01/07/2022 às 11h19min - Atualizada em 02/07/2022 às 00h10min

Região da Rua 25 de Março, no centro de São Paulo, ganhará monumento em homenagem à imigração árabe

Obra intitulada "Ahlan", que em português significa “Olá”, ocupará os 8000 m² do Edifício Garagem Automática Senador

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
No dia 05 de julho, a cidade de São Paulo ganhará mais uma obra de arte urbana a céu aberto. Desta vez, o trabalho terá como conceito ser um monumento em homenagem à imigração dos povos árabes, numa realização da empresa de produção cultural Axé No Corre, com patrocínio da Câmara de Comércio Árabe-Brasileira e apoio da Fambras Halal e da Cdial Halal.

A obra gigante é assinada pelo artista Kléber Pagú, com curadoria da jornalista e gestora cultural Fernanda Bueno. A primeira etapa da instalação ocupará os cerca de 2.000 m² de uma das quatro faces do Edifício Garagem Automática Senador, que possui 70 m de altura e está localizado na região da Rua 25 de Março. O projeto prevê ainda mais obras, nas demais empenas do prédio completando o monumento.

A instalação artística, intitulada “Ahlan - Monumento da Imigração Árabe” (Ahlan, em português significa “Olá”, saudação informal de Ahlan Wa Sahlan, que pode ser traduzido como “Seja Bem-Vindo”), tem o objetivo de “agradecer as contribuições dos povos árabes à humanidade e homenagear os imigrantes árabes do Brasil, em orgulho à sua descendência”, comenta Fernanda Bueno.

Ahlan – “Os monumentos têm importância singular de memória coletiva e individual, participa da formação da sociedade influenciando diretamente na interpretação das narrativas históricas. Ahlan é sobre revisitarmos o espaço público e a história dos povos que migraram para cá, voluntariosamente ou não, e reconhecer o valor dessas culturas e das contribuições desses povos para o Brasil. Essencialmente estamos abrindo uma fenda para contar com orgulho a nossa história”, enfatiza Kléber Pagú.

Dentro deste contexto, é importante ressaltar a escolha deste edifício para o monumento. Antes de ser ocupado por uma garagem vertical, na primeira metade dos anos 1930, o terreno – comprado por Zaki Dib, imigrante sírio da cidade de Homs – incluía um prédio de dois andares, com cinco lojas no térreo e quatro residências no andar superior. Porém, no início dos anos 1960, os filhos decidiram construir um edifício para abrigar uma garagem automática, na época considerada a mais alta para este fim na cidade.

Ouro e Arabesco iluiminados – A concepção artística da primeira etapa do projeto reunirá importantes elementos da tradição árabe: o ouro como símbolo do comércio dos mascates, primeiros imigrantes árabes e o Arabesco, ornamento que se caracteriza pelo encruzamento de linhas em combinações geométricas, semelhantes às formas de plantas, que constituem um padrão infinito que se estende para além do mundo visível e material. Como grande diferencial, “Ahlan - Homenagem à Imigração Árabe” receberá iluminação noturna valorizando o reduto dos árabes em São Paulo, a região da 25 de Março.

FICHA TÉCNICA
“Ahlan - Monumento da Imigração Árabe”
Artista: Kleber Pagú
Curadora: Fernanda Bueno
Realização e Produção: Axé No Corre
Patrocínio: Câmara de Comércio Árabe-Brasileira
Apoio: Fambras Halal e Cdial Halal.
Dimensões:
  • 2.000 m² (primeira fase entregue).
  • 8.000m² (total com as quatro fases completas)

Local: Edifício Garagem Automática Senador
Endereço: Avenida Senador Queirós, 463 - Centro Histórico de São Paulo

SERVIÇO
Inauguração: Dia 05 de julho, terça-feira, a partir das 18h30
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp