recebeu a certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA), tornando-se a primeira instituição de ensino da área da saúde, no Brasil, a receber tal selo. Essa certificação, conferida pela ONA -- entidade não governamental e sem fins lucrativos, que coordena o Sistema Brasileiro de Acreditação (SBA) -- dá destaque às entidades e instituições que oferecem qualidade de serviços de saúde, com foco na segurança do paciente. Assim, ao obter tal carimbo, a IPEMED reforça que o alto padrão do ensino oferecido e de sua infraestrutura.   

IPEMED em números

+13.500 médicos formados 

+429.000 atendimentos nos ambulatórios, nos últimos 16 anos

+ 500 médicos professores, preceptores e coordenadores, dentre os mais respeitados especialistas médicos do país 

13 parcerias com sociedades médicas


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp