23/06/2022 às 17h45min - Atualizada em 25/06/2022 às 00h00min

Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil abre nova exposição em São Paulo

Local fica no 9° andar do edifício da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social, no bairro Liberdade

SALA DA NOTÍCIA Luiz Pêcego
Divulgação/MHIJB
Neste mês de junho - que marca os 114 anos da chegada dos primeiros cidadãos nipônicos ao País - o Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil abre uma nova exposição em São Paulo. A nova atração completa o museu que retrata a história dos japoneses desde a chegada no Brasil até os dias atuais.
 
No acervo inédito, itens de diferentes épocas do Japão, desde espadas e documentos históricos até telas interativas e itens de cosplays, mangás, animes e metal heroes – com direito à armadura do consagrado Jaspion.

O museu possui o maior e mais completo patrimônio  relacionado à história da imigração japonesa no Brasil, com 97.000 itens divididos em três andares do edifício  da Sociedade Brasileira de Cultura Japonesa e de Assistência Social (Bunkyo). Em 2018, foi realizada a primeira etapa da modernização para adequar a exposição às necessidades dos visitantes e proporcionar bastante interatividade, para que todos pudessem acessar diferentes itens do acervo de maneira intuitiva e virtual.

Cada um dos espaços representa uma fase da imigração: o 7° andar retrata com equipamentos e maquetes a realidade dos primeiros grupos de imigrantes que vieram no navio Kasato Maru, para trabalhar nas lavouras. Já o 8° andar mostra o período da diversificação das atividades agrícolas passando pela Segunda Guerra Mundial até a década de 50, quando os nipo-brasileiros enfrentaram a discriminação e o isolamento por conta do cenário político. Entretanto, superaram as dificuldades para e integraram totalmente à sociedade brasileira. Agora, o 9º andar é a exposição que finaliza essa linha do tempo: a exposição começa  nos anos 50 e finaliza nos dias atuais, quando o Brasil passou  a receber influências culturais do Japão, como séries de TV, animes, mangás, cosplays, culinária e tecnologia.

“O museu é uma homenagem da comunidade nipo-brasileira para o público em virtude dos 200 anos da Independência do Brasil – mais da metade com presença de cidadãos da nação asiática, a maior comunidade japonesa fora do Japão. Além disso, representa a segurança de uma história preservada e passada aos nossos descendentes e divulgada a toda a população. Mais do que seu valor histórico, há também um valor afetivo muito grande, já que os itens expostos fazem do espaço um templo,  em que cada peça tem uma grande história a ser contada", comemora  a Presidente do Conselho Administrativo do Museu, Lidia Yamashita.

Serviço
Museu Histórico da Imigração Japonesa no Brasil
Endereço: Rua São Joaquim, 381 – Bairro Liberdade – São Paulo (SP)
Horário: Terça a domingo, das 13h às 17h
Mais informações: www.bunkyo.org.br/br/museu-historico

Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp