07/07/2022 às 17h28min - Atualizada em 10/07/2022 às 00h01min

Importância da inspeção e detecção de possíveis vazamentos de gases industriais

SALA DA NOTÍCIA Vervi Assessoria

Quando falamos em indústria, qualquer tipo de manutenção e monitoramento são muito benéficos para suas atividades, e os vazamentos encontrados em instalações, máquinas e equipamentos em geral são um dos maiores problemas encontrados e que requerem atenção redobrada dentro das indústrias.

 

O processo para a detecção de vazamentos é uma forma de monitorar a entrada ou fuga de gases e fluídos do local.

 

Realizar rotineiramente a inspeção e monitorar possíveis vazamentos de gases industriais no processo é uma forma de evitar, não somente potencial prejuízo financeiro e problemas ambientais, mas, acima de tudo, também garantir a segurança, saúde e bem-estar de funcionários, colaboradores e moradores do entorno da empresa.

 

Efetuar as inspeções com frequência assegurará também o benefício de uma grande preocupação mundial, que é a proteção ambiental. Gases industriais podem fazer muito mal ao meio ambiente, acarretando problemas na saúde das pessoas.

 

Assim como em outros tipos de equipamentos, detectar problemas antes que se agravam, através de inspeções periódicas, é uma forma muito eficaz de economizar dinheiro em possíveis manutenções no futuro.

 

Portanto, as inspeções para detecção de vazamento de gases ajudam a evitar que mais dinheiro seja gasto, consertando possíveis problemas o mais rápido possível enquanto ainda são simples e de baixo custo.

 

Existem diversos métodos para detectar com brevidade qualquer sinal de vazamento. Entre os principais, destacam-se sistemas compostos por sensores de detectores e os recursos para amostragens e testes.

 

Os equipamentos destinados a esse fim possuem uma série de itens focados para identificar vazamentos de gás e precisam garantir máxima eficiência, com mecanismos de monitoramento que identificam qualquer tipo de vazamento de gás; recursos de avaliação da concentração de gases soltos e de alerta para eles; tecnologia de envio de avisos para fechar as válvulas ao identificar qualquer vazamento.

 

Caso a empresa se mostre negligente com esses vazamentos, pode acarretar em perigosos acidentes de trabalho. Não realizando inspeções nem manutenções adequadamente por profissionais qualificados, ela poderá sofrer sanções jurídicas, pagamento de multas, e responderá a processos e outros tipos de medidas cabíveis.

 

*Francisco Carlos Oliver é engenheiro e diretor técnico e comercial da Fluid Feeder, empresa 100% nacional e certificada pelo ISO 9001:2015, que atua no fornecimento de equipamentos para tratamento de água e efluentes, com soluções de alta tecnologia para medição, transferência e dosagem de produtos químicos sólidos, líquidos e gasosos. fluidfeeder.com.br

 

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp