24/06/2022 às 17h46min - Atualizada em 27/06/2022 às 00h00min

5 dicas para te ajudar na preparação para as provas de residência médica

Com proximidade dos exames, é hora de intensificar os estudos visando um bom desempenho nas provas

SALA DA NOTÍCIA Philipe Alves

Os processos seletivos para as principais provas de residência médica no Brasil estão cada vez mais próximos. Instituições como UFMG, Unesp, Unifesp, SUS SP, UERJ, PUC-SP e Sírio Libanês, normalmente são as principais a serem procuradas pelos médicos que desejam cursar sua especialização, e nessa época do ano os futuros residentes intensificam os estudos para ter um bom desempenho nas provas.

 

Segundo a Demografia Médica de 2020, 38,7% dos médicos em atividade no país, equivalente a cerca de 185.000, não passaram pela residência médica. De acordo com a pesquisa, em números absolutos, o Brasil conta com 293.064 médicos especialistas e 184.946 generalistas, equivalente a 1,58 especialistas para cada generalista. 

 

Além do grau de dificuldade, a preparação para esse tipo de exame requer muita dedicação do candidato, já que grande parte desses processos é formada de uma prova teórica de múltipla escolha, uma prova prática, além de uma entrevista. A nota final é composta pelo resultado das três etapas.

 

Para você que está na reta final se preparando para essa etapa tão importante da jornada médica, Vinicius Destafani, graduado em medicina pela Universidade Federal do Espírito Santo, com  Residência Médica em Pediatria pelo HC-FMUSP e Professor de Pneumologia e Clínica Médica da Sanar, tem 5 dicas que podem ajudar nesse processo.

 

1 - Leia o edital das provas 

Se preparar para a prova é primordial e o primeiro passo para essa preparação é ler o edital do concurso que você irá concorrer. Esse documento traz todas as informações essenciais para o candidato se preparar para o processo seletivo. As fases da seleção, a quantidade de questões e os critérios de avaliação. A partir dessas informações você terá um norte para se preparar para a prova. 

 

2 - Estude todos os temas 

O conteúdo da prova pode variar de acordo com a especialidade escolhida, podendo ser de acesso direto (exigindo graduação em medicina) ou com pré-requisito (exige ter graduação e especialização). No geral, as questões da maioria das provas de acesso direto são divididas em entre as cinco grandes áreas da medicina: clínica médica, cirurgia geral, obstetrícia e ginecologia, pediatria e medicina preventiva e social. Quando a especialidade requer pré-requisito, geralmente o candidato responderá questões específicas sobre a área de atuação desejada.

 

3 - Estabeleça metas de estudos 

A organização dos seus estudos pode ser determinante para o seu sucesso nas provas. Para isso, é preciso estabelecer uma rotina com metas semanais para que o candidato tenha noção do seu tempo disponível para estudar. Identificar quais conteúdos que mais precisam ser estudados, os que mais tem facilidade e o que mais gosta podem ajudar na rotina de aprendizado, mas sem desprezar conteúdos secundários, afinal a prova contém conteúdos gerais. 

 

4 -   Faça simulados e questões

Fazer simulados das provas é a melhor maneira de medir a sua absorção de conteúdo e como está o seu nível de aprendizado para a prova. Com os resultados, é possível fazer uma análise mais apurada e você consegue mensurar o que te levou a errar as respostas (desatenção, falta de conhecimento ou outro motivo). A partir disso, é possível alterar seu plano de estudos, adotando técnicas mais assertivas para a sua preparação. 

 

5 - Utilize plataformas de estudo online 

Mesmo em tempos pós estudo a distância, diversas plataformas ainda oferecem cursos preparatórios para as provas de residência remotamente, apostando em um plano de estudos mais flexível e com preços competitivos. Uma delas é a Sanar que possui um formato voltado para as provas, online e compatível com qualquer curso presencial renomado. Além disso, o site oferece lives de revisão, banco de questões comentadas, banco de flashcards, simulados, ferramentas de desempenho e diversos recursos que ajudam o aluno a chegar de forma mais preparada para a prova. 

 

Uma estratégia importante para essa reta final de preparação são os cursos intensivos, que, em um curto período de tempo, ajudam os alunos a reforçarem os estudos, revisando possíveis temas a serem abordados nas provas e fazendo simulados. Com o objetivo de auxiliar os profissionais que estão nesta fase, a Sanar abre inscrições para os seus cursos intensivos, conhecido como Jornada da Aprovação, com 100 dias de preparação para as principais provas de residência nas regiões sudeste, sul e nordeste.  

 

Sobre a Sanar 

A Sanar, empresa número um do médico e da saúde,  tem como objetivo potencializar a carreira e as habilidades médicas com educação, ferramentas digitais e suporte na vida profissional. Criada em 2014 por Ubiraci Mercês, Caio Nunes, Maurício Lima e Leandro Lima, a medtech conta com mais de 100 mil alunos em suas plataformas e já impactou a vida de mais de 300 mil médicos. A Sanar acompanha o aluno na graduação com o Sanarflix, nas provas de residência, na especialização e, agora com o Cetrus, também na subespecialização. Além disso, através do Sanar Up, oferece todo o suporte necessário para a carreira profissional.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp