15/06/2022 às 11h04min - Atualizada em 20/06/2022 às 00h10min

Principais profissões que o francês é essencial

SALA DA NOTÍCIA LUCAS WIDMAR PELISARI
 

Neste momento, pode ser que você esteja procurando por um professor de francês particular, ou apenas esteja começando a considerar aprender a língua francesa. A grande questão é que aprender essa língua estrangeira pode proporcionar diversos benefícios, especialmente na sua carreira profissional. 

 

O francês é um dos idiomas mais falados no mundo dos negócios, o que chama atenção de pessoas que desejam se destacar no mercado de trabalho. 

 

Além de ser considerado um dos idiomas mais "bonitos", o francês é sem dúvida uma forma de você conseguir ótimas oportunidades profissionais, seja morando no Brasil ou em outro país que tenha o idioma como o principal falado. 

 

Mas, afinal, quais são as profissões que o francês é essencial? 

 

Pensando na dúvida acima, neste artigo, falaremos sobre as principais profissões onde profissionais podem se destacar ao saber falar francês. Confira! 

 

Dicas de profissões que o idioma francês é importante

Se você está começando a sua vida profissional, ou se já tem uma profissão, mas deseja mudar de área de atuação, aqui está uma lista com algumas profissões que o francês é importante.
 

1. Tradução

Um  tradutor é alguém que trabalha entre pelo menos duas línguas escritas, trabalhando com documentos como livros didáticos, manuais de instrução e artigos de jornal. A tradução é uma profissão que atrai os falantes de francês pela flexibilidade que oferece.

 

Em muitos casos, você pode trabalhar remotamente, graças à Internet, e definir seu próprio horário se trabalhar como freelancer.

 

Para aqueles com desejo de viajar, os tradutores geralmente desfrutam de sucesso no país estrangeiro em que residem. Como resultado, a tradução é um campo altamente competitivo. 

 

Sua melhor aposta para entrar no setor de tradução é se especializar em um domínio específico (direito, ciência, medicina, educação) para atingir um nicho específico.

 

2. Intérprete

Um intérprete é alguém que trabalha com pelo menos duas línguas faladas. Os intérpretes são mais frequentemente necessários em conferências e tribunais. 

 

A interpretação simultânea é a forma mais procurada, na qual uma língua é decodificada à medida que é falada, como no caso exemplar dos intérpretes da ONU. 

 

Sobreviver como intérprete de francês é transmitir com elegância as palavras e a personalidade da pessoa para quem você está interpretando.

 

Você não apenas deve estar extremamente confortável não apenas com a fala, mas também deve decifrar sotaques não padronizados e encontrar expressões adequadas e equivalentes em todos os idiomas. Assim como a tradução, a interpretação é um campo altamente competitivo.

 

3. Revisor

Qualquer coisa publicada deve se beneficiar dos olhos de um bom revisor.  Como revisor francês, você provavelmente trabalharia em conjunto com um tradutor. 

 

Caso queira seguir com essa profissão, seu papel será garantir que a tradução esteja gramaticalmente correta.

 

4. Editor

Trabalhar como editor  de língua francesa como freelancer é outra possibilidade. Nesse caso, suas responsabilidades se estenderiam além das de um revisor. 

 

Seu trabalho seria certificar-se de que o conteúdo em francês usa a sintaxe adequada e flui corretamente.

 

5. Guia turístico

Guias turísticos multilíngues são uma necessidade absoluta em todo o mundo, em lugares como museus e monumentos. 

Se você gosta de conversar com as pessoas e gosta de aprender sobre diferentes culturas, tornar-se um guia turístico para os turistas francófonos na cidade pode ser uma ótima opção profissional.

 

No entanto, nem tudo é diversão – você precisará de um pouco de paciência e resistência.

 

6. Comissária de bordo

Os comissários de bordo que falam vários idiomas são indispensáveis, principalmente em voos internacionais de longa distância. 

 

O inglês é uma língua muito procurada, e o francês é mais uma. Por dominar esses dois idiomas – além do português –, você terá uma enorme vantagem começando nessa carreira.

 

7. Professor de francês

Uma maneira infalível de usar seu francês é se tornar um professor de francês em seu país de residência.

 

Embora as credenciais de ensino ou um diploma de educação nem sempre sejam necessários para esses cargos, eles podem dar a você uma vantagem competitiva se você os tiver.

 

8. Funcionários de organizações não governamentais (ONGs)

As ONGs estão constantemente à procura de pessoas que falem várias línguas. Trabalhar em uma ONG é uma ótima opção para expatriados que moram na França ou que estão se preparando para viajar para outro país francófono.

 

Conclusão

Se você ama o idioma francês e deseja seguir em uma profissão onde essa língua estrangeira é requisitada, pode ter grande sucesso profissionalmente falando. 

 

Neste artigo, citamos algumas opções de profissões que podem ser muito atraentes para quem domina a língua francesa. 

 

Lembre-se que embora aprender um novo idioma seja algo desafiador, é algo recompensador, tanto em questões pessoais – se gosta da cultura de algum determinado país ou se gosta de viajar – quanto profissionais.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp