17/07/2022 às 14h45min - Atualizada em 18/07/2022 às 00h00min

Thiago de Moraes relembra o deperdício do dinheiro público

GASTOS PÚBLICOS: PARA ONDE VÃO?

SALA DA NOTÍCIA Maria Emilia Genovesi produtora cultural/ assessora
divulgação

A Administração Pública atua de acordo com diversos princípios e normas, todas com a finalidade de atingir o interesse público de maneira adequada e satisfatória. Além disso, suas atribuições são orientadas e realizadas com o produto da arrecadação de impostos pagos pelos cidadãos brasileiros.

Há tempos, questiona-se o sistema tributário nacional e os valores arrecadados, uma vez que nada obstante os excessivos valores cobrados à título de tributos, não é possível visualizar melhorias no país, em nenhum âmbito, seja na educação, saúde, transporte público, lazer. A ideia do pagamento de tributos é, justamente, ter serviços públicos de qualidade, custeados com o dinheiro pago pelo povo.

Se os tributos continuam sendo pagos, mas não há melhorias, então para onde vai o dinheiro? Quais são os gastos que a Administração Pública vem fazendo com os valores frutos da arrecadação tributária dos cidadãos?

Nada obstante a isso, os cidadãos brasileiros também mostram-se insatisfeitos com a ineficiência da atuação pública. Falta de legislação para concretização de direitos, burocracia e custos elevados para a realização de processos administrativos, ausência de transparência e publicidade de processos, falta de apuração e punição dos servidores públicos que violam a legislação: essas e inúmeras outras situações marcam o cenário da Administração Pública brasileira.

Não é incomum a mídia noticiar fatos relacionados com essa falta de eficiência: servidores públicos que deveriam estar atuando em suas funções cantam paródias; servidor público agride colega de trabalho em razão de abertura de processo administrativo disciplinar; viagens de políticos estão sendo pagas com o dinheiro público, entre outros inúmeros absurdos que são comuns no cenário público.
Artigo de​ Thiago​ de​ Moraes​ MTB​ 0091632/SP​ Jornalista ,​ jurista, cientista político,​ apresentador do Programa Frente a Frente​


Link
Notícias Relacionadas »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp