24/06/2022 às 09h54min - Atualizada em 28/06/2022 às 00h00min

Moody’s ESG Solutions eleva a pontuação da FS no rating de sustentabilidade

O provedor de dados e avaliações ESG mantém desempenho Robusto a Avançado para quase 80% dos critérios analisados

SALA DA NOTÍCIA Karol Jorge de Almeida
FS
São Paulo (SP), junho de 2022 – A FS, primeira produtora de etanol a utilizar exclusivamente o milho como matéria prima no Brasil, tem sua nota elevada de 58 para 62 no rating de sustentabilidade da Moody’s ESG Solutions, provedor de dados e avaliações ESG. O Rating de Sustentabilidade permanece como A1.
Em 80% dos itens analisados, aproximadamente, a companhia obteve desempenho Robusto ou Avançado, com destaque para o seu grau de comprometimento.
A FS, que desde 2020 emite créditos de descarbonização (CBIOs) e trabalha com a meta de produzir combustível carbono negativo até 2024, também foi bem avaliada no quesito meio ambiente.
O aumento da  pontuação de ESG da Moody’s ESG Solutions reflete que a FS aprimorou seus resultados  em relação aos últimos anos e agora divulga suas emissões de GHG vinculadas ao consumo de energia e revela uma tendência positiva (-11%). Também houve melhoria da tendência de consumo de água.
O vice-presidente de Novos Negócios e Sustentabilidade da FS, Daniel Lopes, conta que a empresa passou a reportar voluntariamente seu inventário de gases de efeito estufa mesmo sem ter compulsoriedade de relato para o setor da FS. “Assim, conseguimos ter a gestão do carbono do processo baseado em uma metodologia global”, comenta.
No campo social, a classificação foi Avançada, saltando de 67 para 71 pontos, em razão dos esforços da FS em implementar suas políticas. A avaliação ressalta que foram adotados meios significativos para limitar o impacto da reorganização e promover o desenvolvimento social e econômico local das comunidades onde a FS atua.
O documento ainda enfatiza maior a publicação de um maior número de suas políticas, além de compromissos mais amplos nos temas: gestão de carreira, direitos trabalhistas fundamentais, padrões de trabalho na cadeia de suprimentos, corrupção e lobby.
De acordo com o relatório, houve melhorias nas áreas de recursos humanos, meio ambiente, comportamento empresarial, envolvimento da comunidade e governança corporativa.
Para Daniel, a avaliação reflete as melhorias que foram implantadas em diversas frentes. “Posso citar, por exemplo, a priorização da área de sustentabilidade, que hoje possui uma gerência. Também aprimoramos o diálogo nas comunidades e tornamos mais claras as políticas anticorrupção e de conflito de interesses”, resume a executiva.

Recentemente, o fundo Stichting and Green Fund (“&Green”) firmou parceria com a FS, com o objetivo de fortalecer a cadeia de fornecimento de milho livre de desmatamento no Estado do Mato Grosso, impulsionando a transformação das práticas de uso da terra na região. O fundo fez um aporte de US$ 30 milhões para incrementar a produção sustentável de biocombustível, energia elétrica, ração animal e óleo de milho.

Sobre a FS  
A FS é a primeira indústria de etanol do Brasil que utiliza milho em 100% da produção. Hoje, com duas unidades, uma em Lucas do Rio Verde e outra em Sorriso, no Mato Grosso, a empresa tem capacidade para produzir cerca de 1,5 bilhão de litros de etanol por ano. Além disso, também conta com tecnologia de ponta para a fabricação de produtos para nutrição animal, conhecidos pela sigla DDG (Dried Distillers Grains), óleo de milho e bioeletricidade. Recentemente, a companhia anunciou a construção de sua terceira unidade, localizada em Primavera do Leste (MT), com investimento previsto de R$ 2,3 bilhões e que elevará sua capacidade total para 2 bilhões de litros de etanol/ano.
A FS prioriza e investe constantemente na sustentabilidade e com os objetivos de consolidar a agenda de desenvolvimento sustentável e de fortalecer seus compromissos de longo prazo com a sociedade, passou a adotar um conjunto de ações que estabeleceu em seis compromissos de longo prazo (até 2023), criados em linha com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) e o Acordo de Paris. Como uma dessas ações, estuda a implementação do sistema BECCS – Bioenergy with carbono capture and storage (Bioenergia com captura e estocagem de carbono), que pode torná-la uma das principais empresas do mundo e a primeira do RenovaBio a ter uma pegada negativa de carbono.
 
Informações à imprensa | Ketchum_FS
Karol Almeida | [email protected] | +55 11 97581-1248
Adriana Ferreira | [email protected] | +55 11 99177-7113
Jaqueline Frederes | [email protected] | +55 11 99148-4478 
Carlos Lima | [email protected] | +55 11 98271-0888 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp