CIDADE NO AR Publicidade 728x90
23/06/2022 às 16h03min - Atualizada em 25/06/2022 às 00h00min

Falta profissional de UX: veja dicas importantes para se destacar neste mercado

Julia Daher, head de Experience Design da Intuit, oferece algumas dicas para ajudar profissionais que querem se especializar no mercado de User Experience

SALA DA NOTÍCIA Intuit
https://www.intuit.com/
Unsplash
Empresas têm investido cada vez mais na experiência do usuário e na criação de produtos e serviços direcionados aos principais interesses de seus clientes. A área de UX (User Experience) é a responsável por identificar as dores e necessidades dos usuários e contribuir no processo de criação de produtos e serviços cada vez mais em linha com o que a audiência procura.

Essa é uma área que tem crescido muito nos últimos anos, especialmente com a transformação digital das empresas e como reflexo disso, o mercado segue aquecido e faltam profissionais qualificados para tantas posições no mercado. Julia Daher, head de Experience Design da Intuit, selecionou algumas dicas para ajudar profissionais que querem se especializar no mercado de UX:

1  – Seja curioso!
Uma das principais funções do profissional de UX é entender o comportamento do usuário por meio de suas experiências em cada produto e/ou serviço. Só assim é possível compreender o que é melhor para ele e desenvolver alterações que se adequem a esse perfil. Sendo assim, é preciso que o profissional de UX faça pesquisas, entrevistas e testes e tenha curiosidade em entender qual a principal necessidade de quem está adquirindo seu produto.

2    – Invista em um segundo ou até terceiro idioma
Hoje em dia, o inglês é considerado primordial para muitas profissões e a área de UX é uma delas, especialmente para ter acesso às informações, treinamentos e papers da área, que são todos baseados na língua inglesa e facilita para quem tem uma boa noção e compreensão do idioma. Em empresas globais, o idioma se faz necessário na comunicação com outros times, produção de relatórios, entre outros documentos. Como a área de UX é nova e está em ascensão, ter um terceiro idioma como o espanhol, por exemplo, pode ser um diferencial para sua carreira.

3 - Seja paciente e criativo: é importante entender o processo
O profissional de UX acompanha todas as etapas do projeto de um produto ou serviço. Para o melhor aproveitamento dos resultados e otimização de ideias, o principal passo é entender todo o processo - uma vez que ele vai definir a real necessidade do cliente. A atuação do profissional de UX consiste em identificar falhas, criar soluções e testar a experiência oferecida. Entre as competências que o especialista UX deve ter estão: empatia para se colocar no lugar do cliente, criatividade para propor soluções, habilidade para contar histórias, capacidade de conduzir entrevistas e testes e interesse por análises de comportamento.

4 - Invista em cursos de softwares de design
É muito comum associar a área de UX a carreiras tecnológicas, mas, além de Design e Tecnologia da Informação, graduados em Arquitetura, Publicidade ou Psicologia também podem exercer função no segmento. Para quem não tem conhecimento em softwares de design, invista em cursos para ter noção de ferramentas como Adobe Muse, Photoshop, InDesign e Illustrator. Esses programas irão auxiliar no desenvolvimento de protótipos e esboços de produtos ao longo da sua jornada de UX Designer.

5 - Coloque a mão na massa: a prática leva a perfeição
Para um bom desenvolvimento na área de UX é necessário praticar, colocar a mão na massa,  experimentar, fazer testes e buscar entendimentos, além de desenvolver um mindset ágil - de errar o mais rápido possível e acertar o mais rápido possível - para aproveitar ao máximo as oportunidades e insights que poderão surgir ao decorrer das imersões com os clientes.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp