01/07/2022 às 14h38min - Atualizada em 11/07/2022 às 00h01min

Carros seminovos: o que avaliar no momento da compra?

Localiza lança certificado com 360 itens checados para garantir qualidade dos veículos vendidos. Veja as dicas do que levar em conta antes da compra

SALA DA NOTÍCIA Ana Paula Rachid Barbosa
Assessoria de Imprensa Localiza
Divulgação/Localiza

Muitas pessoas hoje ainda têm receio de comprar um carro usado, seja porque não possuem informações sobre o seu histórico ou pela falta de confiança nos vendedores. Quando se leva em consideração um seminovo vendido por uma locadora de veículos, tratam-se de carros com todas as revisões feitas no prazo, quilometragem correta, além da confiança de estar comprando de uma empresa conhecida pela qualidade e solidez, e tudo isso se traduz em confiança e segurança. No caso da Localiza, maior rede do mercado de seminovos do país, há o cumprimento de todos os itens já citados e é feita uma inspeção rigorosa de 360 itens, garantindo assim, a qualidade e a procedência do veículo. Além disso, o cliente pode, também, contar com um carro reserva, se for necessário.


Para reforçar e materializar esse compromisso com a qualidade, a Companhia lançou, em maio, o seu Certificado de Qualidade para os veículos seminovos que são comercializados no varejo. O objetivo é garantir uma padronização desses 360 itens verificados na revisão para venda. A declaração atesta a qualidade dos componentes do carro em 13 categorias: carroceria, direção, elétrica e acionamento, freios, identificação veicular, iluminação, vidros e alterações características, interior, suspensão, motor, pneus, rodas e rolamentos, revisão e transmissão. O cliente recebe o documento impresso e tem acesso, também, a um QR Code que o direciona para uma landing page na qual ele consegue ter a visão de tudo que foi vistoriado no carro e os critérios usados na avaliação.

Outro ponto positivo a ser destacado em carros seminovos vendidos por locadoras é o fato de terem tido apenas um dono antes de chegar às mãos do comprador, é o que explica Flávio Salles, diretor de Seminovos da Localiza. “Depois do período de aluguel, os carros são encaminhados para a Localiza Seminovos. Desse modo, todos os veículos à venda na Companhia têm um único dono antes de chegar às mãos do comprador: a Localiza. E é por isso que conseguimos rastrear toda sua trajetória e mantê-los com todas as revisões e manutenções, conforme exigida pelo fabricante, em dia. Na Localiza vendemos mais do que o carro, vendemos confiança, somos uma empresa de tradição no mercado, não à toa que satisfação do nosso cliente é tão elevada, onde 45% dos nossos clientes são indicações ou recompra", afirma.

O Brasil tem percebido um aumento deste mercado e, segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a tendência é de que haja um crescimento recorde em 2022, em função do aumento do preço dos carros 0km. Mas, para essa compra ser o mais segura possível, seguir esse checklist pode ser um caminho. “No momento da compra de um carro seminovo é importante fazer uma avaliação detalhada visual, mecânica e documental do veículo. Avaliar a idoneidade de quem vende e procedência do veículo é outra questão que precisa ser fortemente considerada, pois assim será possível entender se o carro passou por um rigoroso processo de avaliação e manutenção permanente e que está com a documentação em dia”, avalia Salles.

Abaixo, veja as dicas da Localiza Seminovos para o consumidor ficar atento na hora da compra de qualquer automóvel:

Desgaste da pintura

É comum que, com o tempo, a pintura do carro apresente sinais de desgaste ou marcas de uso, portanto, observar o estado da pintura é uma forma de verificar o cuidado que o dono anterior teve com o veículo.

Revisões do fabricante

Checar as manutenções preventivas indicadas pelos fabricantes, de acordo com a quilometragem do veículo, é fundamental para entender o estado atual do veículo.

Danos estruturais

Carros que sofreram batidas muito fortes podem ter sua estrutura comprometida, por isso, é importante saber se o veículo já esteve envolvido em algum tipo de acidente grave. Para isso, é necessário que o cliente esteja acompanhado de um olhar técnico que poderá fazer essa avaliação.

Ruídos

A má qualidade do asfalto nas ruas brasileiras pode causar ruídos nos carros. Por isso, vale a pena ficar atento aos barulhos e fazer um test-drive com os vidros fechados para facilitar a percepção de possíveis ruídos.

Má conservação dos bancos e forrações

Manchas de uso são comuns e podem causar um aspecto de excesso de quilometragem. Sendo assim, vale ficar atento ao forro do teto e aos plásticos do painel. Observar bem todos os detalhes do veículo, principalmente maçanetas, bancos, acabamentos, também é recomendável.

Customização excessiva

No caso de veículos personalizados, verificar se os acessórios podem ser retirados pode evitar frustrações futuras.

Odor de cigarro

O cheiro do tabaco é capaz de penetrar nas partes plásticas do painel e no estofado dos bancos. Por isso, vale observar odores e marcas de queimado nos bancos, por exemplo.

Existência de débitos, multas e ou restrições financeiras

Conferir a situação legal do carro é um ponto que pode evitar que o cliente tenha problemas futuros e acabe tendo de arcar com débitos cometidos pelo dono anterior.

Procedência do carro

Uma boa forma de verificar a procedência do carro é verificar se o veículo tem passagem por leilão ou se já sofreu algum tipo de sinistro. Essas informações ficam registradas em um banco de dados das seguradoras e isso pode implicar na recusa do seguro. 

Odômetro adulterado

A prática de adulterar o odômetro ainda é bastante recorrente. A dica para escapar desse golpe é verificar o estado de conservação dos outros itens do veículo, como volante, pedais, bancos e câmbio. As condições dos componentes do carro precisam ser coerentes com a quilometragem apresentada no odômetro.

Garantia no pós-venda

Quando a compra for realizada em uma empresa especializada é importante avaliar se há uma garantia de atendimento ao cliente após a compra, isso trará mais segurança e conforto no futuro.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp