21/06/2022 às 18h01min - Atualizada em 22/06/2022 às 00h01min

A cultura de Paraty em Mostra Virtual

Mostra ATG Paraty estreia nesta quinta-feira, 23 de junho, às 18h, com o documentário “A História de Paraty”. Evento online é parte do programa Arte de Toda Gente, parceria da Funarte com a UFRJ.

SALA DA NOTÍCIA Arte de Toda Gente - Funarte e UFRJ
www.bossacriativa.art.br
Vista de Paraty - arte sobre foto creative commons - divulgação

No dia 23 de junho, às 18h, entra no ar o primeiro vídeo da Mostra Virtual Paraty. Temas como artesanato, música, dança e outras riquezas e outras preciosidades de Paraty serão abordados em uma série de minidocumentários, ao longo das próximas semanas. Disponível no site www.bossacriativa.art.br e, também, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube https://www.youtube.com/artedetodagente, a primeira etapa da série reúne seis vídeos, e o primeiro fala dos costumes e tradições do povo paratiense, a partir da visão de Fernando da Conceição, Annelyse de Aquino e Adauto Peregrino, três agentes culturais locais. A mostra faz parte do Programa Arte de Toda Gente, uma parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

 

Sobre o vídeo de estreia

 

A História de Paraty, traz narrativas de agentes culturais locais, desde os primeiros povos habitantes da pequena vila, até os tempos atuais. Paraty foi tombada como Patrimônio Histórico Mundial pela UNESCO e é protegida e valorizada por sua biodiversidade. O vídeo trata dos costumes e tradições de um povo que vive sobre os encantos das belezas naturais, arquitetônicas e culturais.

Novos vídeos da mostra serão postados sempre às terças e quintas-feiras, sempre às 18h, permanecendo disponíveis no canal Arte de Toda Gente, no Youtube.

 

Os participantes do primeiro vídeo

 

Fernando César Palla da Conceição, natural de Paraty, 32 anos de idade, paleógrafo, músico, dançarino, idealizador e Presidente do GrupArt (Grupo de Dança e Teatro de Paraty). Atualmente, curador chefe do Memorial da Política na cidade de Paraty.

 

Annelyse Monte-Mor de Aquino, natural de Paraty, 54 anos de idade, começou a atuar como guia em Paraty no ano de 1988. Se formou em guia de turismo bilíngue, regional, estadual e ecológico, especializado em atrativos naturas de Paraty, no ano de 1999, pelo Grupo Marc Apoio.

 

Adauto Peregrino, compositor e cantor, pseudônimo de Adauto Constancio. Nasceu em Jurubatiba - MG. Iniciou sua carreira aos 9 anos de idade, cantando música gospel, como violonista e corista, aos 16 foi reconhecido como poeta na Academia de Literatura de países de língua Portuguesa e aos 18 anos já foi consagrado compositor escrevendo muitos temas para teatro e músicas para intérpretes, Aos 20 anos, estreou como ator estudando com o dramaturgo Carlos Alberto Sofredinni, e aos 25 como diretor teatral e musical, dirigindo peças autorais e releituras. Já se apresentou ao lado de grandes nomes da MPB e em shows no Brasil, América Latina e Europa. Hoje reside em Paraty - RJ.

 

 

Programação da primeira etapa da Mostra Virtual Paraty:

23 de junho – A História de Paraty

28 de junho – O Caiçara

30 de junho – A Farinha de Paraty

05 de julho – O Artesanato

07 de julho – A Música Regional

12 de julho – Dança e Arte

 

 

A Mostra ATG

 

A Mostra Arte de Toda Gente realiza edições em várias regiões brasileiras, nos formatos presencial e online. Todo o conteúdo virtual pode ser acessado no site do projeto Bossa Criativa https://www.bossacriativa.art.br/ e no canal Arte de Toda Gente no Youtube https://www.youtube.com/c/ArteDeTodaGente

A iniciativa é voltada para a divulgação de cidades onde estão localizados pontos do patrimônio mundial, histórico, cultural e natural. A Mostra de Paraty será em versão online.

 

Arte de Toda Gente, os projetos da parceria Funarte-UFRJ

 

O programa Arte de Toda Gente compreende três diferentes iniciativas, desenvolvidas em parceria pela Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade e lançadas a partir de 2020. São elas os projetos Bossa Criativa – Arte de Toda Gente (www.bossacriativa.art.br), Sistema Nacional de Orquestras Sociais – Sinos (www.sinos.art.br) e Um Novo Olhar (https://umnovoolhar.art.br/).


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp