CIDADE NO AR Publicidade 728x90
15/07/2022 às 17h40min - Atualizada em 16/07/2022 às 00h00min

O Grupo Petrópolis divulga relatório de sustentabilidade

Plantio e distribuição de árvores e educação ambiental em escolas; primeira cerveja feita só por mulheres; estímulo ao intraempreendedorismo; área de gestão de pessoas premiada compõe o documento

DINO
http://www.grupopetropolis.com.br
Grupo Petrópolis divulga Relatório de Sustentabilidade 2022


O Grupo Petrópolis é empresa com capital 100% nacional do segmento  que possui oito fábricas de bebidas e mais de 190 unidades de distribuição espalhadas pelo Brasil, divulga pelo segundo ano consecutivo seu Relatório de Sustentabilidade. Motivada  por metas traçadas para o compromisso ASG 2030, a empresa traz como alguns dos destaques nesta segunda edição do documento, a criação do Lab de Inovação e Sustentabilidade (LIS), e a realização de eventos voltados para a agenda ambiental, a exemplo do plantio e distribuição de árvores. Além disso, a empresa também lança a primeira cerveja da companhia produzida somente por mulheres,  a Black Princess Strong Golden FemAle.

Com objetivo de estimular a criação de novas soluções e de inspirar o intraempreendedorismo, o Grupo Petrópolis criou o LIS (Lab de Inovação e Sustentabilidade). Aberto a todos os colaboradores, o espaço tem o objetivo de fomentar e potencializar ações inovadoras nas fábricas.

"Nossa essência envolve o comprometimento com o ASG e com a inovação, que inclusive são temas cada dia mais em pauta, tanto nas organizações brasileiras quanto mundiais. Nesse sentido, o LIS é um local para  testar soluções que envolvam tanto as questões sociais, ambientais e as de governança corporativa", afirma o gerente de Sustentabilidade e Melhoria Contínua do Grupo Petrópolis, Alaercio Nicoletti.

Matriz de Materialidade

Um dos primeiros passos da jornada de sustentabilidade do Grupo Petrópolis, envolveu o mapeamento da materialidade de suas operações, que identificou o que é importante para a organização e suas partes interessadas, reuniu colaboradores, clientes, fornecedores e a sociedade, dentre outros.

Após o levantamento foi possível avançar com o foco nos temas da empresa e nos compromissos para 2030, que incluem questões sociais, ambientais e de governança, em consonância com as diretrizes de ASG & I e com os “Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, da ONU.

Educação Ambiental

O Programa de “Educação Ambiental” é uma iniciativa voluntária que olha para o desenvolvimento social, cultural e ambiental da comunidade nas cidades próximas às unidades fabris. “No decorrer de 2021 foram desenvolvidas ações de educação ambiental nas comunidades escolares dos municípios, que envolveram seis secretarias municipais de educação e 24 escolas nos municípios-sede das fábricas. Mais de 2.200 alunos participaram das atividades, com  a finalidade de repensar o uso de água e o descarte de materiais recicláveis e de propor ações em suas comunidades, além de jogos que avaliam seus conhecimentos sobre o tema”, informou o gerente de sustentabilidade e melhoria contínua.

O  Lúpulo Brasileiro

O cultivo do lúpulo em solo brasileiro, iniciado em novembro de 2018 pelo Grupo Petrópolis, cresceu e se consolidou em grande escala no ano passado, e chegou a 21.385 plantas em uma área de 5,27 hectares na Fazenda São Francisco, em Teresópolis, no Rio de Janeiro. A expectativa é que, ao longo do tempo, o Grupo Petrópolis contribua de maneira decisiva para a viabilização da cultura do lúpulo no Brasil e, por consequência, entre outros avanços, provoque a redução da emissão de gases nocivos com transporte, ao encurtar as distâncias entre o ponto de origem desse insumo  até as fábricas.

Projeto Verde Novo

Projeto Verde Novo, uma iniciativa do Poder Judiciário de Mato Grosso, idealizado pela equipe do Juizado Volante Ambiental de Cuiabá (Juvam), que tem o Grupo Petrópolis como um dos principais parceiros há cinco anos, realizou 490 ações de plantio em Cuiabá (MT) e a distribuição de 149.075 mudas de árvores nativas e frutíferas.

No total as ações  somaram 36.663 mudas em 2021, das quais 7.933 foram plantadas e 28.190 distribuídas à população  em 45 atividades realizadas em escolas, parques, vias públicas e órgãos públicos. A quantidade de mudas utilizadas aumentou 2,3% em relação a 2020, quando 35.832 foram plantadas e distribuídas.

Feita por mulheres

Dentre os produtos lançados pelo Grupo Petrópolis ao longo de 2021, a Black Princess Strong Golden FemAle foi a primeira cerveja produzida integralmente por mulheres, da brassagem ao envase. 

Esse lançamento marcou a consolidação de um pilar da marca: a valorização feminina em todas as esferas, o apoio constante à equidade de gênero e o combate à violência contra a mulher. A receita da FemAle, de escola belga, foi desenvolvida por duas mestras-cervejeiras do grupo à frente do projeto.

 “Com o propósito de ajudar mulheres que sofrem violência doméstica, toda a renda obtida com a venda do primeiro lote do rótulo está sendo revertida para a ONG “Tamo Juntas”, organização social composta por mulheres que prestam assessoria multidisciplinar, jurídica, psicológica, social e pedagógica, gratuita para o público feminino em situação de violência”, destacou Nathalia Cajueiro, coordenadora de Marketing da Black Princess no Grupo Petrópolis.

Melhores empresas

Em 2021, com o reconhecimento dos colaboradores,  o Grupo Petrópolis conquistou o primeiro lugar na pesquisa “As Melhores na Gestão de Pessoas 2021”, feita entre empresas de grande porte com mais de 17 mil funcionários.

Entre os índices de maior destaque na pesquisa estão: o tratamento com respeito e dignidade por parte da liderança com 95%; interesse genuíno no bem-estar da comunidade em que atua com 93%; equilíbrio razoável entre a vida pessoal e profissional com 91%; e posicionamento ético da empresa com 90%.

“Colocamos o colaborador no centro de nossas decisões. O ano de 2021 foi de muitas adversidades. Sobreviver e manter os empregos foram os principais desafios na pandemia, período em que houve uma grande  mobilização de gestão para controlar o contágio da Covid-19 e preservar vidas.”, pontua o diretor de Recursos Humanos do Grupo Petrópolis, Magdiel Marcos Moda.

Diversidade

Em 2021, o time de Recursos Humanos trabalhou focado nas contratações para sensibilizar os gestores constantemente e promover a inclusão de  uma sociedade cada dia mais diversa. Em especial, as mulheres, os pretos, os pardos e as pessoas com deficiência (PCDs).

Ao todo, o Grupo Petrópolis reúne mais de 24 mil colaboradores. Entre eles, 3.637 são pretos; 127 são  indígenas; 8.368 são brancos; e 464 são amarelos e 10.888 são pardos.



Website: http://www.grupopetropolis.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp